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Re: Fotos do meu Vectra

Enviado: 21 Ago 2009, 14:21
por 500EF
A maneira que arrumei para conviver com o problema do CB foi observar nos primeiros tanques quanto dava em km/l na verdade e quanto ele marcava.

Aí percebi que quando ele marca próximo de 10 km/l, o consumo real ficava perto de 7 km/l. Então uso este fator para tentar acompanhar o consumo pelo CB.

O problema no meu caso é que ainda tem um agravante. O bico suplementar... O CB nem toma conhecimento do combustível injetado por ele... :roll:

Re: Fotos do meu Vectra

Enviado: 21 Ago 2009, 19:21
por José Leal
Pois é, Eduardo, eu vou ter que fazer isso tb.

No esquema que o Diego disse, como o CB pega o sinal dos bicos, eu teria que remapear o chip, o que no final das contas, não teria justificativa, devido aos bicos grandes.

Assim que encher o tanque, faço uma média e comparo com o apresentado pelo CB.

Depois dessa novela toda, anima em converter seu Vectra?

Re: Fotos do meu Vectra

Enviado: 22 Ago 2009, 01:15
por Rafaelo
um coisa é certa e como o pessoal ja falou, o mapeamento foi "montado" em cima das valvula injetora gasolina que tem uma vazao X mais baixa, se coloca os do alcool com vazao maior a central nao vai entender essa mudança fisica. e continuará calculando em cima dos bico de gasolina( valor da vazao).

ze pq nao repamea o chip e faz 2 coisa de uma vez so.
ja faz toda a curva de avanço da ingniçao + a vazao dos bico novos alcool. eu faria isso dae cb fica mais preciso e por cima melhor aproveitado pela ingnição certa.

só nao sei se tem como reprogramar o mapa alterando o valor da vazao original(gasolina) para os do alcool. se tiver ficaria como original tudo denovo porem no alcool e o cb marcando certo novamente o consumo.

Re: Fotos do meu Vectra

Enviado: 22 Ago 2009, 08:31
por 500EF
Prefiro o CB marcando errado (com alguns tanques cheios dá para fazer a média real e comparar com o que ele marca para saber o % do erro) e o chip original do que correr o risco de fazerem alguma coisa errada nele.

Re: Fotos do meu Vectra

Enviado: 22 Ago 2009, 11:13
por Rafaelo
500EF escreveu:Prefiro o CB marcando errado (com alguns tanques cheios dá para fazer a média real e comparar com o que ele marca para saber o % do erro) e o chip original do que correr o risco de fazerem alguma coisa errada nele.
as empresa que fazem a reprogramação da EPROM faz backup antes, se der errado e so voltar a traz ate pq devem ter a imagem original dessa central como backup. nao tem erro algum nisso nao... pelo menos eu nao vejo

isso na ECU dele que é reprogramavel e digital aceita perfeitamente esse tipo de serviço, agora nas "cabaça" nao e bom fica mexendo nisso

Re: Fotos do meu Vectra

Enviado: 23 Ago 2009, 19:31
por 500EF
José Leal escreveu: Depois dessa novela toda, anima em converter seu Vectra?
Não tinha visto esta pergunta... hehehe

Como você deve se lembrar, eu tenho um jogo de bicos do 2.2 16v que comprei pensando em converter (ia mandar aumentar os furos deste jogo e guardar o original).

A parte que pegou foi exatamente a parte do ponto de ignição (não posso fazer algo permanente como troca de pistões neste carro, porque na verdade, ele está comigo, mas é do meu pai).

Além disso, aqui em BH, o preço por km rodado sai igual ou mais caro usando álcool ( entre 1,50 e 1,60 o litro ) que com gasolina ( entre 2,20 e 2,50 o litro ).

Quando pensei em fazer isso, foi para ver se vinham alguns pocotós a mais. Mas como instalei a ignição CM e o carro melhorou muito. Acabei deixando assim mesmo.

De toda forma, estou de olho aqui para ver a solução que você vai dar para o ponto do seu carro. Se conseguir algo bem $imple$, quem sabe não animo... hehehe :wink:

Re: Fotos do meu Vectra

Enviado: 24 Ago 2009, 11:54
por José Leal
Rafaelo escreveu:um coisa é certa e como o pessoal ja falou, o mapeamento foi "montado" em cima das valvula injetora gasolina que tem uma vazao X mais baixa, se coloca os do alcool com vazao maior a central nao vai entender essa mudança fisica. e continuará calculando em cima dos bico de gasolina( valor da vazao).
É exatamente isso que está acontecendo com meu CB. Ele tem uma diferença que eu ainda não sei, pois não enchi o tanque (fim de mês e vcs sabem como é...).
ze pq nao repamea o chip e faz 2 coisa de uma vez so.
ja faz toda a curva de avanço da ingniçao + a vazao dos bico novos alcool. eu faria isso dae cb fica mais preciso e por cima melhor aproveitado pela ingnição certa.

só nao sei se tem como reprogramar o mapa alterando o valor da vazao original(gasolina) para os do alcool. se tiver ficaria como original tudo denovo porem no alcool e o cb marcando certo novamente o consumo.
Rafaelo, o problema é que o CB pega o sinal dos bicos injetores. Se for para ele marcar corretamente, teria que aumentar o tempo de injeção, e fazendo isso, vai dar excesso. Tanto é que o pessoal do Vectra que usa chip remapeado, não tem problemas com as marcações do CB.
500EF escreveu:Não tinha visto esta pergunta... hehehe

Como você deve se lembrar, eu tenho um jogo de bicos do 2.2 16v que comprei pensando em converter (ia mandar aumentar os furos deste jogo e guardar o original).

A parte que pegou foi exatamente a parte do ponto de ignição (não posso fazer algo permanente como troca de pistões neste carro, porque na verdade, ele está comigo, mas é do meu pai).
Sim, eu me lembro desses bicos, tanto é que vc tinha me oferecido. Eu achava que esse Vectra era seu, então concordo que não seria interessante mexer na mecânica interna do motor.
Além disso, aqui em BH, o preço por km rodado sai igual ou mais caro usando álcool ( entre 1,50 e 1,60 o litro ) que com gasolina ( entre 2,20 e 2,50 o litro ).
Fazendo uma conta rápida, se a gasolina for R$2,20 e o álcool ser R$1,60:

1,60/2,20 x 100 = ~72. Nesses valores, não compensa andar no álcool. Mas se forem os valores extremos, já compensa. Aí tem que ver o que melhor fica. Para mim, compensa muito mais o álcool, pois a gasolina aqui é R$2,57 e o álcool é R$1,43.
Quando pensei em fazer isso, foi para ver se vinham alguns pocotós a mais. Mas como instalei a ignição CM e o carro melhorou muito. Acabei deixando assim mesmo.

De toda forma, estou de olho aqui para ver a solução que você vai dar para o ponto do seu carro. Se conseguir algo bem $imple$, quem sabe não animo... hehehe :wink:
Com a ignição do CM ainda precisa adiantar o ponto? Será que a centelha mais forte não compensa?

Assim que resolver essa pendência do ponto, posto os resultados.

Re: Fotos do meu Vectra

Enviado: 27 Ago 2009, 14:19
por José Leal
Amigos, esbarrei no site do Celta Clube, e vejam o que acontece se adiantamos o ponto pela roda fônica:
MaxCWB escreveu:(...)E a roda fônica? simples, ela engana o sensor de posição do pistão. O pistão está a 12° mas a injeção lê como se ele estivesse a 6° e dispara a centelha. O grannde problema é que ela antecipa também o início da abertura dos bicos. Ou seja, vc injeta - possívelmente - antes da válvula de admissão abrir... No meu caso, eu abro mais cedo a válvula de admissão, adianto alguns graus com a polia regulável e aí não tem stress - até uns 5500 RPM. A vantagem da roda fônica? vc não gasta nada e leva uma meia hora pra avançar o ponto.(...)
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