Caros amigos, tenho um Monza GLS 96 e toda vez que eu pego trânsito com o ar condicionado ligado o mesmo aquece, ou seja, a temperatura sobe, a luz espia acende, mas o motor não joga água para fora do reservatório. Outro detalhe, o reservatório de água está sempre no nível, não está tendo perda de água.
Já foram trocados, válvula termostática, sensor de temperatura, limpeza do radiador, bomba d'água, resistência da ventoinha e o relê do ar condicionado.
Será que alguém pode me esclarecer essa problema?
Motor aquecendo com ar ligado
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- Carlos A. Freire
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Re: Motor aquecendo com ar ligado
A causa pode ser muitas, mas todas envolve pouco fluxo de ar na troca de calor com radiador.
Principais causas:
- Obstrução interna e externa no radiador
- Obstrução externa no condensador
- Aplicação errada do radiador
- Aplicação errada ou defeito na ventoinha do radiador
- Aplicação errada na hélice da ventoinha
- Ventoinha só funciona em uma velocidade (resistência aberta, relê com defeito ou pressostato do A/C com defeito)
- Aterramento entre motor e carroceria deficiente
- Chicote com problemas.
Temos muitos tópicos sobre o assunto, com sintomas, causas e soluções. Use a ferramenta de busca deste fórum para encontrar essas informações, que lhe serão muito útil nessa manutenção.
Abs,
Carlos Freire
Principais causas:
- Obstrução interna e externa no radiador
- Obstrução externa no condensador
- Aplicação errada do radiador
- Aplicação errada ou defeito na ventoinha do radiador
- Aplicação errada na hélice da ventoinha
- Ventoinha só funciona em uma velocidade (resistência aberta, relê com defeito ou pressostato do A/C com defeito)
- Aterramento entre motor e carroceria deficiente
- Chicote com problemas.
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Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
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Re: Motor aquecendo com ar ligado
Boa noite pessoas.
Sei que temos vários tópicos falando sobre esse assunto, mas ficar mais de 2 horas procurando em todos os tópicos, revirando tudo, relendo tudo é desgastante, e as vezes não conseguimos tirar nossas dúvidas, por isso acho que existe o fórum, para que seja discutido as dúvidas uns dos outros.
Eu estou com problema semelhante ao do mano Pereira.
Mas vamos as características do meu.
Meu carro não tem mais a válvula termostática, e foi adaptado um cebolão para que a ventoinha arme em 90ºC e desarme em 80ºC (se não me engano), essas modificações já comprei o carro assim. e recentemente coloquei uma ventoinha auxiliar para melhorar a refrigeração do motor.
Em uso, sem ar condicionado a temperatura fica sempre próxima a metade da escala (pouca coisa abaixo).
Quando aciono o ar condicionado ele trabalha na metade da escala, e se começar a parar o trânsito, a temperatura começa a subir, não deixo subir muito, imediatamente desligo o ar condicionado.
Como o calor no Rio está insuportável, não dá para ficar sem o ar condicionado, estou desesperado.
Já troquei a bomba d'água, pois suspeitava de ser algum problema na circulação da água, pois observo pela mangueira de retorno (aquela fininha que sai do radiador e entra no reservatório) que raramente circula agua ali, mesmo após a troca da bomba d'água, isso ocorre.
Fiz um teste (até mesmo para trocar a água do radiador). Peguei uma mangueira da água da rua, conectei nessa entrada do reservatório, deixei a mangueira fina caindo para o chão e abri a agua da rua, a água circulou por todo o motor do carro, e saia normalmente por esta mangueira de retorno (caindo no chão).
Queria a opinião de vocês, sei que a maioria vai falar para eu colocar a válvula termostática, mas no meu ponto de vista é completamente inútil, pois no Rio a temperatura sobe rapidamente, e como é uma pecinha meio complicada fica muito vulnerável de ocorrer um travamento dela fechada e o motor superaquecer, como já aconteceu em 2 carros do meu pai.
Grato pela colaboração.
Sei que temos vários tópicos falando sobre esse assunto, mas ficar mais de 2 horas procurando em todos os tópicos, revirando tudo, relendo tudo é desgastante, e as vezes não conseguimos tirar nossas dúvidas, por isso acho que existe o fórum, para que seja discutido as dúvidas uns dos outros.
Eu estou com problema semelhante ao do mano Pereira.
Mas vamos as características do meu.
Meu carro não tem mais a válvula termostática, e foi adaptado um cebolão para que a ventoinha arme em 90ºC e desarme em 80ºC (se não me engano), essas modificações já comprei o carro assim. e recentemente coloquei uma ventoinha auxiliar para melhorar a refrigeração do motor.
Em uso, sem ar condicionado a temperatura fica sempre próxima a metade da escala (pouca coisa abaixo).
Quando aciono o ar condicionado ele trabalha na metade da escala, e se começar a parar o trânsito, a temperatura começa a subir, não deixo subir muito, imediatamente desligo o ar condicionado.
Como o calor no Rio está insuportável, não dá para ficar sem o ar condicionado, estou desesperado.
Já troquei a bomba d'água, pois suspeitava de ser algum problema na circulação da água, pois observo pela mangueira de retorno (aquela fininha que sai do radiador e entra no reservatório) que raramente circula agua ali, mesmo após a troca da bomba d'água, isso ocorre.
Fiz um teste (até mesmo para trocar a água do radiador). Peguei uma mangueira da água da rua, conectei nessa entrada do reservatório, deixei a mangueira fina caindo para o chão e abri a agua da rua, a água circulou por todo o motor do carro, e saia normalmente por esta mangueira de retorno (caindo no chão).
Queria a opinião de vocês, sei que a maioria vai falar para eu colocar a válvula termostática, mas no meu ponto de vista é completamente inútil, pois no Rio a temperatura sobe rapidamente, e como é uma pecinha meio complicada fica muito vulnerável de ocorrer um travamento dela fechada e o motor superaquecer, como já aconteceu em 2 carros do meu pai.
Grato pela colaboração.
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Re: Motor aquecendo com ar ligado
O meu está com o mesmo problema. Vc conseguiu resolver?
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Re: Motor aquecendo com ar ligado
Leoroy, vou te falar sobre a válvula termostática que vc acredita ser "inútil". A VT serve para seu motor atingir rapidamente a temperatura de trabalho ideal, após isso ela libera o fluxo para o radiador, e nesse momento o prato que tem na parte oposta a liberação para o radiador isola o retorno direto à bomba d'água o que obriga toda o fluído a passar pelo radiador. Sem a VT não ocorreu esse isolamento pelo pratinho e a água ainda quente volta para a bomba d'água e circula novamente no motor fazendo-o aquecer. Coloque uma VT de qualidade e tenha certeza que se seu arrefecimento estiver ok seu problema vai acabar.