Cesinha escreveu:Que geral heem, poucas pessoas tem essa disposição pra encarar uma manutenção dessas.
Mais com certeza vale cada centavo,ainda mais quando o resultado é satisfatório.
Estou sempre acompanhando esse tópico, gosto de corsa,em especial o modelo Wind.
Um modelo desses pra mim poder andar no dia a dia seria ótimo.
Me arrependi de não ter ido no encontro no Pq da Juvetunde, teria visto esse corsinha de perto.
Oportunidades não vão faltar!!!
Continue postando,interessante esse tópico !!!
Cesinha, oportunidade de evento não vai faltar

. São gastos que "roubam" uma parte do meu orçamento, mas faço pensando na segurança de andar sem quebrar no caminho.
Com a redução gradual do IPVA (2013 e 2014) posso investir mais nas peças de desgaste.
Abraços.
Hoje então fui ver a bomba d'água que era a peça no motor que faltava revisar após a aquisição do Lepo:
As peças retiradas, alguma sujeira da época que vazava óleo da junta do cárter:
Está ai a bomba velha fabricada, um Brosol-Urba:
Fabricado no ano 2000, 12 anos de serviços prestados, tinha boa aparência apesar do vazamento. Turbina metálica, algo que não se vê mais:
Válvula termostática que apesar de ter 6 meses resolvi fazer a troca aproveitando a mão de obra:
Assim como fiz a troca das correias e do tensor por estar próximo de trocar por tempo de uso estimado em 2 anos. A correia do alternador estava rachando de velho:
Correia Goodyear em boas condições, gostei dessa marca:
Tensor Cobra que olhei torto no começo cumpriu sua tarefa:
As peças foram chegando. Termostática trocada:
Bomba d´água nova AC Delco:
Zeradino, procedência argentina:
Aproveitei de vontade própria limpar as capas que estavam com resto de areia entre outras sujeiras. Na próxima troca de correia providencio uma capa nova:
Foi usado uma correia AC Delco, tensor original GM na montagem:
Verificando os pontos de sincronismo, em ordem:
Tensor azul novo junto da polia:
Capa fechada:

Depois foi montado uma correia de alternador nova, um Dayco, e as demais coisas. O adivito foi readicionado.
Quando funciona o motor emite um som um pouco diferente, um zunido que não tinha antes. Essa semana irei voltar a oficina para confirmar se está tudo em ordem.
Atualizando o índice de gastos:
SERVIÇOS DE OFICINA
Colocação da Válvula Termostática + peça - 110,00;
Escapamentos novos, intermediario e traseiro + abraçadeira - 193,00;
Limpeza do cárter + peças - 200,00;
Limpeza do Radiador - 60,00;
Limpeza do TBI + peças - 24,00;
2 Pneus traseiros novos Pirelli P2000 argentinos + 2 válvulas gastas - total de 319,80;
Revisão no motor de arranque - 95,00;
Troca das coifas rasgadas das árvores + peças - 110,00;
Troca da correia + tensor + bomba d´água + peças - 450,00;
Troca de disco de freio, pastilha e fluído - 202,00;
Troca do interruptor pressão óleo - 25,00;
TOTAL - 1778,44.
PEÇAS AVULSAS
Anel tampa do combustível - 8,71;
Anel tampa óleo - 11,17;
Bateria nova Moura MI48FD - 210,80;
Bobina - 60,00;
Bucha do farol 2 unidades - 6,04;
Bucha trava do banco - 3,00;
Buzina - 24,50;
Eliminador de ruído - 11,11;
Etiquetas do Capuz - 24,51;
Emblemas externos - 31,11;
Extintor 5 anos - 55,00;
Espaçador da grade do radiador - 0,34;
Haste para conferir nível de óleo - 16,00;
Jogo de cabos de vela NGK SC-G66 - 91,50;
Junta da tampa do cabeçote - 11,02;
Mangueira do Respiro - 6,00;
Parafusos 2 unidades - 4,28;
Parafusos 3 unidades - 3,27;
Porca do farol 1 unidade - 1,59;
Porca do parachoque 2 unidades - 2,36;
Retentor do triângulo de segurança - 4,27;
Sensor de temperatura e cebolão - 30,00;
Sonda lambda - 79,00;
Tampa do reservatório de expansão - 11,94;
Velas NGK BR6EY - 43,40;
Vedadores de Capuz - 11,60;
TOTAL - 766,12.
ACABAMENTO
Adesivo Chevrolet Road Service + Poluição do ar - 12,00;
Adesivos controle de qualidade - 22,00;
Alojamento do painel de instrumentos - doado pelo Sousaman;
Calotinhas originais 2 unidades - 42,42;
Calotinhas paralelas 2 unidades - 30,00;
Cobertura dobradiça do banco traseiro 2 unidades - 3,42;
Guarda pó, coifa da alavanca de câmbio - 67,01;
Lampadas do painel central e interruptor 5 unidades - 1,00;
Manivela de vidro - doado pelo Sousaman;
Manual do proprietário - 40,00;
Spray Colorgin prata rodas - 18,00;
Tampinhas de forração, todos - 7,00;
TOTAL - 241,85.
OUTROS
Alinhamento e balanceamento das rodas - 60,00;
Funilaria lateral direita amassada - 500,00;
Troca de óleo + filtros 1ª linha - 79,00;
TOTAL - 639,00.
TOTAL DOS GASTOS LÍQUIDOS - 3425,41.
E vamo em frente e paciência com o cartão de crédito.
Abraços.