Faróis de neblina queimando fusível...

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Alex
ADMINISTRADOR
Mensagens: 1627
Registrado em: 11 Dez 2006, 12:40
Cidade: Canoas
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Faróis de neblina queimando fusível...

Mensagem não lida por Alex »

E aí pessoal, blz? Putz... meu Monzão começou a apresentar problema nos faróis de neblina... quando eu ligo, queima o fusível correspondente (20a)... já troquei, mas queimou de novo.

Acontece que eu estou usando lâmpadas H1, quando o correto seria H3, não sei se isso influencia, já que elas são da mesma potência (55w)?

Fui num elétrico "picareta" me informar, ele disse que eu precisava instalar um relé de 40a num sistema separado... :roll:

Verifiquei curto cirtcuito, mas não há nenhum... Alguma dica??

Obrigado!
Alex.
Fórum MONZEIROS.COM
Desde 2006 com tudo sobre o Chevrolet Monza! :D
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Pelo que me disseram o monza sai com um rele de 40A para o farois de neblina mesmo. Da uma olhada nisso, o problema pode ser o rele. Ele deve ficar atras da caixa de fusiveis.
Ou o poroblema pode ser na instalação, é o mais comum, as vezes algum fio descasca e fica pegando na lata do carro, ai fecha o curto.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4222
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Queima de fusível do farol de neblina

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Alex, não sei no seu carro, mas nos Monzas 94,95 e 96 o valor do fusível do farol de neblina é 15A.
Sendo assim, é pouco provável que a troca das lâmpadas por outro tipo (H3 por H1) seja a responsável pela queima. Ainda mais que vc disse que a potência delas é a mesma (55W).
Sendo assim, procure primeiro por algum problema de fiação em curto, etc, antes de instalar relés adicionais.
Instalação de relés extras só se justifica em modificações onde se aumentou a carga do circuito, ou se quer uma alimentação mais direta, puxando a alimentação de faróis diretamente da bateria ou do alternador, por exemplo, para que a luz fique mais forte.

E já que estamos falando em faróis de neblina, esses danados acho que são meio estranhos. Leiam o que aconteceu comigo 2 anos atrás:

Eu estava voltando para o Rio de Janeiro, vindo de Ribeirão Preto, e peguei muita (mas muita mesmo!) chuva em quase todo o percurso.
Tanto que tive de parar umas 5 vezes, por absoluta falta de visibilidade.
Então qdo estacionei o carro na minha garagem, desliguei faróis, lanternas, chave de ignição...e...os faróis de neblina continuaram acesos.
Só consegui fazer os danados apagarem abrindo o capô e desligando um dos cabos da bateria.
"deve ter entrado água em algum lugar e causado uma ligação direta", pensei eu.
Deixei a bateria desligada e fui dormir.
No dia seguinte, liguei a bateria (farol de neblina não acendeu), acionei o farol pelo seu interruptor. Ele não acendeu, pois como vcs sabem, o faról de neblina só acende se as lanternas estiverem acesas.
Liguei as lanternas, e nesse momento o faról de neblina piscou e nunca mais acendeu.
Pesquisei daqui e dali, não descobri nada errado, e até 1 ano e meio depois, qdo o carro sofreu um acidente e teve perda total, nunca mais usei o tal faról de neblina (aliás, uso muito pouco esse acessório, mas aqui no Rio, todo ano, como meu carro tem faról de neblina, que não é um ítem obrigatório, os caras do Detran testam seu funcionamento).

Abraços 8)
Alex
ADMINISTRADOR
Mensagens: 1627
Registrado em: 11 Dez 2006, 12:40
Cidade: Canoas
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Alex »

Obrigado pelos esclarecimentos Luiz Carlos!

Isso que você relatou que aconteceu com seus faróis é realmente estranho! E de certa forma, semelhante ao meu caso. Instalei as lâmpadas H1 nas milhas (gambiarra) e elas funcionaram normalmente... no outro dia, quando liguei, no mesmo momento queimou o fusível... troquei o mesmo, e foi só ligar para queimar no mesmo instante.

Vou fazer mais uma vistoria durante essa semana! Assim que decobrir algo eu posto por aqui!

Um abraço!
Alex.
Fórum MONZEIROS.COM
Desde 2006 com tudo sobre o Chevrolet Monza! :D
ACLAYTONROSA
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 72
Registrado em: 17 Dez 2006, 11:40
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por ACLAYTONROSA »

AI EU JA TIVE UM PASSAT QUE TAVA COM O MESMO PROBLEMA AI QUE FIZ COMFIRI TODA FIAÇAO E DESCOBRIR QUE TINHA UM FIO ENCOSTANDO NA LATARIA NA HORA QUE ACENDIA A LAMPADA O FUZIVEL QUEIMAVA PRA NAO QUEIMAR A LAMPADA, ISOLEI O FIO QUE TAVA ENCOSTANDO E O POBLEMA FOI RESOLVIDO... SE TE AJUDAR...
ANDERSON - BHTE - MG - TUBARÃO MINEIRO.
MONZA GLS 1994, AZUL GRUNDI, MOTOR 2.0 EFI A GASOLINA.
SOM MP3, TAPETE DE ALUMÍNIO, 2 ALARMES, ORIGINAL DE FABRICA E POSITRON.
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Queima de fusível do farol de neblina

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Luiz Carlos (Rio) escreveu:Alex, não sei no seu carro, mas nos Monzas 94,95 e 96 o valor do fusível do farol de neblina é 15A.
Sendo assim, é pouco provável que a troca das lâmpadas por outro tipo (H3 por H1) seja a responsável pela queima. Ainda mais que vc disse que a potência delas é a mesma (55W).
Sendo assim, procure primeiro por algum problema de fiação em curto, etc, antes de instalar relés adicionais.
Instalação de relés extras só se justifica em modificações onde se aumentou a carga do circuito, ou se quer uma alimentação mais direta, puxando a alimentação de faróis diretamente da bateria ou do alternador, por exemplo, para que a luz fique mais forte.

E já que estamos falando em faróis de neblina, esses danados acho que são meio estranhos. Leiam o que aconteceu comigo 2 anos atrás:

Eu estava voltando para o Rio de Janeiro, vindo de Ribeirão Preto, e peguei muita (mas muita mesmo!) chuva em quase todo o percurso.
Tanto que tive de parar umas 5 vezes, por absoluta falta de visibilidade.
Então qdo estacionei o carro na minha garagem, desliguei faróis, lanternas, chave de ignição...e...os faróis de neblina continuaram acesos.
Só consegui fazer os danados apagarem abrindo o capô e desligando um dos cabos da bateria.
"deve ter entrado água em algum lugar e causado uma ligação direta", pensei eu.
Deixei a bateria desligada e fui dormir.
No dia seguinte, liguei a bateria (farol de neblina não acendeu), acionei o farol pelo seu interruptor. Ele não acendeu, pois como vcs sabem, o faról de neblina só acende se as lanternas estiverem acesas.
Liguei as lanternas, e nesse momento o faról de neblina piscou e nunca mais acendeu.
Pesquisei daqui e dali, não descobri nada errado, e até 1 ano e meio depois, qdo o carro sofreu um acidente e teve perda total, nunca mais usei o tal faról de neblina (aliás, uso muito pouco esse acessório, mas aqui no Rio, todo ano, como meu carro tem faról de neblina, que não é um ítem obrigatório, os caras do Detran testam seu funcionamento).

Abraços 8)
Me refiro ao rele que tem atras da cx de fusiveis, esse parece ser de 40a...o fusivel (que fica na parte da frente da cx)...é de 15a mesmo.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

aclaytonrosa escreveu:AI EU JA TIVE UM PASSAT QUE TAVA COM O MESMO PROBLEMA AI QUE FIZ COMFIRI TODA FIAÇAO E DESCOBRIR QUE TINHA UM FIO ENCOSTANDO NA LATARIA NA HORA QUE ACENDIA A LAMPADA O FUZIVEL QUEIMAVA PRA NAO QUEIMAR A LAMPADA, ISOLEI O FIO QUE TAVA ENCOSTANDO E O POBLEMA FOI RESOLVIDO... SE TE AJUDAR...
Penso que possa ser isso mesmo, problema na instalação....Alex, é só vc testar com multimetro pra ver se ta fechando o curto, algum fio pegando na lata.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Responder