Problema: Afeta o posicionamento da Bomba d'agua, causando perda de eficiencia da mesma.
![Imagem](http://img380.imageshack.us/img380/8006/93928109qx6.jpg)
Tensionador GM original do carro, foi tirado pois o rolamento está roncando.
![Imagem](http://img376.imageshack.us/img376/8090/25497410hc7.jpg)
Posicionamento da bomba de acordo com os tensionadores:
Flexa azul: Posicionamento com Tensionador da SKF
Flexa Amarela: Posicionamento com Tensionador da GM
Flexa Vermelha: Marcação a lapis na bomba
[Informação Incluída 18/12 12:07]
Quanto mais próximo da saliencia do bloco, melhor eficiencia da bomba d'agua.
Pode ser isso o problema do meu estar ligando a ventoinha td hora.
Para ficar mais claro, tirei fotos da visão do gargalo do bloco:
![Imagem](http://img255.imageshack.us/img255/2167/85671503jl3.jpg)
Observem que o centro da hélice fica perfeitamente alinhado ao centro do gargalo quando a bomba está posicionada na saliência do bloco. Tanto é que os monza 95 e meio/96 é fixado nesta posição.
![Imagem](http://img410.imageshack.us/img410/6332/63897283ym5.jpg)
Usando o tensionador SKF notei que a bomba d'agua fica muito fora da saliência, tenho certeza que isto que está deixando a ventoinha ligar td hora em 2º estágio.
Assim penso eu que há dificuldade de centrifugação da água que vem do radiador e do reservatorio. Fora que acho que por ficar muito proximo o eixo da bomba no bloco, posso ter problemas de barulho. :smt017
![Confuso :?](./images/smilies/icon_confused.gif)