Ar condicionado não funciona

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Luiz_Alencar
Mensagens: 1
Registrado em: 27 Mar 2024, 15:44
Cidade: Pirapora do Bom Jesu
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Ar condicionado não funciona

Mensagem não lida por Luiz_Alencar »

Boa tarde a todos.

Comprei um Monza GLS 96, estou muito feliz com o carro, porém sempre tem algo para fazer, kkk!

Quando comprei, o ar condicionado e o ventilador interno, estava funcionando e gelando, porém parou recentemente.

O primeiro passo, fui olhar os fusíveis e relés, estão ok.

Segundo passo fui olhar a chave seletora, estava quebrada no encaixe somente, com enforca gato. E aparentemente quando sobe a movimenta a chave para cima e para baixo, a chave seletora funciona junto.

Porém o ar condicionado não funciona e nem o ventilador.

Pode estar relacionado a essa chave seletora, ou pode ser outro problema?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ar condicionado não funciona

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Boa noite.

Verificou se a luz de carga da bateria acende ao ligar a ignição e apaga assim que o motor entra em funcionamento?

Se o alternador não carregar o ar condicionado e a ventilação interna deixam de funcionar.
Ou seja, um simples lâmpada do painel, pode não funcionar o alternador e como consequência, não carregar a bateria e não funcionar o ar condicionado e a ventilação interna.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4217
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ar condicionado não funciona

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Uma vez eu estava na estrada com meu Monza GLS 94/95 quando o ar condicionado parou de funcionar.
Nesse momento a luz de carga da bateria funcionava corretamente e o voltímetro do painel indicava voltagem normal.
Depois descobri que o que fez desligar o ar condiconado foi o cabo de saída do alternador em mau estado, com muito zinabre.
Ou seja, apesar de tudo parecer OK, o alternador não estava fornecendo a carga necessária para a bateria.
Sugiro uma inspeção no cabo de saída do alternador. É um ponto crítico do sistema elétrico do Monza.
No citado Monza 94/95 substituí o chicote completo. Naquela época existia o chicote à venda.
No caso do meu Monza GLS 94 atual, substituí só a parte do cabo que vai do motor de arranque até a saída do alternador. Coloquei logo dois cabos, por garantia.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder