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Re: Fotos do meu Vectra
Enviado: 27 Ago 2009, 17:06
por 500EF
José,
Realmente, quando altera-se a posição da roda fônica para que ela fique x graus adiantada, tudo que for controlado pela central também ficará adiantado pelos mesmos x graus (ponto de ignição e acionamento dos bicos).
Obviamente, o ideal seria alterar só o ponto de ignição. Mas será que na prática, estes 6 graus de antecipação do início da abertura dos bicos influenciam tão negativamente o rendimento quanto, por outro lado, os 6 graus de adiantamento no ponto o melhoram?
Eu ACHO que não e também acho que para afirmar isso com mais convicção, teríamos que comparar os dados do comando de admissão com os da abertura dos bicos...

Re: Fotos do meu Vectra
Enviado: 27 Ago 2009, 17:49
por RicardoDS
Eu acho que a alteração de ponto na roda fônica mais ajuda do que atrapalha.
Converti meu Celta para álcool e adiantei a roda fônica em uns 6 ou 7º, ficou muito melhor do que com a conversão feita apenas na vazão do combustível.
Re: Fotos do meu Vectra
Enviado: 27 Ago 2009, 17:58
por José Leal
Eduardo, eu acredito que seja mais prejudicial, do que benéfico, pois pode acontecer que parte do combustível injetado vá bater nas válvulas fechadas, ocasionando desperdício.
Mas pode-se tb adiantar a abertura das válvulas. Parece que fazendo isso, privilegia o torque em baixa :smt017 .
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Fui conversar com um camarada que instala as "caixinhas milagrosas", para ver se ele remapeava o ponto inicial. Quando falei que tinha trocado os bicos, ele deu uma coçada na cabeça, com tom de desdém. Ele disse que a caixinha dele conseguia fazer o bico original suprir 100% do álcool exigido pelo motor. Quando comentei que em alta, a mistura ficaria pobre, ele disse que com o módulo dele não iria acontecer. Eu queria saber como que um bico com a capacidade máx. de 100ml (por exemplo) conseguiria injetar 130ml de álcool quando em alta. Mas deixei o cara falando sozinho, para evitar confusão (além do mais, estava apressado para um compromisso).
Re: Fotos do meu Vectra
Enviado: 27 Ago 2009, 18:53
por 500EF
José Leal escreveu:Eduardo, eu acredito que seja mais prejudicial, do que benéfico, pois pode acontecer que parte do combustível injetado vá bater nas válvulas fechadas, ocasionando desperdício.
A Le-Jetronic abre os 4 bicos todas as vezes, portanto, apenas 1 acerta a válvula aberta. Os outros 3 injetam fora do tempo correto.
As injeções multi-point "semi-sequenciais" fazem isso de 2 em 2... Um no cilindro certo e um no errado.
As nossas injeções "sequenciais" (a do VCD é, para isso tem o "sensor de fase") injetam no cilindro certo até uns 2.500 rpm (coincidentemente, a rpm onde nossa legislação prevê que seja feita a medição dos poluentes). Daí em diante, viram semi-sequenciais.
Portanto, acho que adiantar "só" 6 graus na abertura do bico não é tão mortal assim, apesar de obviamente não ser o ideal.
Além disso, como eu disse, para saber se com estes 6 graus de antecipação o jato de combustível vai ou não acertar a válvula fechada, só se compararmos os dados do comando de admissão com os de abertura dos bicos.
Re: Fotos do meu Vectra
Enviado: 27 Ago 2009, 22:44
por José Leal
Eduardo, se mesmo com o sistema 100% ainda pode acontecer do combustível bater na válvula fechada, então acredito que não tenha problema. E falando em sistema MPFI, li por aí que o sistema pulsa os bicos 1 e 4, e depois os 2 e 3. No caso, quando o cil. 1 está no tempo da admissão, o 4 está no tempo da explosão? Por isso é que o combustível acaba batendo na válvula fechada?
Re: Fotos do meu Vectra
Enviado: 28 Ago 2009, 10:29
por 500EF
José Leal escreveu:Eduardo, se mesmo com o sistema 100% ainda pode acontecer do combustível bater na válvula fechada, então acredito que não tenha problema. E falando em sistema MPFI, li por aí que o sistema pulsa os bicos 1 e 4, e depois os 2 e 3. No caso, quando o cil. 1 está no tempo da admissão, o 4 está no tempo da explosão? Por isso é que o combustível acaba batendo na válvula fechada?
Nos sistemas conhecidos como semi-sequenciais (grande parte dos carros nacionais) acontece desta forma. Pulsa de 2 em 2 (um no tempo certo e um no errado).
A centelha também sai assim.
Só para ajudar a entender, a única referência que estas injeções têm é a roda fônica. Ela sinaliza quando o pistão está em PMS no primeiro cilindro. Só que tem um problema, se o 1 está em cima, o 4 também está...
Um está terminando a fase de compressão e o outro terminando a fase de exaustão. Como saber qual é a situação de cada um no momento? Sem um sensor de fase não tem jeito de saber. Então o jeito é ela ser programada para pulsar os bicos e soltar centelha (conhecido como sistema de centalha perdida) nos dois ao mesmo tempo...

Re: Fotos do meu Vectra
Enviado: 28 Ago 2009, 11:24
por Rafaelo
teu raciocinio ta correto ze, e normal isso ja que a banco a banco funciona em pares(bancos) 1-4 ou 2-3 seja injeção, seja ingnição(centelha perdida) ambas sao identicas em suas funções.
A injeção somente ocorre no cilindro que estiver admitindo e o que acabou de explodir (esta fica em modo de espera) fica com a condensação da injeção no duto so esperando a valvula adimissao reabrir(aqui ocorre um efeito interessante ela admite 2x). uma injetada que era da fase explosao desse tal cilindro digamos 4, e uma injetada nova na fase admissao cil 4. sendo assim adimite 2X combustivel neste duto pra ser queimado.
exemplo
banco A:
1- admitindo... INJETA
4- explosao... INJETA 1x
resumindo os tempos...........
banco A:
1- explosao... INJETA
4- admitindo... INJETA 2x
Re: Fotos do meu Vectra
Enviado: 28 Ago 2009, 11:35
por José Leal
Eduardo e Rafaelo, tive uma aula agora de sistema de injeção e funcionamento do motor. Muito obrigado pelas explicações :smt023 .
Mas resumindo a novela: mesmo com o meu sistema de IE sendo SFI (até os 2500RPM), eu poderia adiantar o ponto inicial pela roda fônica, que não correria o risco de desperdiçar combustível, pois o combustível injetado pegaria a válvula semi-aberta?
O ... é ter que abrir novamente o carter (tive que trocar a junta) para adiantar. Pelo jeito vai ser no chip mesmo.
