Monza 500EF - Restauração - Dúvida: tapeçaria.

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
Evandro Monza SR
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Re: Monza 500EF - Restauração - Dúvida: tapeçaria.

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Carlos A escreveu:PARABENS TOP MESMO TENHO CERTEZA ESTA MAIS SILENCIOSO QUE UM 0KM SEM RUIDOS ,NA FOTO DO PARACHOQUE DIANTEIRO NOTEI QUE ESTA SEM O FRISO O 500 EF VAI UM FRISO CINZA NAO É BELEZA :smt023
Carlos, gostei de duas coisas do seu comentário...sobre o silêncio e sobre o friso.

Vamos falar do friso primeiro.

Sim, vc tem razão. Nas fotos os frisos não estavam lá. Isso pq eu queria alinhar o melhor possível os para-choques antes de colocar os frisos.

Além disso, a questão do friso foi uma pequena novela.

Eu tentei decapá-los com fluído de freio, pq, como falei, não queria nada pintado nas plastes plásticas. O problema é que o fluído de freio derretia a tinta, mas não o fundo que aplicaram. Terrívelmente resistente.

Diante disso, eu quis comprar um friso novo. Obvio que do Monza...não existe. Também não queria pintar um cromado. Daí, pensei em alternativas. Uma das alternativas que pensei foi o friso cinza do Logus.

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É um friso de 15mm, enquanto o original do Monza tem 13 mm....ou seja, teria um trabalho aí, com a dúvida se daria certo, e se o tom de cinza ficaria legal.

Mas antes de partir pra compra...tentei recuperar.

Pois eu tive que deixar cada friso imerso por dias em fluído de freio, e depois, com um pedaço de plástico, ir rasptando com cuidado o fundo. Alguns pontos eu tive que usar a espátula de aço

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Depois, lixei com lixa 1500 e 2000. O friso ficou novo, e meu braço ficou doendo...kkkkk. Para finalizar, misturei cera cinza com cera preta, cheguei no tom do friso e dei uma encerada nele.
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Com para-choques alinhados e frisos recuperados, parti para a colocação. Abaixo, o resultado...

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E esse foi o que ficou piorzinho...ao vivo nem parece tão desalinhado

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Aqui só pra ver que com luz natural o friso original aproxima bem a cor da polaina

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E...poxa...tanto trabalho, e elas não ficam 100% alinhadas. Mas, observem a foto de um Monza zerado, 500EF, da revista que comprei.

Então, os para-choques e polainas estão originalmente desalinhados...kkkkk

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Bom, falando do silêncio do carro. Eu achei o carro muito agradável de andar. Mas...até que ponto é influência psicológica e até que ponto é verdade o silêncio do Barão?

Ele está mais silencioso que um zero km? Bom...esse vai ser um post a parte que vou fazer.
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Evandro Monza SR
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Re: Monza 500EF - Restauração - Dúvida: tapeçaria.

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Pegando o gancho da pergunta do Carlos A, e também nas perguntas de pessoas que andaram no carro, vamos ver como ele ficou depois da restauração, como todos os cuidados relativos a montagem interna.

Uma pena não ter feito medidas no Barão antes de desmontá-lo. Mas...vamos lá com o que temos nas mãos.

Pois bem...depois de uma restauração, um carro fica "silencioso como se fosse zero" (um Monza zero)?
E qual seria a resposta para aqueles que dizem...poxa, esse seu carro tá mais silencioso que um carro zero (zero moderno).

Pois o Centro de Estudos Monzológicos foi buscar essas respostas...kkkkkkkkk

Tirei o dia para fazer isso.

Vamos lá...

Essa semana, estava escutando uma reportagem, onde escutei que uma pessoa usou seu iPhone como decibelímetro. Baixei um app, testei e pensei em medir o Barão em várias situações, e o Hugo também, e comparar com dados da Revista Quatro Rodas. Então, vamos lá...

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Com isso em mãos, fui pra estrada com o carro.

As tomadas foram sempre duplas, nas partes da pista mais planas possíveis, em velocidade constante, e em ambas as direções da pista. A pista não pode ter buracos, o ar condicionado tem que estar desligado, assim como o rádio. Todos os itens que causam barulho também foram retirados do carro. Ou seja, para trazer esses dados aqui eu tive que suar a camisa...kkkkkk

Uma coisa chata é andar em velocidade constante na estrada. Sempre tem os que aceleram ou freiam sem nenhuma aparente razão na estrada, o que fazia eu demorar mais para tomar as medições.

Depois de feita cada medição, eu as enviava via e-mail para meu mail pessoal. Ao terminar todas as tomadas, abri todos os e-mail, baixei todos os arquivos com nomes diferentes, os converti de texto para Excel, formatei, tratei estatisticamente e produzi as tabelas que serão apresentadas.

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Também busquei as publicações de QR com testes de modelos de interesse para o comparativo aqui.
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Vamos então tentar entender como está o Barão...

Primeira etapa: resposta para o comentário: "poxa...seu Monza deve estar silencioso como um Monza zero"...será?

A primeira comparação:

Monza 500EF zero x Monza 500EF com 25 anos

Vamos ver como o carro "degenera" em termos de conforto, mesmo tendo ele passado por um ciclo cuidadoso de manutenção e restauração.

Em termos de silêncio interno, o Barão não chegou em 1990. Deve ter chegado no ano 2000, no máximo...kkkkkk. Observem que, em média, ele está 13% mais ruidoso que quando era zero km.
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Interessante notar que acima de 100 km/h o ruído não se altera significativamente. Ele permanece quase o mesmo valor até 160 km/h

Mas então, sabendo que o Barão está relativamente mais ruidoso de que quando era zero, tentei compará-lo com algum outro carro da linha, da mesma época.

Monza 500EF 25 anos x Monza gasolina carburado zero

Em teoria, o Monza carburado injetado zero era um pouco menos silencioso que o 500EF zero. E comparado com o Barão? Seria o Barão parecido com um Monza zero carburado? A resposta é não, infelizmente. O Barão está, em média, 12% mais ruidoso que um Monza carburado a gasolina zerado. Sempre interessante notar que a diferença é sempre quase a mesma, independentemente da velocidade.

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Monza 500EF 25 anos x Monza alcool carburado zero

Ciente de que o motor a álcool é mais áspero, e em teoria mais ruidoso, será que o Barão ao menos se compara ao seu irmão á alcool, zero km? A resposta é...também não. Em média, o Barão é 8% manos silencioso que o seu irmão alcoólico zero km. Mas estamos mais perto...

Percebemos que nas faixas até 80 km/h, ele é até bem próximo do Monza zero, com uma diferença de ruído de 5%. A diferença de ruídos aumenta a partir dos 100 km/h.

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1a CONCLUSÃO

Daqui concluímos que o Barão não está como um Monza novo, seja ele injetado ou carburado, da configuração "caixote".


Bom, vamos dar uma chance para o Barão. Será que, embora ele não esteja como um Monza zero, o que seria muito pretensioso, será que ele está, ao menos, um bom Monza usado, em termos de ruídos?

Monza 500EF com 25 anos x Monza 2.0 álcool do Longa duração

Aqui podemos concluir que o Barão, após essa seção de recuperação, está parecido com um bom Monza SL/E 2.0 á alcool.

Digo bom Monza pois o mesmo foi, creio, meticulosamente remontado, tendo todas as suas peças reapertadas. Lembrando que os testes de Longa Duração da Quatro Rodas tinha 50 mil km.

Então, podemos dizer que, pelos dados abaixo, o Barão se tornou, em termos de ruídos internos, um bom Monza carburado semi-novo.

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Nas faixas de velocidade até 80km/h, o Barão praticamente ficou como um bom Monza semi-novo, 3,6% % mais ruidoso.

E a partir de 100km/h a faixa começa a abrir novamente, com média ruído 8% superior a um Monza semi-novo a alcool.

Na média, o velho barão está 5% mais ruidoso que um Monza semi-novo a álcool. Lembrando que não é um semi-novo qualquer, mas um "semi-novo" restaurado.

CONCLUSÃO ATÉ AQUI

O Barão, em termos de ruídos, se tornou um Monza semi novo na década de 80. O que podemos concluir tratar-se de um resultado muito satisfatório.


xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Segunda etapa: resposta para o comentário: "poxa...seu Monza está como um carro zero" (da atualidade)...será?

Bom, aqui já é covardia a comparação. As pessoas se sugestionam, acham que o carro é mais silencioso do que realmente é, porque quando veem um carro "velho", esperam uma bateção de lata, e quando percebem que o carro é melhor que a expectativa que tem de um velhinho, saem achando que estão num carro hiper silencioso.

Mas realmente aqui cabe o desenvolvimento tecnológico, seja de projeto ou de construção dos carros.

Ou seja, embora os materiais de acabamento dos carros antigos sejam de boa qualidade, muitas vezes superior aos usados hoje, a tecnologia de montagem, materiais, etc realmente faz com que qualquer carro atual, zero ou semi-novo, seja mais silencioso que qualquer Monza, de qualquer tempo e em qualquer estado.

Vamos aos comparativos;

Monza 500EF zero x Vectra Elegance zero

Bom, aqui estamos comparando dois carro da mesma montadora, com algumas gerações de diferença (4 gerações) - Monza tuba, Vectra A, Vectra B e o Frankenstein Vectra C, que na verdade é um Astra.

Fica clara a evolução de projeto. E aqui, estamos falando de dados coletados pela mesma publicação, Quatro Rodas, possivelmente com os mesmo equipamentos e metodologia

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Bom, então, se um Monza 500EF zero é 18% mais barulhento que um Vectra zero, nem precisamos comparar o Barão.

Monza 500EF 25 anos x Sedans modernos equivalentes semi-novos

Já imaginava que era covardia, e realmente é. Vamos comparar os dados do Barão com sedans testados no longa duração, com 60 mil km de uso.

Uma surra
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Comparando um 500EF zero com os sedans modernos semi-novos, temos uma diferença de ruído de 18%. Uma surra também
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Afinal, um 500EF pode ser comparado com o que do mundo moderno ?

As limitações tecnológicas são intransponíveis, o que reflete no nível de conforto.

As medições de ruídos ilustram esse desenvolvimento dos carros.

A última comparação que coloquei aqui foi a do 500EF zero, o carro mais top do portfólio da GM em 1990, com o Onix zero e o do Longa duração de QR, que se trata de um compacto premium.

Aqui fica clara a evolução dos nossos carros em termos de conforto acústico, ao menos.

Em termos de silêncio, que para mim é algo fundamental num carro, um Monza 500EF zero, um carro que, no seu tempo, custou o equivalente a R$ 160 mil reais, equipara-se a....a... a... um Onix semi-novo !!! :shock: :shock: :shock:

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LIMITAÇÕES

Obvio que não tenho a pretensão de tomar esses dados todos como se fosse um levantamento técnico. Afinal, as medições de QR são feitas com equipamento e pessoal profissional.

Outra limitação é o tipo de asfalto/estrada, além dos tipos de pneus.

Um outro tipo de interferência é o próprio trânsito. Tentei eliminar ao máximo os efeitos de motos e caminhões cruzando pelo caminho, o que muda muito o nível de ruído.

Esses números são mais uma brincadeira para gente passar o tempo aqui e trocar umas idéias a respeito.


ULTIMA CURIOSIDADE[/b]

Quis fazer um Hugo x Barão em termos de silêncio. Eu imaginava que pelo fato do motor do Hugo girar alto pela limitação do câmbio, ele seria muito mais barulhento. E de fato, eu tinha essa percepção. Os números demonstram o contrário

Em ponto morto, onde o câmbio não interfere no ruído, o Hugo é mais silencioso (2%).

Mas depois, em qualquer faixa de velocidade, o Barão é ligeiramente mais silencioso na faixa de 60km/h até 120 km/h. Quando o TCC começa a fazer mais falta e o cambio automático desliza mais, exigindo mais do motor, o ruído aumenta acima de 120 km/h (6%).

Ou seja, os ruídos dizem muito sobre os carros.

Afinal, barulho é usado até em técnicas de manutenção preditiva...rsrsrsrs

É isso. Um pouco cansativo para vcs que leem, mas foi bem mais cansativo pra mim...kkkkk...mas foi compensador.

Abraços a todos!!
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Re: Monza 500EF - Restauração - Dúvida: tapeçaria.

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Evandro, cara... eu pensei que eu era doido! Tu ganha disparado!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. O cara foi lá em 1990, nuss!! Acho que a medicação não tá mais fazendo efeito. Brincadeira, cara, não leve a mal!!! Meus amigos sempre fazem esse tipo de brincadeira... nunca sou compreendido! kkkkkkkkk.

Confesso que HOJE, não dá mais pra fazer carro nacional dos anos 80~90, se vc for querer fazer no detalhe mesmo. Não existe peça... e o que existe, o pessoal de enfia a faca na cara dura.

A minha sorte em relação ao monza verde, é que comprei tudo há uns bons anos... hoje em dia, seria inviável. Na verdade já está sendo... Estou gastando bem mais que o carro vale... e ele ainda não está pronto. Hoje gastaria 4x o valor do carro, no mínimo.

Parabéns pela disposição.

Abs.
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Re: Monza 500EF - Restauração - Dúvida: tapeçaria.

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Diego Paiva escreveu:Evandro, cara... eu pensei que eu era doido! Tu ganha disparado!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. O cara foi lá em 1990, nuss!! Acho que a medicação não tá mais fazendo efeito. Brincadeira, cara, não leve a mal!!! Meus amigos sempre fazem esse tipo de brincadeira... nunca sou compreendido! kkkkkkkkk.

Confesso que HOJE, não dá mais pra fazer carro nacional dos anos 80~90, se vc for querer fazer no detalhe mesmo. Não existe peça... e o que existe, o pessoal de enfia a faca na cara dura.

A minha sorte em relação ao monza verde, é que comprei tudo há uns bons anos... hoje em dia, seria inviável. Na verdade já está sendo... Estou gastando bem mais que o carro vale... e ele ainda não está pronto. Hoje gastaria 4x o valor do carro, no mínimo.

Parabéns pela disposição.

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kkkkkkkkkk...ainda bem que ninguem da familia acompanha meus posts aqui Diego, senão já estaria internado...huahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahua
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Re: Monza 500EF - Restauração - Dúvida: tapeçaria.

Mensagem não lida por Surfin »

Esses testes do Onix/Vectra/etc foi feito por você com o App também?
Seria interessante comparar sua medição de um carro novo atual com a da revista, pra 'calibrar' sua leitura.
Pode ver que as curvas ficaram praticamente iguais, então pode ser que seu app esteja mostrando mais alto do que deveria... :smt023
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Evandro Monza SR
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Re: Monza 500EF - Restauração - Dúvida: tapeçaria.

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Surfin escreveu:Esses testes do Onix/Vectra/etc foi feito por você com o App também?
Seria interessante comparar sua medição de um carro novo atual com a da revista, pra 'calibrar' sua leitura.
Pode ver que as curvas ficaram praticamente iguais, então pode ser que seu app esteja mostrando mais alto do que deveria... :smt023
Os dados do aplicativo são só o do Barão e do Hugo

Mas medi do meu carro de uso e está próximo ao que mediram no desmonte de 60 mil km...tá um pouquinho acima. Uma calibrada meia sola...kkkk
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Re: Monza 500EF - Restauração - Dúvida: tapeçaria.

Mensagem não lida por RBMartins »

Evandro, como vc mesmo observou sua medição não foi feita num ambiente totalmente isento de outros ruidos, como deve ser feitas as medições pelas revistas... considerando uma margem de erro dessa, talvez seu carro já esteja bem próximo ou igual ao que era quando zero....
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Re: Monza 500EF - Restauração - Dúvida: tapeçaria.

Mensagem não lida por jhsantana »

Tooooooocccccccc puro.Deve ser internado o mais rapido possivel kkkkkkkkkkkkkkk
Brincadeira Evandro, parabens pela empreitada e continue assim.
Abs.
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