Kadett GL 2.0 MPFI 1997 com defeito intermitente.

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
armbenini
Mensagens: 3
Registrado em: 28 Out 2023, 00:31
Cidade: Viçosa
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GL
Motor: 1.8
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Kadett GL 2.0 MPFI 1997 com defeito intermitente.

Mensagem não lida por armbenini »

Saudações Monzeiros. Me chamo Armando e tenho um Kadett 2.0 MPFI com ECU Bosch Motronic A5.
Meu carro está apresentando defeito intermitente. O motor às vezes não funciona ao ligar frio, às vezes morre no trânsito andando ou parado no semáforo, para de funcionar também em alta velocidade, descida de serra, etc. Para fazer funcionar tem de ligar e ficar bombando o pedal do acelerador até firmar, esse procedimento pode resolver em poucos minutos assim como em 15 a 20 minutos. O carro volta a funcionar normal e pode voltar a falhar em poucos minutos, horas, poucos metros ou dezenas de quilômetros.
Já troquei a bomba de combustível, revisei as linhas de combustível, medi a pressão do sistema de combustível, andei com o manômetro preso no parabrisa do carro, pressão em lenta 2.5 bar e em alta 3.0 bar.
Quando o carro falhou o manômetro mostrava 3.0 bar ao tentar ligar. Troquei o sensor de temperatura e verifiquei o conector. Tirei os plugs que vão na lateral da coluna esquerda e apliquei limpa contatos, fiz o mesmo no plug da ECU. O mecânico passou o Raster e apenas apareceu mensagem de mistura rica. Quando trocou o sensor de temperatura a mensagem não mais retornou. Achou um fio de aterramento solto no cabo que faz a ligação da injeção eletrônica, colocou no lugar e parafusou mas o problema continuou. Tenho o Opcom e liguei no notebook, depois do último apagão e deu erro 44, 02 sensor lean exhaust, sendo assim anotado mistura pobre ao contrário do outro defeito relatado pela ECU. Já fiz limpeza dos bicos, troca dos cabos de vela. Li vários tópicos do fórum e não achei nada semelhante.
Por favor vocês podem me ajudar a solucionar esse problema?
Obrigado.
armbenini
Mensagens: 3
Registrado em: 28 Out 2023, 00:31
Cidade: Viçosa
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GL
Motor: 1.8
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Kadett GL 2.0 MPFI 1997 com defeito intermitente.

Mensagem não lida por armbenini »

Boa noite a todos Monzeiros.
Consegui resolver o problema do carro. Para resolver consegui achar um tutorial sobre os sensores da ECU Motronic A5 ou também denominada Motronic 1.5.4.
O carro hora apresentava o defeito 44 ou 45 no programa da Opel com interface Opcom. O código se refere ao sensor de temperatura do ar de admissão.
Como o Kadett não tem esse sensor e nem o sensor de detonação disponíveis na ECU Bosch Motronic resolvi trocar o sensor de pressão do ar de admissão, MAP por outro MAP usado que tinha. O carro voltou ao normal.
Espero que a experiência sirva de ajuda para todos. O MAP no raster não demonstrou defeito. Só quando vi um explicativo da ECU Motronic que consegui matar a charada.
Vou postar o link do vídeo quando possível. Obrigado.
Responder