Pegando o gancho da pergunta do Carlos A, e também nas perguntas de pessoas que andaram no carro, vamos ver como ele ficou depois da restauração, como todos os cuidados relativos a montagem interna.
Uma pena não ter feito medidas no Barão antes de desmontá-lo. Mas...vamos lá com o que temos nas mãos.
Pois bem...depois de uma restauração, um carro fica "silencioso como se fosse zero" (um Monza zero)?
E qual seria a resposta para aqueles que dizem...poxa, esse seu carro tá mais silencioso que um carro zero (zero moderno).
Pois o Centro de Estudos Monzológicos foi buscar essas respostas...kkkkkkkkk
Tirei o dia para fazer isso.
Vamos lá...
Essa semana, estava escutando uma reportagem, onde escutei que uma pessoa usou seu iPhone como decibelímetro. Baixei um app, testei e pensei em medir o Barão em várias situações, e o Hugo também, e comparar com dados da Revista Quatro Rodas. Então, vamos lá...
Com isso em mãos, fui pra estrada com o carro.
As tomadas foram sempre duplas, nas partes da pista mais planas possíveis, em velocidade constante, e em ambas as direções da pista. A pista não pode ter buracos, o ar condicionado tem que estar desligado, assim como o rádio. Todos os itens que causam barulho também foram retirados do carro. Ou seja, para trazer esses dados aqui eu tive que suar a camisa...kkkkkk
Uma coisa chata é andar em velocidade constante na estrada. Sempre tem os que aceleram ou freiam sem nenhuma aparente razão na estrada, o que fazia eu demorar mais para tomar as medições.
Depois de feita cada medição, eu as enviava via e-mail para meu mail pessoal. Ao terminar todas as tomadas, abri todos os e-mail, baixei todos os arquivos com nomes diferentes, os converti de texto para Excel, formatei, tratei estatisticamente e produzi as tabelas que serão apresentadas.
Também busquei as publicações de QR com testes de modelos de interesse para o comparativo aqui.
Vamos então tentar entender como está o Barão...
Primeira etapa: resposta para o comentário: "poxa...seu Monza deve estar silencioso como um Monza zero"...será?
A primeira comparação:
Monza 500EF zero x Monza 500EF com 25 anos
Vamos ver como o carro "degenera" em termos de conforto, mesmo tendo ele passado por um ciclo cuidadoso de manutenção e restauração.
Em termos de silêncio interno, o Barão não chegou em 1990. Deve ter chegado no ano 2000, no máximo...kkkkkk. Observem que, em média, ele está 13% mais ruidoso que quando era zero km.
Interessante notar que acima de 100 km/h o ruído não se altera significativamente. Ele permanece quase o mesmo valor até 160 km/h
Mas então, sabendo que o Barão está relativamente mais ruidoso de que quando era zero, tentei compará-lo com algum outro carro da linha, da mesma época.
Monza 500EF 25 anos x Monza gasolina carburado zero
Em teoria, o Monza carburado injetado zero era um pouco menos silencioso que o 500EF zero. E comparado com o Barão? Seria o Barão parecido com um Monza zero carburado? A resposta é não, infelizmente. O Barão está, em média, 12% mais ruidoso que um Monza carburado a gasolina zerado. Sempre interessante notar que a diferença é sempre quase a mesma, independentemente da velocidade.
Monza 500EF 25 anos x Monza alcool carburado zero
Ciente de que o motor a álcool é mais áspero, e em teoria mais ruidoso, será que o Barão ao menos se compara ao seu irmão á alcool, zero km? A resposta é...também não. Em média, o Barão é 8% manos silencioso que o seu irmão alcoólico zero km. Mas estamos mais perto...
Percebemos que nas faixas até 80 km/h, ele é até bem próximo do Monza zero, com uma diferença de ruído de 5%. A diferença de ruídos aumenta a partir dos 100 km/h.
1a CONCLUSÃO
Daqui concluímos que o Barão não está como um Monza novo, seja ele injetado ou carburado, da configuração "caixote".
Bom, vamos dar uma chance para o Barão. Será que, embora ele não esteja como um Monza zero, o que seria muito pretensioso, será que ele está, ao menos, um bom Monza usado, em termos de ruídos?
Monza 500EF com 25 anos x Monza 2.0 álcool do Longa duração
Aqui podemos concluir que o Barão, após essa seção de recuperação, está parecido com um bom Monza SL/E 2.0 á alcool.
Digo bom Monza pois o mesmo foi, creio, meticulosamente remontado, tendo todas as suas peças reapertadas. Lembrando que os testes de Longa Duração da Quatro Rodas tinha 50 mil km.
Então, podemos dizer que, pelos dados abaixo, o Barão se tornou, em termos de ruídos internos, um bom Monza carburado semi-novo.
Nas faixas de velocidade até 80km/h, o Barão praticamente ficou como um bom Monza semi-novo, 3,6% % mais ruidoso.
E a partir de 100km/h a faixa começa a abrir novamente, com média ruído 8% superior a um Monza semi-novo a alcool.
Na média, o velho barão está 5% mais ruidoso que um Monza semi-novo a álcool. Lembrando que não é um semi-novo qualquer, mas um "semi-novo" restaurado.
CONCLUSÃO ATÉ AQUI
O Barão, em termos de ruídos, se tornou um Monza semi novo na década de 80. O que podemos concluir tratar-se de um resultado muito satisfatório.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Segunda etapa: resposta para o comentário: "poxa...seu Monza está como um carro zero" (da atualidade)...será?
Bom, aqui já é covardia a comparação. As pessoas se sugestionam, acham que o carro é mais silencioso do que realmente é, porque quando veem um carro "velho", esperam uma bateção de lata, e quando percebem que o carro é melhor que a expectativa que tem de um velhinho, saem achando que estão num carro hiper silencioso.
Mas realmente aqui cabe o desenvolvimento tecnológico, seja de projeto ou de construção dos carros.
Ou seja, embora os materiais de acabamento dos carros antigos sejam de boa qualidade, muitas vezes superior aos usados hoje, a tecnologia de montagem, materiais, etc realmente faz com que qualquer carro atual, zero ou semi-novo, seja mais silencioso que qualquer Monza, de qualquer tempo e em qualquer estado.
Vamos aos comparativos;
Monza 500EF zero x Vectra Elegance zero
Bom, aqui estamos comparando dois carro da mesma montadora, com algumas gerações de diferença (4 gerações) - Monza tuba, Vectra A, Vectra B e o Frankenstein Vectra C, que na verdade é um Astra.
Fica clara a evolução de projeto. E aqui, estamos falando de dados coletados pela mesma publicação, Quatro Rodas, possivelmente com os mesmo equipamentos e metodologia
Bom, então, se um Monza 500EF zero é 18% mais barulhento que um Vectra zero, nem precisamos comparar o Barão.
Monza 500EF 25 anos x Sedans modernos equivalentes semi-novos
Já imaginava que era covardia, e realmente é. Vamos comparar os dados do Barão com sedans testados no longa duração, com 60 mil km de uso.
Uma surra
Comparando um 500EF zero com os sedans modernos semi-novos, temos uma diferença de ruído de 18%. Uma surra também
Afinal, um 500EF pode ser comparado com o que do mundo moderno ?
As limitações tecnológicas são intransponíveis, o que reflete no nível de conforto.
As medições de ruídos ilustram esse desenvolvimento dos carros.
A última comparação que coloquei aqui foi a do 500EF zero, o carro mais top do portfólio da GM em 1990, com o Onix zero e o do Longa duração de QR, que se trata de um compacto premium.
Aqui fica clara a evolução dos nossos carros em termos de conforto acústico, ao menos.
Em termos de silêncio, que para mim é algo fundamental num carro, um Monza 500EF zero, um carro que, no seu tempo, custou o equivalente a R$ 160 mil reais, equipara-se a....a... a... um Onix semi-novo !!!
LIMITAÇÕES
Obvio que não tenho a pretensão de tomar esses dados todos como se fosse um levantamento técnico. Afinal, as medições de QR são feitas com equipamento e pessoal profissional.
Outra limitação é o tipo de asfalto/estrada, além dos tipos de pneus.
Um outro tipo de interferência é o próprio trânsito. Tentei eliminar ao máximo os efeitos de motos e caminhões cruzando pelo caminho, o que muda muito o nível de ruído.
Esses números são mais uma brincadeira para gente passar o tempo aqui e trocar umas idéias a respeito.
ULTIMA CURIOSIDADE[/b]
Quis fazer um Hugo x Barão em termos de silêncio. Eu imaginava que pelo fato do motor do Hugo girar alto pela limitação do câmbio, ele seria muito mais barulhento. E de fato, eu tinha essa percepção. Os números demonstram o contrário
Em ponto morto, onde o câmbio não interfere no ruído, o Hugo é mais silencioso (2%).
Mas depois, em qualquer faixa de velocidade, o Barão é ligeiramente mais silencioso na faixa de 60km/h até 120 km/h. Quando o TCC começa a fazer mais falta e o cambio automático desliza mais, exigindo mais do motor, o ruído aumenta acima de 120 km/h (6%).
Ou seja, os ruídos dizem muito sobre os carros.
Afinal, barulho é usado até em técnicas de manutenção preditiva...rsrsrsrs
É isso. Um pouco cansativo para vcs que leem, mas foi bem mais cansativo pra mim...kkkkk...mas foi compensador.
Abraços a todos!!