Vela + fria pra acabar com pré-ignição? Ajuda!

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Surfin
Membro GLS (Ní­vel 6)
Modelo: - SELECIONE --------

Vela + fria pra acabar com pré-ignição? Ajuda!

Mensagem não lida por Surfin »

Ontem tava lendo por aí na net (nem lembro onde, tava com sono já :smt005 ), e dizia que vela mais fria ajuda a acabar com pré-ignição.
O caso é que provavelmente quando levei o carro pra trocar o anel de vedação das valvulas (acho que é isso, quando funcionava um tempo na lenta saía fumaça de óleo queimado quando apertava o acelerador e depois parava), provavelmente "deram um passe" no cabeçote (rebaixaram alguns mm), isso sem eu mandar ou me consultarem, e até eu perceber, ja tinha passado muito tempo. O problema é que acho que ja tinham feito isso antes.
O resultado? ele 'bate pino' (ou algo do tipo) quando o acelerador passa de meio curso a + de 2.000 rpm, a não ser que esteja usando gasolina Podium ou algum Octane Booster da vida, aí ele ronca bonito! Em compensação faz 9km/l na cidade, isso com 210mil km rodados. :smt023
Quando li sobre as velas gostei, pois essa gasolina (podium) por aqui ta custando míseros R$3,20 e o vidro do octane booster tana casa dos R$20 :shock:

Então, alguem tem alguma sugestão de vela? "No chute" eu colocaria 2° mais fria que a original, o que acham? :smt017
Monza: SL/E 1993
BR MONZA
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Re: Vela + fria pra acabar com pré-ignição? Ajuda!

Mensagem não lida por BR MONZA »

Surfin, pelo que você descreveu o problema aí é com a taxa de compressão mesmo, e não com o ponto de ignição. Um meio de reduzir a tendência à detonação realmente é a diminuição da temperatura da câmara de combustão, por meio de velas de menor grau térmico. Mas diminuir dois pontos não seria muita coisa não? Seria legal um preparador mais experiente verificar as condições do seu motor e indicar qual a redução. Se a temperatura da câmara de combustão abaixar muito, o desempenho pode piorar, principalmente em baixas rotações. Que os nosso colegas me corrijam caso discordem, mas essa é minha opinião. :smt023
Como a sua taxa de compressão está mais elevada, é interessante investir em combustíveis de qualidade, pois qualquer substância "indesejada", associada à pressão mais elevada dentro da cãmara, vai acelerar o processo de combustão e acabar "gilando".
Boooooorn to be WiiiiiiiiiiiiiiiiiLLLLd!
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Outro truque interessante é diminuir o afastamento dos eletrodos, segundo uma vez li, a cada 0,1 mm a menos muda 1 grau de avanço no distribuidor. Fiz isso uma vez no Club e funcionou passei de 1,1 mm para 0,8 mm e parou a pré-ignição. Agora depois da reforma para álcool está de volta a 1,0 mm.
Surfin
Membro GLS (Ní­vel 6)

BR MONZA escreveu:Surfin, pelo que você descreveu o problema aí é com a taxa de compressão mesmo, e não com o ponto de ignição. Um meio de reduzir a tendência à detonação realmente é a diminuição da temperatura da câmara de combustão, por meio de velas de menor grau térmico. Mas diminuir dois pontos não seria muita coisa não? Seria legal um preparador mais experiente verificar as condições do seu motor e indicar qual a redução. Se a temperatura da câmara de combustão abaixar muito, o desempenho pode piorar, principalmente em baixas rotações. Que os nosso colegas me corrijam caso discordem, mas essa é minha opinião. :smt023
Como a sua taxa de compressão está mais elevada, é interessante investir em combustíveis de qualidade, pois qualquer substância "indesejada", associada à pressão mais elevada dentro da cãmara, vai acelerar o processo de combustão e acabar "gilando".
E pra achar um preparador bom aqui? :smt011
Com combustível bom resolve, é o que temos feito aqui, até gasolina Podium e aditivada normal meio-a-meio fica bom, mas no caso não seria problema de adulteração, mais de "nivel superior" mesmo (caso da Podium), mas R$3.20 no litro complica... :(
Alem disso, quando viaja não é todo lugar que tem essa gasolina pra vender.
MonzaClub20EFICHZ escreveu:Outro truque interessante é diminuir o afastamento dos eletrodos, segundo uma vez li, a cada 0,1 mm a menos muda 1 grau de avanço no distribuidor. Fiz isso uma vez no Club e funcionou passei de 1,1 mm para 0,8 mm e parou a pré-ignição. Agora depois da reforma para álcool está de volta a 1,0 mm.
Muito boa essa! tentarei assim que possível! No seu caso tava muito grave ou só quando exigia um pouco mais do motor? se 0,1mm equivale a 1°, vou experimentar 0.9 e ver no que dá :smt023
mello3
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por mello3 »

Aproveita que a taxa de compressão aumentou e abastece álcool.

[]´s
---
Atual Ford Ranger Limited 2020 3.2 Branca Diesel
Ex Monza SL/E 1992 2.0 Vermelho Álcool
Ex Monza SL/E 1987 1.8 Azul Álcool
Ex Monza GLS 1995 2.0 Azul Álcool
Ex Monza SL/E 1986 1.8 Vermelho Álcool
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por 500EF »

Como está a cor das cerâmicas das suas velas atuais? Elas lhe darão uma boa indicação da necessidade de usar outras com grau térmico maior. Se der, tire umas fotos e poste aqui.

Além disso, você tem certeza que o ponto inicial e da correia dentada estão certos?
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
BR MONZA
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagem não lida por BR MONZA »

corrigindo: grilando e não gilando! :mrgreen:
Boooooorn to be WiiiiiiiiiiiiiiiiiLLLLd!
Surfin
Membro GLS (Ní­vel 6)

mello3 escreveu:Aproveita que a taxa de compressão aumentou e abastece álcool.

[]´s
Fica fraco, se colocar uns 15 litros de alcool e completar o resto com gasolina fica bom até, mas ainda assim um pouco mais fraco que só com gasolina.
500EF escreveu:Como está a cor das cerâmicas das suas velas atuais? Elas lhe darão uma boa indicação da necessidade de usar outras com grau térmico maior. Se der, tire umas fotos e poste aqui.

Além disso, você tem certeza que o ponto inicial e da correia dentada estão certos?
Tentarei tirar fotos. Elas foram trocadas em Dezembro e o carro já rodou uns 3mil km, já é possível notar alguma coisa em velas nesse estado?

Não, mas acho que estão certos pois o ponto foi ajustado com a pistola de luz.
Responder