Como muitos estão sabendo, o governo, através de um de seus órgãos, está para lançar um novo combustível que, segundo alguns, vai livrar o país da importação de gasolina.
Parece ótimo, mas para quem tem um Monza à gasolina, principalmente se for um EFI, cujo manual diz que a quantidade máxima de etanol na mistura é de 21%, a notícia pode não ser tão boa assim.
Nos carburados ainda existe a velha fórmula de alterar giclês do carburador e adiantar o ponto de ignição, coisa que eu mesmo fiz no meu antigo Chevette, que comprei em 1975, quando nossa gasolina continha só 2% de álcool e essa porcentagem foi aumentando ano a ano.
No EFI não tem como mexer nisso, a não ser reprogramando uma das memórias da ECU. Até se pode adiantar o avanço inicial (10º), mas de maneira empírica.
Segundo li hoje, andaram fazendo teste com esse tal combustível em algumas motos e elas não aceitaram bem o tal. Principalmente na partida.
Acho que o pessoal do Sul vai sofrer mais, se de fato o E30 tiver pior desempenho na partida, pois no frio da gauchéia tudo piora.
Vamos ver no que isso vai dar. Ah, os autores da ideia dizem que a gasolina vai ficar mais barata...R$0,13 por litro. Em compensação, nossos carros vão fazer menos quilômetros por litro, certamente. Os caras estão de sacanagem, só pode.

Abs