Dicas, dúvidas, sugestões em FUNILARIA e PINTURA!

Assuntos específicos relacionados à lataria e pintura.
eduardo_saura
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Dicas, dúvidas, sugestões em FUNILARIA e PINTURA!

Mensagem não lida por eduardo_saura »

As fotos nao deu para tirar hoje.
Mas prometo que de segunda não passa.
Comecei as 6 da manhã e acabei 6 da tarde ja escuro com minha mulher enchendo o sa.co dizendo que tinha prometido chegar em casa as 5. Mulher não entende. Elas acham que pintar carro é igual pintar parede.

Tive que mascarar, lavar o local, passar desengraxante e na hora de ligar o compressor, surpresa. O bixo não ligava.Isso me atrasou muito. A tomada estava medindo 112 e eke nao ligava. Tive que puxar um fio direto do rrelógio de força para chegar em 115 e ele funcionar.

Gostei do resultado. Teve um ou outro lugar que o verniz escorreu, mas acho que o polimento resolva. Quando tirar as fotos, os experts do fórum avaliam se dá para corrigir. Acho que sim, pq nao e um mega escorrido, coisa pouca.

Tive mais dificuldade con o teto que pousou uma abelha e uma aranha. Inclusive o teto nao edtava legal, o verniz estava arrepiando parece. Entao fui para o tudo ou nada no teto. Preparei uma dose especial de verniz e sentei o dedo. Parece que ficou bom, mas como ja edtava escurecendo e ainda tinha que alicar o thinner do Rafaelo, não sei como ficou.

Se minha mulher nao me encher muito amanhã vou tirar foto, tb estou ansioso para ver como ficou.
eduardo_saura

Pessoal, uma prévia da repintura. Mais tarde vou postar um video, aí dá para ver melhor os defeitos e as qualidades. Nao deu para fazer muitas fotos porque esta chovendo muito.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Escorrido

Imagem
Imagem

Casca de laranja brava

Imagem

Mais tarde tem video.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

Eduardo por ser sua primeira vez geral ate que nao ficou ruim, o escorrido com cuidado tira ele lixando com lixa 800 manualmente e um taco rígido, depois vai pra 1200 e o resto ja sabes.

quanto a casca de laranja foi a mesma coisa que no primer, faltou pressao e diluiçao. a correçao é lixar com 1200 ate alisar +- depois indo pra 1500/2000/2500 e fazer o trabalho de polir. ate pq no lixamento tem que ser feito pra tirar toda a sujeira que cai como fiapos,bichos,arrepios,etc.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
eduardo_saura

Rafaelo escreveu:Eduardo por ser sua primeira vez geral ate que nao ficou ruim, o escorrido com cuidado tira ele lixando com lixa 800 manualmente e um taco rígido, depois vai pra 1200 e o resto ja sabes.

quanto a casca de laranja foi a mesma coisa que no primer, faltou pressao e diluiçao. a correçao é lixar com 1200 ate alisar +- depois indo pra 1500/2000/2500 e fazer o trabalho de polir. ate pq no lixamento tem que ser feito pra tirar toda a sujeira que cai como fiapos,bichos,arrepios,etc.

Mas porque nao ficou assim cascudo em tudo, sendo que todo verniz estava com a mesma diluiçao e a mesma pressao de ar, 45 psi, que é o limite da pistola?

Teve lugares que ficou lindo e em outros ficou com esse excesso de casca. O teto que foi dificil, muito dificil. Está subindo um video p/ o YT, pelo video dá para ver melhor as qualidades e defeitos.

O fo.da Rafaelo, é que esse excesso de casca de laranja nem sempre fica bom o resultado final né?
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

nao lembro se te falei, mais o verniz precisa de mais ar que o proprio primer. o verniz quanto tu abre todo o leque, precisa de mais ar e mais fluido 2 a 2 1/2 voltas. o verniz é oque mais exige AR volume mesmo, senao ele fica cascudo. e tem que aplicar com vontade porem sem escorrer.

tem o diluente(diluiçao), nem sempre oque diz a embalagem é o ideal pro teu equipamento, tem isso tb.

aconteceu a mesma coisa que no primer, por isso que te falamos pra ir so em peças pequena ate pegar a regulagem certa. o trabalho que vai te dar pra lixar isso ainda mais sendo HS.

nem esquenta se deu errado ou certo, é normal pra quem ta começando, eu mesmo ja sofri com isso ate pega o ritmo do material e equipamento que tenho costume. ficava como o teu bem cascudo com um "filme" nao uniforme. tu vai poder alisar, problema que vai afina bastante nos locais que mais tem casca.

nem tudo ficou iqual por que tem a variaçao da (distancia X velocidade de aplicaçao). mesmo com a regulagem nao correta. da pra disfaçar o erro aplicando mais material dando mais verniz mesmo estando errado o acerto. dae parece que ficou bom, mais isso tem um preço fica com muito material aplicado do que o outro lado com casca de laranja forte.

blz no video vai da pra ver bem certinho.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
eduardo_saura

O que me consola é que essa foto que mostrei é o pior local com casca de laranja.

está assim +/-

50% liso
30% casca de laranja leve
20% casca de laranja severa

Pior area: esse canto do parabrisa e o teto
Area leve: laterais traseiras inferiores
Liso: painel traseiro, colunas, laterais superiores traseira, para lamas, saia dianteira, quadro das portas

Como estava chovendo muito hoje, nao deu para mostrar muita coisa no video, o ideal seria um dia de sol e colocar o carro para fora, mas dá para ter uma noção.

O video esta em 90%. Daqui uma hora mais ou menos já posto aqui.
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Pelo que vc falou, foram justamente as menores partes que ficaram mais lisas! Justamente as partes que são mais fáceis de pintar. O teto é muito extenso, deve ser bem complicado pintar...
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
eduardo_saura

Diego Paiva escreveu:Pelo que vc falou, foram justamente as menores partes que ficaram mais lisas! Justamente as partes que são mais fáceis de pintar. O teto é muito extenso, deve ser bem complicado pintar...
Sem duvida...cara, como é dificil :lol:
Responder