Dúvida Mangueiras do cavalete de água.
-
- Membro SL (Nível 1)
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Não tenho Monza :(
- Motor: 1.8
- Ano: 1993
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Dúvida Mangueiras do cavalete de água.
Estou com um vazamento em uma das mangueiras do cavalete de água, a de baixo. Gostaria de saber onde esta mangueira é ligada e se consigo efetuar a troca.
P.S. tenho um conhecimento básico de mecânica.
-
- Membro SL (Nível 1)
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Não tenho Monza :(
- Motor: 1.8
- Ano: 1993
Re: Dúvida Mangueiras do cavalete de água.
Vi aqui no fórum que é ligada no tubo dágua e no coletor de admissão, confere?
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
A na traseira dessa peça há duas saídas. A de cima vai ao ar quente ou fica tampada se não tiver o equipamento. A de baixo vai ao coletor de admissão.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Ano: 1994
andreirrodriguesEstou com um vazamento em uma das mangueiras do cavalete de água, a de baixo. Gostaria de saber onde esta mangueira é ligada e se consigo efetuar a troca.
Não quero desanimá-lo, mas em 2013 meu Monza apresentou vazamento nessa mangueira (numa junção que existe nela com uma mangueira mais fina) e eu levei o carro a uma oficina onde costumava levar meus carros.
Os mecânicos apanharam muito para fazer o serviço. Principalmente por causa do acesso à braçadeira que fica na saída do cavalete.
E olha que o carro estava no elevador e eles tinham todas as ferramentas necessárias.
Se você tentar substituir a mangueira em casa e o serviço ficar pela metada, vai ter de rebocar (guinchar) o Monza até uma oficina e aí pode ficar mais caro. Eu paguei na época 90 reais para fazerem o serviço. Claro que isso foi há 7 anos e cada oficina tem seus preços.
Caso a braçadeira que eu citei esteja fácil de remover e instalar, você pode fazer em casa o serviço. Mas eu não aconselho.
Note que a figura está invertida (número original da mangueira:93201927): Abs
Nota: minha profissão é da área de mecânica, mas tem certos serviços que não compensa fazer em casa. Principalmente esses onde é preciso erguer o carro. Se você não possuir cavaletes vai se arriscar trabalhando embaixo do Monza. Macacos não são confiáveis.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
- Gilmar Martins
- Membro Classic (Nível 7)
- Modelo: Monza Classic SE
- Ano: 1991
- Injeção: MPFi
Caro Sr Carlos.Carlos A. Freire escreveu: ↑19 Out 2020, 03:26 A na traseira dessa peça há duas saídas. A de cima vai ao ar quente ou fica tampada se não tiver o equipamento. A de baixo vai ao coletor de admissão.
Quer dizer então que se eu quiser desativar o sistema do ar quente, é só colocar um tampão na saída de cima do cavalete da válvula termostática?
Pergunto isso por que estou com um problemão de vazamentos no sistema e está difícil encontrar uma mangueira de boa qualidade para resolver o problema, Já que o meu sistema está desativado (radiador do ar quente está avariado), eu estou com muita dificuldade de resolver o problema. Daí é só colocar um tampão também no cano de distribuição.
É Isso e não fará diferença no sistema de arrefecimento?
Gilmar,
Vectra 97 GLS
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Ano: 1996
Olá Gilmar.Gilmar Martins escreveu: ↑23 Fev 2025, 19:46 Caro Sr Carlos.
Quer dizer então que se eu quiser desativar o sistema do ar quente, é só colocar um tampão na saída de cima do cavalete da válvula termostática?
Pergunto isso por que estou com um problemão de vazamentos no sistema e está difícil encontrar uma mangueira de boa qualidade para resolver o problema, Já que o meu sistema está desativado (radiador do ar quente está avariado), eu estou com muita dificuldade de resolver o problema. Daí é só colocar um tampão também no cano de distribuição.
É Isso e não fará diferença no sistema de arrefecimento?
Gilmar,
Sim, é só colocar um tampão apropriado na saída de cima do cavalete da válvula termostática e outro no tubo de distribuição de água, onde os dois locais se refere a entrada e saída do radiador do ar quente.
Quando o Monza não tem ar quente de fábrica ele vem com essa configuração.
Também pode conectar uma mangueira de entrada na de saída ou uma mangueira do cavalete ao tubo de distribuição. Mas fazemos desta forma quando temos a intenção de corrigir o problema e trocar o radiador do ar quente.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Modelo: Monza Classic SE
- Ano: 1991
Sr Carlos, muito obrigado pelas informações.
Abçs
Gilmar
Abçs
Gilmar