Corsa Wind 1994/1995 Azul Haydn

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Corsa Wind 1994/1995 Azul Haydn

Mensagem não lida por José Leal »

Adrianno, e esse bico álcool? A não ser que no Corsa a cor do bico seja diferente da do Monza.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Adrianno Sakamoto
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 481
Registrado em: 02 Ago 2011, 00:18
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Corsa Wind 1994/1995 Azul Haydn

Mensagem não lida por Adrianno Sakamoto »

José Leal escreveu:Adrianno, e esse bico álcool? A não ser que no Corsa a cor do bico seja diferente da do Monza.
Está correto, o modelo 0342 e ainda tem o logo da Rochester. :D

Abraços.
"Mas design, que palavra é essa? Devagar com o andor!"
Corsa Wind 1994 - Azul Haydn

Monzas que já passaram na família:
SL/E 1.8 2p alc 1984 - Dourado Cobre
SL/E 1.8 2p alc 1989 - Verde Amazônia
650 2.0 4p gas 1993 - Vermelho Goya
Adrianno Sakamoto
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 481
Registrado em: 02 Ago 2011, 00:18
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Corsa Wind 1994/1995 Azul Haydn

Mensagem não lida por Adrianno Sakamoto »

Continuando a investida faltava trocar o jogo de cabos de vela que não tinha feito até então. Foi trocado velas, bobina, e por fim hoje o jogo de cabos. Numa loja me ofertaram um jogo Bosch por 120 reais, nem a pau, essa marca não é grande coisa pra valer isso :lol:. Na outra tive sorte, segundo a vendedora, de ter um jogo NGK, modelo SC-G66:
Imagem
Imagem

Tirados da caixa preparados para reposição:
Imagem

Cabos colocados na sequência normal do motor, 1-3-4-2, amarrei uma abraçadeira bem frouxa para não danificar os cabos:
Imagem

Bem duros de encaixar não deixaram espaço para fugir faiscas:
Imagem

Liguei o motor frio e logo de cara notei que ele não dava mais uma pequena rateada que tinha antes e fui notar após a troca. Andei um pouco, esquentou logo por conta do calorão e foi normal. Senti uma leve melhora no torque. :D A diferença de fato foi no funcionamento quando frio.

Somando a jogo de juntas, mais Car 80, mais os cabos temos em nosso índice de gastos líquidos:

SERVIÇOS DE OFICINA
Colocação da Válvula Termostática + peça - 110,00;
Escapamentos novos, intermediario e traseiro + abraçadeira - 193,00;
Limpeza do cárter + peças - 200,00;
Limpeza do Radiador - 60,00;
Limpeza do TBI + peças - 24,00;
2 Pneus traseiros novos Pirelli P2000 argentinos + 2 válvulas gastas - total de 319,80;
Revisão no motor de arranque - 95,00;
Troca das coifas rasgadas das árvores + peças - 110,00;
Troca da correia + tensor + peças - 172,60.
Troca de disco de freio, pastilha e fluído - 202,00;
Troca do interruptor pressão óleo - 25,00;
TOTAL - 1501,04.

PEÇAS AVULSAS
Anel tampa do combustível - 8,71;
Anel tampa óleo - 11,17;
Bateria nova Moura MI48FD - 210,80;
Bobina - 60,00;
Bucha do farol 2 unidades - 6,04;
Bucha trava do banco - 3,00;
Buzina - 24,50;
Eliminador de ruído - 11,11;
Etiquetas do Capuz - 24,51;
Emblemas externos - 31,11;
Extintor 5 anos - 55,00;
Espaçador da grade do radiador - 0,34;
Haste para conferir nível de óleo - 16,00;
Jogo de cabos de vela NGK SC-G66 - 91,50;
Junta da tampa do cabeçote - 11,02;
Mangueira do Respiro - 6,00;
Parafusos 2 unidades - 4,28;
Parafusos 3 unidades - 3,27;
Porca do farol 1 unidade - 1,59;
Porca do parachoque 2 unidades - 2,36;
Retentor do triângulo de segurança - 4,27;
Sensor de temperatura e cebolão - 30,00;
Sonda lambda - 79,00;
Tampa do reservatório de expansão - 11,94;
Velas NGK BR6EY - 43,40;
Vedadores de Capuz - 11,60;
TOTAL - 766,12.

ACABAMENTO
Adesivo Chevrolet Road Service + Poluição do ar - 12,00;
Adesivos controle de qualidade - 22,00;
Alojamento do painel de instrumentos - doado pelo Sousaman;
Calotinhas originais 2 unidades - 42,42;
Calotinhas paralelas 2 unidades - 30,00;
Cobertura dobradiça do banco traseiro 2 unidades - 3,42;
Guarda pó, coifa da alavanca de câmbio - 67,01;
Lampadas do painel central e interruptor 5 unidades - 1,00;
Manivela de vidro - doado pelo Sousaman;
Manual do proprietário - 40,00;
Spray Colorgin prata rodas - 18,00;
Tampinhas de forração, todos - 7,00;
TOTAL - 241,85.

OUTROS
Alinhamento e balanceamento das rodas - 60,00;
Funilaria lateral direita amassada - 500,00;
Troca de óleo + filtros 1ª linha - 79,00;
TOTAL - 639,00.

TOTAL DOS GASTOS LÍQUIDOS - 3147,67.

E vamo em frente aguardar um tempo paradinho, uns 4 dias para ver aquele problema reaparece.

Abraços.
"Mas design, que palavra é essa? Devagar com o andor!"
Corsa Wind 1994 - Azul Haydn

Monzas que já passaram na família:
SL/E 1.8 2p alc 1984 - Dourado Cobre
SL/E 1.8 2p alc 1989 - Verde Amazônia
650 2.0 4p gas 1993 - Vermelho Goya
Adrianno Sakamoto
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 481
Registrado em: 02 Ago 2011, 00:18
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Corsa Wind 1994/1995 Azul Haydn

Mensagem não lida por Adrianno Sakamoto »

Hoje foi o dia dos contrastes... tenho más e boas notícias. Vamos pras más :evil:, quando fui ligar o Lepo o chão estava com uma poça d´água que vinha por trás do motor:
Imagem
É muito provável que seja algum dos tubos com vazamento, mas vamos ver isso direitinho nessa semana. Quando o motor esquenta o vazamento para.

Segunda má notícia... :evil: :evil: o garfo da minha bike resolveu quebrar e mais uma despesa pro bolso :cry: é correr atrás de um garfo novo...
Imagem
Isso foi quando cheguei em casa, foi muita sorte de não quebrar e sair rolando pela rua.

Sobrou as boas notícias :D... aquele problema do carro morrer está resolvido, eram os cabos de vela velhos. Hoje providenciei uma chave 7 pro desmonte e fiz a limpeza da tampa do distribuidor e no rotor. Ele antes, com formação de zinabre e resto de areia:
Imagem

Passei um car 80 nos contatos e ficou por fim limpo:
Imagem

Posto no lugar e funcionando em ordem.

Abraços.
"Mas design, que palavra é essa? Devagar com o andor!"
Corsa Wind 1994 - Azul Haydn

Monzas que já passaram na família:
SL/E 1.8 2p alc 1984 - Dourado Cobre
SL/E 1.8 2p alc 1989 - Verde Amazônia
650 2.0 4p gas 1993 - Vermelho Goya
Cesinha
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1186
Registrado em: 25 Mar 2007, 23:44
Cidade: Santo André
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Corsa Wind 1994/1995 Azul Haydn

Mensagem não lida por Cesinha »

Que geral heem, poucas pessoas tem essa disposição pra encarar uma manutenção dessas.
Mais com certeza vale cada centavo,ainda mais quando o resultado é satisfatório.

Estou sempre acompanhando esse tópico, gosto de corsa,em especial o modelo Wind.

Um modelo desses pra mim poder andar no dia a dia seria ótimo.

Me arrependi de não ter ido no encontro no Pq da Juvetunde, teria visto esse corsinha de perto.
Oportunidades não vão faltar!!!

Continue postando,interessante esse tópico !!!
Monza 1986 SL/E 1.8 a Álcool - Verde Esmeralda


Imagem


Monza...Você vai entender quando tiver um.



Fotos:

viewtopic.php?f=33&t=5413&hilit=monza+1986+SL%2FE
Adrianno Sakamoto
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 481
Registrado em: 02 Ago 2011, 00:18
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Corsa Wind 1994/1995 Azul Haydn

Mensagem não lida por Adrianno Sakamoto »

Cesinha escreveu:Que geral heem, poucas pessoas tem essa disposição pra encarar uma manutenção dessas.
Mais com certeza vale cada centavo,ainda mais quando o resultado é satisfatório.

Estou sempre acompanhando esse tópico, gosto de corsa,em especial o modelo Wind.

Um modelo desses pra mim poder andar no dia a dia seria ótimo.

Me arrependi de não ter ido no encontro no Pq da Juvetunde, teria visto esse corsinha de perto.
Oportunidades não vão faltar!!!

Continue postando,interessante esse tópico !!!
Cesinha, oportunidade de evento não vai faltar :D. São gastos que "roubam" uma parte do meu orçamento, mas faço pensando na segurança de andar sem quebrar no caminho.

Com a redução gradual do IPVA (2013 e 2014) posso investir mais nas peças de desgaste.

Abraços.

Hoje então fui ver a bomba d'água que era a peça no motor que faltava revisar após a aquisição do Lepo:
Imagem

As peças retiradas, alguma sujeira da época que vazava óleo da junta do cárter:
Imagem

Está ai a bomba velha fabricada, um Brosol-Urba:
Imagem

Fabricado no ano 2000, 12 anos de serviços prestados, tinha boa aparência apesar do vazamento. Turbina metálica, algo que não se vê mais:
Imagem

Válvula termostática que apesar de ter 6 meses resolvi fazer a troca aproveitando a mão de obra:
Imagem

Assim como fiz a troca das correias e do tensor por estar próximo de trocar por tempo de uso estimado em 2 anos. A correia do alternador estava rachando de velho:
Imagem

Correia Goodyear em boas condições, gostei dessa marca:
Imagem

Tensor Cobra que olhei torto no começo cumpriu sua tarefa:
Imagem

As peças foram chegando. Termostática trocada:
Imagem

Bomba d´água nova AC Delco:
Imagem

Zeradino, procedência argentina:
Imagem

Aproveitei de vontade própria limpar as capas que estavam com resto de areia entre outras sujeiras. Na próxima troca de correia providencio uma capa nova:
Imagem

Foi usado uma correia AC Delco, tensor original GM na montagem:
Imagem

Verificando os pontos de sincronismo, em ordem:
Imagem
Imagem

Tensor azul novo junto da polia:
Imagem

Capa fechada:
Imagem
Depois foi montado uma correia de alternador nova, um Dayco, e as demais coisas. O adivito foi readicionado.

Quando funciona o motor emite um som um pouco diferente, um zunido que não tinha antes. Essa semana irei voltar a oficina para confirmar se está tudo em ordem.

Atualizando o índice de gastos:

SERVIÇOS DE OFICINA
Colocação da Válvula Termostática + peça - 110,00;
Escapamentos novos, intermediario e traseiro + abraçadeira - 193,00;
Limpeza do cárter + peças - 200,00;
Limpeza do Radiador - 60,00;
Limpeza do TBI + peças - 24,00;
2 Pneus traseiros novos Pirelli P2000 argentinos + 2 válvulas gastas - total de 319,80;
Revisão no motor de arranque - 95,00;
Troca das coifas rasgadas das árvores + peças - 110,00;
Troca da correia + tensor + bomba d´água + peças - 450,00;
Troca de disco de freio, pastilha e fluído - 202,00;
Troca do interruptor pressão óleo - 25,00;
TOTAL - 1778,44.

PEÇAS AVULSAS
Anel tampa do combustível - 8,71;
Anel tampa óleo - 11,17;
Bateria nova Moura MI48FD - 210,80;
Bobina - 60,00;
Bucha do farol 2 unidades - 6,04;
Bucha trava do banco - 3,00;
Buzina - 24,50;
Eliminador de ruído - 11,11;
Etiquetas do Capuz - 24,51;
Emblemas externos - 31,11;
Extintor 5 anos - 55,00;
Espaçador da grade do radiador - 0,34;
Haste para conferir nível de óleo - 16,00;
Jogo de cabos de vela NGK SC-G66 - 91,50;
Junta da tampa do cabeçote - 11,02;
Mangueira do Respiro - 6,00;
Parafusos 2 unidades - 4,28;
Parafusos 3 unidades - 3,27;
Porca do farol 1 unidade - 1,59;
Porca do parachoque 2 unidades - 2,36;
Retentor do triângulo de segurança - 4,27;
Sensor de temperatura e cebolão - 30,00;
Sonda lambda - 79,00;
Tampa do reservatório de expansão - 11,94;
Velas NGK BR6EY - 43,40;
Vedadores de Capuz - 11,60;
TOTAL - 766,12.

ACABAMENTO
Adesivo Chevrolet Road Service + Poluição do ar - 12,00;
Adesivos controle de qualidade - 22,00;
Alojamento do painel de instrumentos - doado pelo Sousaman;
Calotinhas originais 2 unidades - 42,42;
Calotinhas paralelas 2 unidades - 30,00;
Cobertura dobradiça do banco traseiro 2 unidades - 3,42;
Guarda pó, coifa da alavanca de câmbio - 67,01;
Lampadas do painel central e interruptor 5 unidades - 1,00;
Manivela de vidro - doado pelo Sousaman;
Manual do proprietário - 40,00;
Spray Colorgin prata rodas - 18,00;
Tampinhas de forração, todos - 7,00;
TOTAL - 241,85.

OUTROS
Alinhamento e balanceamento das rodas - 60,00;
Funilaria lateral direita amassada - 500,00;
Troca de óleo + filtros 1ª linha - 79,00;
TOTAL - 639,00.

TOTAL DOS GASTOS LÍQUIDOS - 3425,41.

E vamo em frente e paciência com o cartão de crédito.

Abraços.
"Mas design, que palavra é essa? Devagar com o andor!"
Corsa Wind 1994 - Azul Haydn

Monzas que já passaram na família:
SL/E 1.8 2p alc 1984 - Dourado Cobre
SL/E 1.8 2p alc 1989 - Verde Amazônia
650 2.0 4p gas 1993 - Vermelho Goya
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Corsa Wind 1994/1995 Azul Haydn

Mensagem não lida por RicardoDS »

Bonito de ver um carro antigo sendo bem tratado, manutenção sempre em dia :D

Deixando uma pulga atrás da orelha: toma cuidado com correia Dayco, principalmente a dentada. Ultimamente esse produto não está prestando.
Outro dia apareceu na oficina uma correia dessa arrebentada com 12mil km. :!:
Algumas correias ACDelco estão vindo da Dayco, outras estão vindo da Contitech.

Correia só uso Contitech.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
Adrianno Sakamoto
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 481
Registrado em: 02 Ago 2011, 00:18
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Corsa Wind 1994/1995 Azul Haydn

Mensagem não lida por Adrianno Sakamoto »

RicardoDS escreveu:Bonito de ver um carro antigo sendo bem tratado, manutenção sempre em dia :D

Deixando uma pulga atrás da orelha: toma cuidado com correia Dayco, principalmente a dentada. Ultimamente esse produto não está prestando.
Outro dia apareceu na oficina uma correia dessa arrebentada com 12mil km. :!:
Algumas correias ACDelco estão vindo da Dayco, outras estão vindo da Contitech.

Correia só uso Contitech.
A correia dentada tem selo da GM, deve ser Contitech... mesmo assim não chegou a apresentar problema com barulho ou zunido.

Já a correia V Dayco apresentava um zunido que me incomodava e voltei de manhã a oficina:
Imagem

O mecânico retirou a correia e o barulho parou... e teve que correr atrás de uma nova da Gates, a marca que estava antes no Lepo:
Imagem

Enquanto isso ia apreciar a paisagem, um Corsa GL Verde Bethoveen:
Imagem

Monza GL 1994, estava arrumando o cabeçote para vender:
Imagem

"Old" Montana... por que GM!?
Imagem

Ontem não postei, estava um Tempra SW muito equipado e muito judiado... :cry::
Imagem

Por fim chegou a nova correia V, teve que buscar no Centro da cidade:
Imagem

Colocado, tensionado está ai o correia nova de fato e o zunido sumiu....:
Imagem
Gates orgulhosamente fabricada em Jacareí :D.

Agradeço ao Rafael mecânico por assumir a troca e ter feito o serviço. :)

Abraços.
"Mas design, que palavra é essa? Devagar com o andor!"
Corsa Wind 1994 - Azul Haydn

Monzas que já passaram na família:
SL/E 1.8 2p alc 1984 - Dourado Cobre
SL/E 1.8 2p alc 1989 - Verde Amazônia
650 2.0 4p gas 1993 - Vermelho Goya
Responder