Página 133 de 178
Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral
Enviado: 09 Ago 2011, 12:50
por RicardoDS
500EF escreveu:Ricardo, se um pneu furar no seu carro, os mexanicos vao dizer que a culpa foi da taxa... rsrsrs
Mas aqui, com o curso do 1.4 o pistao nao vai pular para fora do bloco? Acho que a diferença do 1.0 para o 1.4 da mais que 10mm... E' isso mesmo?
Sim, pelos meus cálculos o pistão vai subir 5,2mm a mais do que sobe hoje. (vai subir 50% da diferença do curso entre os 2 vira)
Aí com a diferença da altura de compressão do pistão do VHC pro EFI, essa diferença vai cair pra uns 2~3mm.
Estou atrás de um pistão velho do EFI pra meter no torno e ver quanto sobra de parede no topo, acho que dá.
Diego Rodrigues escreveu:com 12 de taxa melhor ir logo pro álcool ou ficar só na podium. com gasolina comum ele não vai render tudo que pode porque pra não haver detonação tu vai ter que deixar o ponto bem "morto".
Hoje com 12,6:1 roda blz na gasolina.
Mas acima de 12:1 já irá pro etanol. (suponho que ficará próximo de 14:1)
José Leal escreveu:Ricardo, com essa configuração, como vai ficar a R/L dele? Será que não vai ficar muito alta? Se ficar, pode acontecer de perder rendimento, já que os mil precisam de giro.
R/L vai ficar boa, a mesma do 1.4... 0,282.... hoje é 0,242.
Meu objetivo nem é potência, mas sim, torque. Se ganhar uns 10% de torque já fico satisfeito.
Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral
Enviado: 09 Ago 2011, 13:24
por 500EF
Esses pistoes vao ficar bem enfraquecidos, hein?
No seu lugar eu analisaria a possibilidade de tirar tudo que der do cabeçote (se for o caso, compra outro e guarda o seu) e rodar com alcool apenas.
Mais barato e facil de fazer, facilmente reversivel e vai dar os 10% a mais de torque/potencia que pretende.
Como cereja do bolo, eu ainda colocaria uma igniçao forte (minha blazer virou outra com taxa de 13:1 no alcool. Mas virou outra mais uma vez com 13:1 no alcool e com a igniçao).
De quebra, ainda pode tirar o catalizador que passa nas inspeçoes sem ele (deixa ele la, so que com um cano reto por dentro).
Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral
Enviado: 09 Ago 2011, 14:50
por RicardoDS
500EF escreveu:Esses pistoes vao ficar bem enfraquecidos, hein?
Isso que quero ver... vou arranjar 1 pistão usado e tirar uma fatia, pra ver o que sobra.
500EF escreveu:No seu lugar eu analisaria a possibilidade de tirar tudo que der do cabeçote (se for o caso, compra outro e guarda o seu) e rodar com alcool apenas.
Mais barato e facil de fazer, facilmente reversivel e vai dar os 10% a mais de torque/potencia que pretende.
Cabeçote dá pouca coisa, esse motor já está bem otimizado.... 12,6:1 em um motor monocombustível a gasolina não é para qualquer motor.
Pessoal tem algumas "receitas prontas" ... Y do motor 1.8 até 2005, sem catalisador e escape dimensionado, CAI, TBI do Flex, bicos laranja do Golf 1.6, álcool, volante aliviado, comando 1.6B, polia regulável e elevação do corte do giro para 7200rpm..
Com isso dá seus 80~82cv... taxando pra 14:1 mais tudo isso aí em cima não chega a 87cv, já medidos em dinamometro pelo pessoal.
Se conseguir um aumento de cilindrada na ordem de 10~15%, dará tranquilamente esses 80cv, mas o ganho em torque será maior.
Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral
Enviado: 11 Ago 2011, 11:39
por Diego Rodrigues
e ele tem quantos cavalos, original?
Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral
Enviado: 11 Ago 2011, 12:57
por RicardoDS
Originalmente tem 70 poneis malditos, roda com mijolina e tem 12,6:1 de taxa.
Consegui um pistão pra analise, vai ficar muito fino, não vou arriscar.
Estou vendo a possibilidade de fabricar um pistão com o mesmo diâmetro do pistão do 1.0 e mesma altura do pistão do motor 1.6 e utilizar o virabrequim do 1.6.
Vai ficar um motor 1.3 bem interessante (totalmente reversível).
Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral
Enviado: 11 Ago 2011, 13:34
por 500EF
Fabricar pistao?
Ricardo, se for ver bem, investir em 1.0, se nao for para turbinar ou entao alguma coisa bem basica, nao compensa.
Um celta VHC 2003 tem valor de mercado variando entre 15.500 e 17.000, dependendo do estado, opcionais, etc.
Voce consegue comprar um 1.4 2004/2005 por 18.000 a 18.500.
Exemplos:
http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-19 ... onfira-_JM
http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-19 ... onfira-_JM
http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-19 ... om-gnv-_JM
http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-19 ... n-dona-_JM
Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral
Enviado: 11 Ago 2011, 15:38
por Diego Rodrigues
boto fé no que o Eduardo falou.
Re: Fotos do meu Vectra, discussões & preparações em geral
Enviado: 11 Ago 2011, 16:35
por vrsilva
Também acho que fuçar muito no 1.0, não deva valer a pena o investimento, é mais seguro investir num motor maior, aí sim da margem pra fuçar... querer ser diferente no Brasil significa investir uma grana alta, e não conseguir um profissional bom para fazer o serviço... é tenso...
Coloca logo o motor 1.6 do corsa, e seja feliz...!!!