GustavoCWB escreveu:Sim, bem isso, só que quase todo mundo chama o farol de NEBLINA de farol de MILHA, até em loja você vê isso...
Mas agora vc não vai mais chamar assim! Pois no Monza é diferente! :smt028 :smt066
Por uma leve questão de experiência e causos, me lembro do meu pai citar que qualquer farol adicional/auxiliar que normalmente se instalava, era com o intuito de melhorar a capacidade de clareamento por deficiência dos faróis originais dos carros, principalmente na década de 70 e 80.
Com a vinda do desenvolvimento europeu (principalmente, pois havia o americano tb), as fábricas começaram a implementar os faróis de neblina nos carros originalmente e também os de milha no caso por exemplo do Escort MK3 e MK4.
Com o desenvolvimento dos blocos óticos do faróis dos carros na década de 80 e 90, reduziu-se necessidade de instalar faróis de milha, visto que as condições das estradas foram melhorando inclusive. Meu pai mesmo sempre elogiou os faróis que haviam numa Pampa 89 que ele teve até pouco tempo.
Então o farol de milha saiu de cena pra entrar os farois de neblina, que são também auxiliar, porém como o próprio nome diz, servem somente para auxiliar o foco próximo do carro em condições de nevoeiro/cerração/neblina, e não pra iluminar mais no foco longínquo do carro.
Que eu saiba, TODAS as luzes que são instaladas numa porção inferior do painel dianteiro, próximo ou no parachoque de um carro, são faróis de neblina e são originalmente instaladas a serem conjugadas com o farol principal em qualquer intensidade/posição. E no caso do farol de milha, próximo às placas ou grade do radiador, e somente pode ser usado em conjunto com os faróis altos para que não prejudique o condutor do carro que vem contra.
Como os farois de neblina (obviamente que se bem regulados) não oferece risco aos condutores alheios. Por isso que na maioria das vezes seu ideograma é verde.
Como os farois de milha são para longo alcance, e com isso o feixe atrapalha os condutores alheios, seu ideograma é amarelo, para que seja mais destacado e "forçando" a termos consciência/alerta de que eles está ligados.
Só que como comentei, no Monza é diferente! :smt030 heheheheh!!! Tem-se os farois de milha para aumentar o poder de visibilidade no foco longínquo do carro e tem-se os neblinas pra ajudar na porção próxima.
Abraços!
RObson Lott