Painel digital com iluminação por LEDs
-
- Membro SL/E (Nível 3)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Painel digital com iluminação por LEDs
O tutorial é muito bom e vou usar a idéia da cola quente!Porém eu primeiro trocarei os leds do console e intrumentos, pois comprei leds brancos e difusos de 15000 mdc com resistores de 1k ohm e estou esperando chegar pelo ML.
No painel digital eu ainda tenho dúvidas quanto aos leds.
Eu acho que a galera usa de 5mm, com resistores de 560 ohm e de 20 mil mdc.
E tem que ser difuso no painel, pois no kadetteiros e no tutorial não é difuso e nem lixado, inclusive teve gente colocou leds nos tres furos das lâmpadas do painel e até usou os soquetes originais.
Fiquei com dúvidas para compra dos leds do painel! Se puder me ajudar!
Obrigado
No painel digital eu ainda tenho dúvidas quanto aos leds.
Eu acho que a galera usa de 5mm, com resistores de 560 ohm e de 20 mil mdc.
E tem que ser difuso no painel, pois no kadetteiros e no tutorial não é difuso e nem lixado, inclusive teve gente colocou leds nos tres furos das lâmpadas do painel e até usou os soquetes originais.
Fiquei com dúvidas para compra dos leds do painel! Se puder me ajudar!
Obrigado
Mauro Bastos
Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 (4 portas) viewtopic.php?f=5&t=6028
Painel Digital,CB, Trava, vidros e mala elétrica, DH, AC, rodas Originais diamantizadas, volante regulável, console com leds de alto brilho, bancos de couro, Oléo GTX alta quilometragem, MILITEC, Gasolina e GNV (18m³), Som (caixa selada).
Monza é Monza...hehehehehe
Painel Digital,CB, Trava, vidros e mala elétrica, DH, AC, rodas Originais diamantizadas, volante regulável, console com leds de alto brilho, bancos de couro, Oléo GTX alta quilometragem, MILITEC, Gasolina e GNV (18m³), Som (caixa selada).
-
- Membro SL (Nível 1)
Eis a questão! Eu dei um "time" temporário, nesse lance das trocas das lâmpas originais por LEDs. Afinal faltam informações conclusivas ainda! Cada um fala um bagulho! :smt011 Mas a onde tem o tutorial,mais explicado é aquele dos Kadetteiros ´(já q os Monzeiros não tem ainda) Mas na minha opnião e sabedoria, os LEDs tem q ser de 3mm mesmo, pois, LED maior, não quer dizer que ilumine mais, pq "tamanho não é documento"
Um LED de 15.000 mcd ou outro "mcd" qualquer, de 3 0u 5mm, produzem a mesma luminosidade! Assim "cabe" mais LEDs nos espaços da lamp. originais! ficando mais "forte" a iluminação! E ao imvés de lixa-los, é melhor cortar com uma serrinha a pontinha deles,assim os LEDs ficam bem encostados naquele acrílico difusor sem furar como diz o tutorial,bastando cola-quente. Quanto aos resistores, pode ser muito complexo hehehe, pois resistores de homagem menor ligados aos LEDs, até funciona, e não necessáriamente influi "até certo padrão" na luminosidade deles! Mas influi diretamente na durabilidade do LEDs! Pois vai saber a qualidade do fabricante! Eu já coloquei um LED branco por ex. no carro com 1 resistor de 1K!!!! sendo que podia até liga-lo num resistor de 470 homs! E o LED queimou com 1 K!!! Comprei outro de "supostamente" outro fabricante, e tá até hoje! faz 1 ano já. Agora imagine se tiver LED ou LEDs no P.D queimando? Qui mão de obra! Por isso por segurança use resistores de 1K!! E lembre-se que o carro em funcionamento,a tensão não é 12V mas sim 14V!!

-
- Membro SL/E (Nível 3)
Show de bola Dani!
Isso que eu precisava ler, pois ficava imaginando a perturbação que seria ter que ficar trocando led no PD!
Um amigo vai no Paraguai...se estes Leds vem de lá eu vou pedir uns 30....
Abraços
Isso que eu precisava ler, pois ficava imaginando a perturbação que seria ter que ficar trocando led no PD!
Um amigo vai no Paraguai...se estes Leds vem de lá eu vou pedir uns 30....

Abraços
Mauro Bastos
-
- MODERADOR
- Estado: Ceará-CE
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Dani MPFI escreveu: mesmo, pois, LED maior, não quer dizer que ilumine mais, pq "tamanho não é documento"Um LED de 15.000 mcd ou outro "mcd" qualquer, de 3 0u 5mm, produzem a mesma luminosidade! Assim "cabe" mais LEDs nos espaços da lamp. originais! ficando mais "forte" a iluminação! E ao imvés de lixa-los, é melhor cortar com uma serrinha a pontinha deles,assim os LEDs ficam bem encostados naquele acrílico difusor sem furar como diz o tutorial,bastando cola-quente.
Bem, existe um pequeno porém: não existe led de 3mm de 25.000 MCD. Parece que a potência máxima do de 3mm, são 15.000 MCD.
Fazendo uma conta boba, 14 leds de 25.000 MCD, daria uma potência aproximada de 350.000 MCD. Para obtermos a mesma luminosidade com leds de 3mm, seria necessário colocar 24 leds, isso no caso da potência do de 3mm ser de 15.000MCD, pois de for de 10.000 MCD, seriam necessários 35 leds. Agora pergunto: há espaço para isso?
Sem falar no custo, o led de 3mm as vezes é mais caro, ou tem o mesmo preço de um de 5mm.
Mas eu já comparei os dois; 5 e 3mm e, tive a impressão do de 5mm iluminar mais, pode ser efeito psicológico, não sei.
Outra coisa, não sei se você leu bem o tópico, pois nunca foi falado em colocar os leds nos locais das lâmpadas, nós colocamos os leds DIRETAMENTE no acrílico responsável por espalhar a luz pelo LCD.
Também não falamos em lixar os leds, pois já podemos comprar estes difusos (foi assim que usei), com a cabeça cortada.
Se vc prestar atenção no acrilico que fica dentro do PD, vai ver que tem um acrílico do lado esquerdo (mostradores de temp, óleo, comb, bateria), no meio o de velocidade e do lado direito o RPM, ou seja, são 3 acrílicos ao todo. Por tras, eu coloquei 4 LED'S no acrílido do lado esquerdo + 3 leds no acrílico do velocimetro, na parte do lado esquerdo, totalizando ai, 7 leds do lado esquerdo. Do outro lado foi feito da mesma maneira, totalizando mais 7 leds, ou seja, 14 leds ao todo, 7 de cada lado.
E por último, nunca falamos em perfurar o acrílico, se vc observar o primeiro post deste tópico, verá que o Eduardo fala que eu dei a dica de cola-los com cola quente diretamente no acrílico. COmo eles são difusos, ficariam colados "em pé" no acrílico:smt023
No meu carro todos os leds estão com resistores de 560 ohms, os leds do console tem mais de 2 anosDani MPFI escreveu: Quanto aos resistores, pode ser muito complexo hehehe, pois resistores de homagem menor ligados aos LEDs, até funciona, e não necessáriamente influi "até certo padrão" na luminosidade deles! Mas influi diretamente na durabilidade do LEDs! Pois vai saber a qualidade do fabricante! Eu já coloquei um LED branco por ex. no carro com 1 resistor de 1K!!!! sendo que podia até liga-lo num resistor de 470 homs! E o LED queimou com 1 K!!! Comprei outro de "supostamente" outro fabricante, e tá até hoje! faz 1 ano já. Agora imagine se tiver LED ou LEDs no P.D queimando? Qui mão de obra! Por isso por segurança use resistores de 1K!! E lembre-se que o carro em funcionamento,a tensão não é 12V mas sim 14V!!

Abraço

Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
-
- Membro SL (Nível 1)
SIM DIEGO,É Q NAQUELE TUTORIAL LÁ DOS KADETTEIROS,CHEGARAM A FURAR O ACRÍLICO! "BURRICE" POIS A DICA DE "CHAMAR NA COLA-QUENTE" É MUIIIIIIITO MELHOR,SEM FALAR Q SE DER m...
,É TOTALMENTE REVERSÍVEL. AGORA,REALMENTE TO POR FORA DO MÁXIMO DE "MCDs" QUE OS LEDs DE 3mm CHEGAM,POIS O TUTORIAL ESQUECEU DE MENCIONAR, MAS SUPONDO QUE "ELES ALI DOS KADETEIROS" USARAM LEDs DE 15 MIL MCD, BOM,PELAS FOTOS,A ILUMINAÇÃO FICOU PERFEITA, MAS VC BOTOU OS LEDs AI NO SEU P.D, LOCALIZADOS FORA DO LOCAL PADRÂO DAS LAMP. ORIGINAIS? PELAS FOTOS DO TUTORIAL DOS "KADETTEIROS" A QUANTIDADE DE "LUZ" FICOU BOA! MAS USAR LEDs AZUIS EM TUDO!!! A ILUMINAÇÃO AZULADA FICA BOA MAIS LCD CENTRAL "VELOCIMETRO" JÁ OS LCDs DA PONTA ESQ, E DIR. É MELHOR LED BRANCO,POIS USANDO LEDs AZUIS, NEM APARECE AS "CORES"PRINCIPALMENTE DO LCD ESQ. E FAZER COM Q AS CORES NÃO SI MISTUREM É MUITO FÁCIL! TENTE EXPLICAR PASSO PASSO AI PRA NÓIS! CONTE DIREITINHO COMO VC FEZ NO SEU! AH E SE PUDER,FOTOS,PODE SER DO P.D LIGADO MESMO!

-
- Membro SL/E (Nível 3)
Então para ficar mais simples:
**Painel Digital**
14 leds de 5mm com 25000mcd Brancos(ou a cor que preferir
) e Difusos(cabeça reta) e usar resistores de 560 ohm, alguns usam de 1k para aumentar sua durabilidade.
Para comprá-los basta procurar no mercado livre tem vendedores como JAPALIGHTING e NEONLIGHT! Os leds já vem montados, basta pedir ao vendedor.
Usar cola quente para fixá-los no acrílico, sendo 7 de cada lado.
Quem quizer pode usar o esquema dos kadetteiros para se ter uma idéia do local onde se deve fixar os leds com cola quente sem precisar furar.: http://www.kadetteiros.com/forum/viewto ... igital#p52
A primeira parte da desmontagem fica assim: viewtopic.php?f=14&t=6114
Fechou?
**Painel Digital**
14 leds de 5mm com 25000mcd Brancos(ou a cor que preferir

Para comprá-los basta procurar no mercado livre tem vendedores como JAPALIGHTING e NEONLIGHT! Os leds já vem montados, basta pedir ao vendedor.
Usar cola quente para fixá-los no acrílico, sendo 7 de cada lado.
Quem quizer pode usar o esquema dos kadetteiros para se ter uma idéia do local onde se deve fixar os leds com cola quente sem precisar furar.: http://www.kadetteiros.com/forum/viewto ... igital#p52
A primeira parte da desmontagem fica assim: viewtopic.php?f=14&t=6114
Fechou?

Mauro Bastos
-
- Membro SL/E (Nível 3)
Troque os leds do painel digital e.....continua verde!!! ahauahauhauh
Fiquei decepcionado...putz, uam trabalheira monstra e ficou vede limão, mais bonito e mais forte!
Hulk é cruel!
Acho que eu tenho que trocar o pelo papel gelatina azul claro ou branco, ou, colocar mais leds!
Coloquei 14, sendo 7 de cada lado como no tutorial, de 5mm 25.000mdc e difusos!
olha que doidera..
Começei a trocar os botões do vidro elétrico e está ficando muito bom!!!
Fiquei decepcionado...putz, uam trabalheira monstra e ficou vede limão, mais bonito e mais forte!
Hulk é cruel!
Acho que eu tenho que trocar o pelo papel gelatina azul claro ou branco, ou, colocar mais leds!
Coloquei 14, sendo 7 de cada lado como no tutorial, de 5mm 25.000mdc e difusos!
olha que doidera..

Começei a trocar os botões do vidro elétrico e está ficando muito bom!!!
Mauro Bastos
-
- Membro SL/E (Nível 3)
O Painel na parte superior está começando a escurecer!
Eu tenho quase que certeza que devido ao calor a cola quente no seu interior amoleceu e os leds devem estar fora da posição do acrílico!
Estou começando a pensar em fazer uma furação no acrílico como os kadetteiros fizeram!
Vou procurar saber que tipo de broca se usa nesse serviço!
Valeu
depois posto a foto do painel!
Eu tenho quase que certeza que devido ao calor a cola quente no seu interior amoleceu e os leds devem estar fora da posição do acrílico!
Estou começando a pensar em fazer uma furação no acrílico como os kadetteiros fizeram!
Vou procurar saber que tipo de broca se usa nesse serviço!
Valeu
depois posto a foto do painel!
Mauro Bastos