Modulo Injeção 16166009 AYMN

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Modulo Injeção 16166009 AYMN

Mensagem não lida por RappeR »

Boa tarde.
O meu é um Monza SL/E 2.0 álcool 1992.
Recentemente estava com prob no eletroventilador, pensei q estivesse queimado e fui testar direto na bateria, mas esqueci de desligar os borne acabei fazendo algo errado e deu curto forte, umas duas vezes ao encostar no positivo. No mesmo dia percebi q o carro ficou ruim fraco, como se tivesse amarrando e a temperatura trabalhando de forma irregular... No outro dia vindo trabalhar, no meio do caminho o carro morreu e apagou do nada, como se fosse um corta combustível e não pegou mais.
Já foi verificado a bomba de combustível, o distribuidor, o modulo hei, a bobina impulsora, a bobina de ignição e tudo funcionando.
Desconfio que a central está queimada. Tem um desmanche próximo de mim que tem vários módulos com outra numeração.
Alguém sabe me dizer qual outra numeração consigo testar no meu carro, porque o cara não tem exatamente essa igual do meu.
modulo.jpeg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Re: Modulo Injeção 16166009 AYMN

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Se a Mencall da sua UCE (Unidade de Comando Eletrônico) estiver bom, você pode pegar outra central qualquer da Multec 700 e colocar a Mencall da sua central. Nele vai todas as programações do seu carro, no caso Monza 2.0 EFI álcool.
Agora, caso a Mecall estiver danificada, vai ter de colocar outra central com os mesmos códigos da sua.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)

Carlos A. Freire escreveu: 28 Ago 2025, 15:01 Se a Mencall da sua UCE (Unidade de Comando Eletrônico) estiver bom, você pode pegar outra central qualquer da Multec 700 e colocar a Mencall da sua central. Nele vai todas as programações do seu carro, no caso Monza 2.0 EFI álcool.
Agora, caso a Mecall estiver danificada, vai ter de colocar outra central com os mesmos códigos da sua.

Abs,

Carlos Freire
Boa tarde Carlos. N sei se entendi bem. Então se for só para 'testar' se é a UCE, pode ser qualquer uma até mesmo do 2.0 Gas ou 1.8 Gas, é isso?
Se o carro não funcionar pode ser a Mencall, e nesse caso somente uma UCE com a mesma numeração da minha?

Eu tenho aquele Scanner Multec 700 Dashboard que pluga na UCE, mas ele só funciona com carro ligado.
Não sei se da pra fazer algum teste...
Carlos A. Freire
MODERADOR
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

RappeR escreveu: 28 Ago 2025, 15:16

Boa tarde Carlos. N sei se entendi bem. Então se for só para 'testar' se é a UCE, pode ser qualquer uma até mesmo do 2.0 Gas ou 1.8 Gas, é isso?
Se o carro não funcionar pode ser a Mencall, e nesse caso somente uma UCE com a mesma numeração da minha?

Eu tenho aquele Scanner Multec 700 Dashboard que pluga na UCE, mas ele só funciona com carro ligado.
Não sei se da pra fazer algum teste...
Você não entendeu... O circuito eletrônico é tudo igual nas centrais Multec 700 de Monza e Kadett, o que muda é a Mencall. Então, pode pegar qualquer central dessa e trocar a Mencall colocando a da sua. Se funcionar já sabe o que é, desde que deixe marcações para futuras manutenções e o profissional não faça diagnóstico errado por conta do código diferente.
A Mencall é a memória de trabalho da central e nela ficam todos os dados e parâmetros do carro.
Se tirar a capa superior da central, vai ver uma peça com uma carcaça azul. Essa é a Mencall e é só encaixada na central
Mencall.jpg
Abs,

Carlos Freire
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)

Carlos A. Freire escreveu: 28 Ago 2025, 15:53 Você não entendeu... O circuito eletrônico é tudo igual nas centrais Multec 700 de Monza e Kadett, o que muda é a Mencall. Então, pode pegar qualquer central dessa e trocar a Mencall colocando a da sua. Se funcionar já sabe o que é, desde que deixe marcações para futuras manutenções e o profissional não faça diagnóstico errado por conta do código diferente.
A Mencall é a memória de trabalho da central e nela ficam todos os dados e parâmetros do carro.
Se tirar a capa superior da central, vai ver uma peça com uma carcaça azul. Essa é a Mencall e é só encaixada na central
Mencall.jpg

Abs,

Carlos Freire
Ah sim, agora entendi. Tirar a Mencall do meu e colocar na outra UCE. Caso seja problema na Mencall, precisarei encontrar um módulo com a mesma numeração do meu...

Obrigado.
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)

Carlos A. Freire escreveu: 28 Ago 2025, 15:01 Se a Mencall da sua UCE (Unidade de Comando Eletrônico) estiver bom, você pode pegar outra central qualquer da Multec 700 e colocar a Mencall da sua central. Nele vai todas as programações do seu carro, no caso Monza 2.0 EFI álcool.

Abs,

Carlos Freire
Depois de testar praticamente tudo, descobri que o problema era na bomba de combustível. Comprei outra e resolveu o problema. Ela estava com barulho fraco ao girar a chave no contato, devido ainda assim continuar fazendo barulho não desconfiei dela. Provavelmente já estava sem pressão?
Só que eu já havia ligado ela direto na bateria. Esse teste não funciona para descartar problema nela?
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1989
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por tyo »

RappeR escreveu: 29 Ago 2025, 17:14

Abs,

Carlos Freire
Depois de testar praticamente tudo, descobri que o problema era na bomba de combustivel. Comprei outra e resolveu o problema. Ela estava com barulho fraco ao girar a chave no contato, devido ainda assim continuar fazendo barulho não desconfiei dela. Provavelmente já estava sem pressão? Só que eu já havia ligado ela direto na bateria. Esse teste não funciona pra descartar problema nela?
Para testar a bomba não é esse o procedimento. Tem que medir a pressão (2.0 bar) e a vazão (1,5 litro).
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)

tyo escreveu: 29 Ago 2025, 18:01 Para testar a bomba não é esse o procedimento. Tem que medir a pressão (2.0 bar) e a vazão (1,5 litro)
Mas para fazer esse teste o carro precisa ligar, não é?
Não estava ligando...
Responder