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Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral
Enviado: 18 Ago 2011, 18:32
por José Leal
PELO AMOR DE DEUS, ALGUÉM ME AJUDE!!! NÃO ESTOU AGUENTANDO MAIS TANTA ZICA NO MEU MOTOR!!!
Tá parecendo aqueles títulos de tópicos de usuários com preguiça de pesquisar.
Agora o motor deu para bater tucho novamente. O óleo é o 15W40 Shell (como sempre). Será que por ser semi sintético, os tuchos estão reclamando, mesmo estando dentro das especificações da GM? Eu tô quase cometendo a loucura de vender meu carro a preço de banana para pegar um zero pelado. Mas sei que vou arrepender muito depois...
Os tuchos estão batendo desde frio e permanece mesmo em temperatura normal de funcionamento (92°C - 88°C). Tá uma máquina de costura em ritmo acelerado

. Parece que é mais presente no primeiro cilindro.
Perguntinha ...: são 16 tuchos?
Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral
Enviado: 18 Ago 2011, 19:06
por Diego Rodrigues
respostinha, muito provavelmente são 16 tuchos. hihi!
poxa, zé, que macumba é essa?
olha só, uso 15W40 no meu préhistórico 4100 com 233000km e não fica com tucho descarregado por conta de óleo. só uma vez em que deixei baixar o óleo sem completar e após uma acelerada mais forte ficou batendo mas logo cessou e nunca mais fez isso. com nível completo pode sentar a lenha.
o Vectra que minha irmã ia comprando ficou batendo tucho mesmo após aquecido.
ok, não contribuí com nada, não é mesmo? :P
os tuchos foram trocados nessa empreitada toda?
Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral
Enviado: 18 Ago 2011, 20:23
por José Leal
Não. Até pq antes da retífica, o motor não batia nada. O engraçado é que foi só trocar para esse óleo que começou o problema.
Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral
Enviado: 18 Ago 2011, 22:33
por Diego Paiva
Como era de esperar, o barulho não ia parar com a troca dos pistões (ao menos EU, não via relação nenhuma do problema com a taxa de compressão), mas eu não sou mecânico, não saco nada disso....
Como eu falei nos post anteriores.... acho q o problema do seu carro é no cabeçote. Não sei como se faz um motor todo e não troca os tuchos (um dos responsáveis pela lubrificação da parte de cima), é o mesmo que não trocar a bomba de óleo, por dizer q a velha tá com boa pressão...
Cuidado com esses mexânicos... não é pq o cara ACHA que ouviu o barulho vindo de baixo, que ele realmente é de baixo do motor. Barulho é "bixo" que engana. Esse carro deveria ter sido inspecionado com mais atenção....Foram desmontar logo o motor todo, sem analisar direito... agora é tarde. Não adianta chorar sobre o leite derramado....
Agora vamos ver quem os cara vão querer culpar.... Só falta eles falarem: "isso é mal de GM, todo GM bate tucho, é assim mesmo, deixa pra lá...."
Boa sorte.
Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral
Enviado: 18 Ago 2011, 22:58
por Rafaelo
nossa agora e os 'tuchos' ta complicado em Ze. mas pq trocou por semi sintetico? nao tava beleza antes quando saiu do mecanico com oleo mineral e qual era? oleo sintetico ou semi sao mais finos que os mineral. lembra que antes tu postou que quando trocou por semi sintetico apresentou o mesmo problema? faço minhas palavra do Diego. esses tuchos devem tar gastos pra estarem xiando assim...
José Leal escreveu:
Só para constar, troquei o óleo 20W50 ACDelco pelo 15W40 semissintético Shell.
E aí, esses problemas realmente tem alguma ligação com a taxa de compressão elevada? O mecânico disse que não vai dar garantia caso as bronzinas estejam com problemas.
Aproveitando, devo voltar a usar óleo mineral 15W50/20W50 ou posso continuar a usar o 15W40? Estou pensando seriamente em voltar para o mineral.
uma pergunta antes da retifica nesse motor ja tinha usado esse oleo que esta agora batendo(semi sintetico 15 40) ? volta pro 20W50 ACDelco pra ver se para o barulho. se parar ja sabemos oque é. capaz dessa festa todo ser desgate dos tuchos. lembra que o virabrequim foi costado que tava retificado e ok? entao... nao quero tirar conclusoes precipitadas mas o historio começa a levar pra outro lugar que nao tem nada a ver com a parte de baixo.
Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral
Enviado: 18 Ago 2011, 23:14
por Malagoli
Pra acrescentar algo .... tive uma experiência similar com meu VCD...
Aconteceu bem depois da segunda parte da revisão do motor (Troca de Juntas e sistema de arrefecimento).. como limpamos bomba de óleo, a parte de baixo e a de cima, etc.. pensei em tirar o 20w50 HX-3 Mineral (Que usei no Monza por todo tempo que fiquei com ele) pelo 15w40 HX-5 Mineral (Pois após várias pesquisas, foi o mais indicado ao GM 16v).. e daí os problemas com Tucho descarregando começaram. Primeiro foi com carro frio, esquentou e parou de bater tucho. Depois de uns 2 dias, o problema começou a ficar cada vez mais frequente em qualquer temperatura. Acabei saindo para Juiz de Fora com este 15w40, ou seja, viagem de +- 500km... e na volta, motor quente, após rodar uns 350 km... uma barulheira no motor parecendo que ia partir o cabeçote de tão alto. Claro, parei o carro na hora, esperei um pouco e fui até o primeiro posto ... de cara que fiz a troca do óleo, botei 20w50 novamente. Foi a única solução cabível no momento, eu não iria arriscar seguir viagem com os tuchos grilando do jeito que estavam... e resolveu! Depois que voltei pro óleo um pouco mais grosso, não voltou a repetir os ruídos.
Não sei se dá pra comparar muito, afinal, meu VCD tinha 220 Mil km.. mas deu nisso. Só foi colocar óleo mais fino nele, que os problemas apareceram logo de cara.
Antes do desespero, eu tentava um 20w50 HX3 Shell. Pode ser que só isso resolve Zé... e sai baratinho
Abraço e boa sorte!
Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral
Enviado: 19 Ago 2011, 08:48
por 500EF
Vou ali acender mais uma vela para o santo e ja volto...
Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral
Enviado: 19 Ago 2011, 09:06
por José Leal
Pessoal, cancela o que eu disse sobre os tuchos. A solução do problema foi mais simples do que eu imaginava.
Aquele caninho que conduz a vareta do óleo estava mal posicionado. Então a vareta ficava encostando em alguma parte do motor. Com o funcionamento, a vareta vibrava e causava o ruido. Reposicionado o caninho, resolveu o problema.
Agora só falta a sonda e remontar o peito de aço.
Eduardo, a vela que vc acendeu deu resultado. :smt023 :smt023