Restauração Monza Classic 500 EF

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Restauração Monza Classic 500 EF

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Marcell 500 EF escreveu:
Sheldonn escreveu:Marcell :smt119 :smt119 :smt119 meu Deus do céu.
O seu serviço no 500EF está muito bonito e adando a toque de caixa hein? Fui pedir para vc por força na peruca e ai o que deu né...
De qualquer forma está muito bonito o serviço.
Quanto as lanternas o que o Diego te falou tá valendo. Lixa 2000 e depois massa de polir deixam ela 0 Km.
O assoalho restam algumas dúvidas: depois de você raspá-lo completo você irá usar um fundo primer?
De resto basta desejar uma boa sorte e muita força na peruca p terminar o Monzão. Um abraço a aguardamos mais fotos.
É uma honra receber esta mensagem sua amigo Sheldonn.

Pois bem, quanto as lanternas, eu vou passar uma lixa 2000 sim e massa de poir.

Com relação ao assoalho, não vou passar nenhum primer pois eu vou colocar manta para fazer o isolamento, o que vai tapar todo o assoalho, então não vejo necessidade nenhuma em fazer isto.

O serviço andou rápido de um tempo para cá, e tenho mais umas surpresas para fazer a qual ninguém ainda sabe. Mas ao longo do tempo vou colocar sim as fotos no fórum com toda a certeza.

A satisfação é tanta, e sempre tenho mais e mais coisas para fazer no carro.

Mais uma vez, obrigado pela homenagem.
Marcel, tem que passar fundo primer antes de fibrar. A chapa vai estar "nua", passe um fundo fosfatizante. Se vc não passar nada, a ferrugem volta na certa.
O ideal é vc comprar PCF, pois além de converter a ferrugem, ele é fundo fosfatizante :smt023

Fica a dica: Coloque a fibra por cima somente depois de aplicar o fundo fosfatizante. Pode passar o wash primer(mas precisa de compressor) ou pode usa o PCF, passa com pincel mesmo.

Mas o ideal mesmo, seria fazer a solda, solda mig.

:smt023
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

tem que proteger a lata como o diego falou. outra opção e passar emborrachamento(bate pedra) mas o base solvente tem quer ser, o base daqua cria ferrugem na certa

engana-se achar pq vai passa a manta vai ta protegido pelo contrario o ar esta cheio de umidade,os dedo entrou em contato com o metal e isso cria humidade.

tem primer em spray
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Sheldonn
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Sheldonn »

Exatamente Diego e Rafaelo. A minha maior preocupação com o carro do Marcell é exatamente essa. Como ele está tratando a ferrugem com o TF4 (apesar de não saber como esse produto funciona), a proteção original do carro se perde, então ao meu ver se faz extremamente necessário que se renove a proteção do assoalho. Caso o Marcell coloque somente a manta asfáltica a propabilidade da ferrugem voltar é de 100%, justamente como o Rafaelo falou a umidade está presente qm lugar que nem sequer imaginamos.
Então meu caro Marcell indico o seguinte: Passe a escova de aço que o Rafaelo e o Diego falaram, o seu assoalho vai ficar 0 Km e a ferrugem vai desaparecer quase que totalmente. Caso aja algum buraquinho formado pela ferrugem o ideal será fazer com solda mig. Após o tratamento da ferrugem e da escovada dê uma bela limpeza no assoalho com thinner e desengraxante, deixe bem limpo mesmo, nada de água nesse processo. Atenção: certifique-se que o assoalho está completamente seco. Logo em seguida utilize um produto para fazer o emborrachamento do assoalho, por que esse produto impermeabilizará todo a extensão da chapa sem deixar que a umidade a ataque. Depois de emborrachado seria bom uma leve demão de wash primer e então uma borrifadinha de tinta preta que servirá de uma proteção extra e ficará 100% original e protegido. Depois cole a manta asfáltica e termine esse Monzão que estamos ansiosos para ver o resultado final.
Abraço, força na peruca e estamos por aqui para qualquer coisa meu amigo.
Monza Classic Se - Chevrolet andando na frente.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

Sheldonn está correto é esse mesmo o processo que se faz. oque o Diego falou tb é valido se nao quiser passar primer blz entao passe wash primer(fosfatizante verde) que é mais barato que primer so que nao tem poder de enchimento. mas eu ainda prefiro primer(por custos e por ser um lugar sem "importancia" usar primer universal)

outra fato importante é quando aplicar a manta ela vai criar bolsas de ar isso a umidade fica presa criando a ferrugem por isso a importancia de ter um isolante(primer,wash,tinta,bate pedra etc)

ah faz o alto todo com spray é caro, oque vc pode faze e pega emprestado um compressor ou um compresor de ar direto que tb da pra esse fim. material nao gasta 20,00 pra vc mesmo fazer :)
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Sheldonn

Isso mesmo Rafaelo. A preocupação é grande por que ferrugem no assoalho a gente quase nunca percebe, pois é um local de dificil acesso até mesmo por que sempre está coberto pelo carpete do assoalho e aí quando vamos perceber, a ferrugem já está em um nível muito alto orejudicando de forma substancial o assoalho.
Por isso meu amigo Marcell, já que você está tendo tanto critério acredito que nesse ponto não irá relaxar. Deixa o Monzão parado por mais um tempo, junta uma graninha a mais, mas faça o serviço bem feitinho, por que com certeza, eliminará toda e qualquer possibilidade de dores de cabeça futuras.
Só para relembrar a sequência é a seguinte: Anti ferrugem (wash primer, aquele verdinho) , emborrachameto, primer (pode ser o universal), tinta. Somente depois disso usa-se a manta asfáltica.
Faça assim que o Monzão vai ficar show.
Abraço amigo e estamos aqui para qualquer coisa.
RicardoDS
MODERADOR
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por RicardoDS »

Acabei de re-ler praticamete o tópico todo.
Marcell, que coragem em desmontar tudo!!! Andamento da restauração está excelente :D
Só não sei como você aguenta com o Monza todo esse tempo parado, eu já estaria ficando maluco :lol:

:smt023
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

Ricardo, eu já passei do estado de maluco. Estou é doido mesmo hahaha.

Vendo tudo o que eu já fiz no carro, realmente, é muita coisa mesmo. Mas tenho muito chão pela frente ainda que eu quero fazer. Quero fazer tudo, mas uma vez apenas. No interior, as únicas coisas que vai faltar, vai ser os bancos em couro novos. Quero desmontar o teto também e fazer o tratamento térmico. Mas nem vi ainda como desmontar o teto. Vou ver isso daqui umas 2 ou 3 semanas.
Sheldonn

Marcelzão e aí meu amigo como anda a reforma?
Estamos aqui bem ansiosos para saber como tudo está se transcorrendo. Não se esqueça que estamos por aqui torcendo para que tudo corra bem.
Força na peruca meu amigo e vamo botar o Monzão p frente.
Trancado