
É claro que você sabe, mas só pra deixar bem claro para o pessoal, esse levantamento com o decibelímetro tem muitas variáveis a considerar: a) onde colocar o aparelho?, b) pressão atmosférica (deve influir em ruídos aerodinâmicos), c) temperatura , etc.
Mas que o carro fica mais barulhento com o tempo, isso é uma realidade inquestionável, mesmo em se tratando de um carro que nunca foi desmontado. Apenas para ilustrar, aqui em casa recentemente trocamos nosso Classic (Corsa), com 70000Km rodados e sempre bem cuidado, por outro, zero. É incrível como tudo no novo é mais silencioso: motor, arranque, além do que os ruídos ao passar por imperfeições na pista são bem menores. E não me refiro aos ruidos de acabamento, são os ruídos "surdos" que percebemos na carroceria do carro mesmo, ao passar por buracos. Parece que com o tempo, a própria carroceria vai perdendo a rigidez, conforme o Luiz mencionou.
Outra coisa a se considerar é que, ao me parece, os escapamentos que estão nos nossos carros hoje (quase sempre não os originais de fábrica mais) não tem a mesma qualidade do que os disponíveis na época que o Monza era "um carro de mercado", acredito que isso possa influir também :smt023