Reduzindo o consumo com apenas R$ 20,00 em peças!

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Fastback
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: Mato Grosso-MT
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: Outro
Ano: 1983
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Reduzindo o consumo com apenas R$ 20,00 em peças!

Mensagem não lida por Fastback »

MonzaClub20EFICHZ escreveu:Só para responder porque a fábrica não fez isso, bom, pense no seguinte, em 1992-94 o Monza era o que havia de mais sofisticado no Brasil, o TOP, os outros eram carburados, ou aquela "maravilha" do carburador eletrônico, alguém lembra disso? Bom quem comprava Monza o primeiro carro realmente de série com injeção (já havia antes mas eram apenas séries especiais), queria desempenho, status, agora pense quem compra um carro assim quer o desenpenho de um Gol 1000 ou de um Uno Mile carburados, nem pensar, o motor tem que ser forte até em baixa rotação nem que isso signifique consumir mais, de outro forma o Monza não teria vendido como vendeu. Sem falar que as revistas especializadas teriam massacrado o carro. Em se tratando de indústria o que vale é vender, assim para o Monza o que vale é desenpenho, para Gol 1000 o que vale é economia.

Mas eu ,17 anos depois, hoje, quero um carro que seja ao mesmo tempo econômico e potente.
É, "em terra de carburadores, quem tem injeçao é rei!" hehehe Só fico intrigado com uma coisa, o EFI nao seria uma espécie de "carburador eletronico" também? Afinal, a TBI assemelha-se muito ao carburador, nao só no seu formato mas também na forma como admite o ar, sem dizer que o sistema nao é "totalmente independente", já que ao invés de uma sonda lambda ele vinha com um potenciometro de CO, o que justificaria o termo "regulagem eletronica" muito mal usado hoje em dia nos carros com injeçao multiponto mais avançadas que vao na oficina, no máximo, pra uma limpeza ou reparo. Regulagem? O que tem pra regular numa injeçao que faz tudo sozinho se ela já vem pronta de fábrica pra trabalhar e vai se adequando às condiçoes com o passar do tempo? No caso do Monza, de tempos em tempos é sempre bom dar uma olhada nos parametros, nas emissoes de gases, na mistura, coisa que é preciso uma regulagem manual obtida através de um diagnóstico eletronico.
Mesmo assim, com certeza o Monza marcou época com esse sistema que, convenhamos, ainda hoje é simples e eficaz, o que faz do Monza uma boa escolha pra quem quer conforto à um custo X benefício excelente, desde que num carro em boas condiçoes.
Sem dizer que, pelo menos pra GM, o que mais tinha de injetado na área?? O Omega. E, o Omega é de uma categoria superior, mais caro. Ou seja, ou o cara ia de Chevette, ou ia de Monza ou ia de Omega. Citando exemplos simples pra comparar apenas...

Convenhamos... Os carros da linha GM sempre foram da linha: "Conforto acima de tudo" até mesmo do consumo. O que acabava resultando em carros confortáveis, com um bom torque e muito prazerosos de se dirigir. :smt023
Isaque&Rebeca:
'83 Chevy Opala Comodoro Cupê 2500 EFI álcool [DailyUse]
'84 Chevy Caravan Comodoro 2500 gasolina ( 4100 detected! :O )

EX-** '95 Chevy Monza GL 2.0 alcool segundo dono, saudades!
EX-** '79 Ford Galaxie Landau 302 V8 saudades!
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por TheRipper »

MonzaClub20EFICHZ escreveu:Só para responder porque a fábrica não fez isso, bom, pense no seguinte, em 1992-94 o Monza era o que havia de mais sofisticado no Brasil, o TOP, os outros eram carburados, ou aquela "maravilha" do carburador eletrônico, alguém lembra disso? Bom quem comprava Monza o primeiro carro realmente de série com injeção (já havia antes mas eram apenas séries especiais), queria desempenho, status, agora pense quem compra um carro assim quer o desenpenho de um Gol 1000 ou de um Uno Mile carburados, nem pensar, o motor tem que ser forte até em baixa rotação nem que isso signifique consumir mais, de outro forma o Monza não teria vendido como vendeu. Sem falar que as revistas especializadas teriam massacrado o carro. Em se tratando de indústria o que vale é vender, assim para o Monza o que vale é desenpenho, para Gol 1000 o que vale é economia.

Mas eu ,17 anos depois, hoje, quero um carro que seja ao mesmo tempo econômico e potente.
No meu carro não é possível sentir nenhuma perda de potência, por causa do mapeamento que fiz na injeção. Se você souber controlar o pé, fica bastante econômico, mas se provocar, o motor responde com disposição, pois meu mapa de injeção é assim. E respondo por que o fabricante não deixou o mapa bem pobre em baixa carga/giro: emissão de NOx e durabilidade. Ou seja, no caso de vistoria anual, como ocorre no Rio, é possível que seu carro fique reprovado (não sei se chegam a medir NOx), então teria que desligar o botãozinho. Sobre a durabilidade, não tenho certeza do quão prejudicial é, mas acho que a economia de combustível a longo prazo acaba compensando.
alpha
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por alpha »

Monzaclube, se tratando de carburador solex simples,qual a numração de gicle mais economica no alcool?
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

Monza S/R 1986 - Alcool - Cor: Prata
William Medeiro
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

No meu Hatch 83 1.6 álcool eu usava 162.75 mmm no principal 62,5 na lenta. Se o seu for 1.8 pode ficar fraco demais, mas uma dica para que o motor enchesse bem quando precisava de potência, eu dava uma puxadinha de leve no afogador, o pessoal que andava comigo não acreditava como ficava bom, ele fazia 0-100 km/h em 11 segundos. nestas condições fazia 6,5 km/l na cidade e 10 km/l na estrada. Ou seja não era muito econômico mas como antes fazia 4,5 na cidade melhorou.
gabrielbacelar
Membro SR (Ní­vel 4)

Mensagem não lida por gabrielbacelar »

como q faz isso no carburado? esse lance do gicle?
..::Projeto Manuais para todos::..
Monza Classic SE 2.0 Gasolina/GNV 88/89
Caixote
Trio Eletrico, AC, 4P, Completao
só nao tem CB

Verde Metálico

Projeto Futuro: Water4Gas
Projeto Mais Pra Frente: Monza Elétrico muito caro :(

199.000 Motor Zerinho. :D
Precisando de um alternador Bosh 90A pra monza 88 Novo. Quem souber onde acho, me avise please! pm-me!!!
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

É meio difícil de explicar sem ter um carburador para tirar fotos, mas sinteticamente a gente abre o carburador retira os giclês e coloca outros de numeração um pouco menor.

Achei alguns tópicos a respeito, veja:

viewtopic.php?f=3&t=6098&p=72777&hilit= ... %AA#p72777
viewtopic.php?f=3&t=4079
viewtopic.php?f=3&t=1258&p=28773&hilit= ... %AA#p28773

Carlos
gabrielbacelar
Membro SR (Ní­vel 4)

Mensagem não lida por gabrielbacelar »

MonzaClub20EFICHZ escreveu:É meio difícil de explicar sem ter um carburador para tirar fotos, mas sinteticamente a gente abre o carburador retira os giclês e coloca outros de numeração um pouco menor.

Achei alguns tópicos a respeito, veja:

viewtopic.php?f=3&t=6098&p=72777&hilit= ... %AA#p72777
viewtopic.php?f=3&t=4079
viewtopic.php?f=3&t=1258&p=28773&hilit= ... %AA#p28773

Carlos
vlw... vo tentar fazer!!
..::Projeto Manuais para todos::..
Monza Classic SE 2.0 Gasolina/GNV 88/89
Caixote
Trio Eletrico, AC, 4P, Completao
só nao tem CB

Verde Metálico

Projeto Futuro: Water4Gas
Projeto Mais Pra Frente: Monza Elétrico muito caro :(

199.000 Motor Zerinho. :D
Precisando de um alternador Bosh 90A pra monza 88 Novo. Quem souber onde acho, me avise please! pm-me!!!
juliano carlo

Mensagem não lida por juliano carlo »

Olá,fiquei interessado em fazer essa adapatação no meu kadet 93 efi mas, tenho uma duvida em qual o tipo de potenciomentro usado, pois, um eletrecista disse que existe dois modelos, linear e ...... Outra duvida, se o carro for a alcool original funciona bem? E quanto faz por litro? Desde já agradeço
Responder