Retifica e alteração de combustível

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
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Fakim
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Retifica e alteração de combustível

Mensagem não lida por Fakim »

Olá a todos.

Sou novo aqui no fórum dos Monzeiros, acabei conhecendo ao acaso e gostei bastante da comunidade que se ajuda bastante.
Pois bem, recentemente ganhei o Monza do meu pai, um belo Monza 93/94 2.0 E.F.I a álcool. Porém o mesmo se encontra respirando por aparelhos devido a problemas no cabeçote onde o primeiro cilindro está com mau assentamento da válvula de admissão, comprometendo 60% da sua compressão, e o quarto cilindro está tendo uma vazão de 10% de compressão para a galeria de água, o que resultou em um defeito da bomba d'água.
Estou cotando valores para poder refazer toda essa questão de motorização do Monzão, e me surgiu uma dúvida e curiosidade... Seria possível passar o mesmo para gasolina? Lembrando que é um carro a Etanol, e está passando pela sua segunda retífica depois de mais de 400 mil rodados.
Se sim, o que precisa ser feito? Caso não, por quais motivos não é possível? (Tenho ciência da necessidade de trocar a questão de bico e módulo de injeção, porém gostaria de saber sobre mais detalhes e impedimentos).

Desde já, agradeço o auxilio :)
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dutra s a
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Re: Retífica e alteração de combustível

Mensagem não lida por dutra s a »

Olá Fakim, seja bem vindo.

Então, você pode sim passar para gasolina, mas além do que disse estar ciente, deverá trocar velas, deverá ter canister e válula EGR, também um cabeçote do EFI gasolina em razão de haver nele o retorno de gases do escape para admissão novamente, sendo que os EFI gasolina originalmente trabalham assim.

O canister trabalha com os gases da gasolina do tanque e tanto ele coml a EGR trabalham com o vácuo do motor via mangueiras de vácuo.

O coletor de admissão do álcool não impede de ser usado, mas o comando de válvulas, acredito ser melhor usar o própio do gasolina, uma vez que o módulo gasolina tem o mapa com esse comando, e também ajustar o avanço de centelha no distribuidor, e também mudar no documento.

Por outro lado, a gasolina de hoje em dia possuem mais álcool por normas do governo, eu em particular nao sei se valeria apena essa modificação.

Eu arriscaria botar os pistões fléx que são retos, estando com taxa meio a meio, para o caso de mudar de combustivel futuramente e não precisar abrir o motor, se mantendo o mesmo comando de válvulas do alcool, e sim periféricos como já bem sabe.

abs estamos ai
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tyo
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Re: Retífica e alteração de combustível

Mensagem não lida por tyo »

dutra s a escreveu: 05 Jun 2023, 00:30 Olá Fakim, seja bem vindo.

Então, você pode sim passar para gasolina, mas além do que disse estar ciente, deverá trocar velas, deverá ter canister e válula EGR, também um cabeçote do EFI gasolina em razão de haver nele o retorno de gases do escape para admissão novamente, sendo que os EFI gasolina originalmente trabalham assim.

O canister trabalha com os gases da gasolina do tanque e tanto ele coml a EGR trabalham com o vácuo do motor via mangueiras de vácuo.

O coletor de admissão do álcool não impede de ser usado, mas o comando de válvulas, acredito ser melhor usar o própio do gasolina, uma vez que o módulo gasolina tem o mapa com esse comando, e também ajustar o avanço de centelha no distribuidor, e também mudar no documento.

Por outro lado, a gasolina de hoje em dia possuem mais álcool por normas do governo, eu em particular nao sei se valeria apena essa modificação.

Eu arriscaria botar os pistões fléx que são retos, estando com taxa meio a meio, para o caso de mudar de combustivel futuramente e não precisar abrir o motor, se mantendo o mesmo comando de válvulas do alcool, e sim periféricos como já bem sabe.

abs estamos ai
Na realidade o canister e EGR é só para controle de emissões. Não precisa colocar, o carro vai funcionar perfeitamente sem eles, pode usar o mesmo cabeçote do álcool no motor. Eu trocaria somente os pistões o resto fica perfeito como está. Claro que precisa também trocar os perifericos (bico, filtro de combustível, velas eprom do módulo)...
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
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Fakim
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Re: Retifica e alteração de combustível

Mensagem não lida por Fakim »

Agradeço o auxilio Tyo e Dutra s a.

Realmente são valores bem mais altos a se investir para poder realizar uma alteração de combustível, no caso não compensa mesmo.
Porém ja agradeço de antemão o auxilio de ambos para tirar minhas dúvidas sobre isso.
Irei prosseguir com a retifica e mantê-lo no Etanol.

Desde já, obrigado Monzeiros.
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Retifica e alteração de combustível

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

FAkim, seja bem vindo ao fórum.

Como você mora em São Paulo, acho que não é negócio transformar seu Monza para gasolina.
O etanol em São Paulo compensa, coisa que na grande maioria dos outros Estados não compensa. No Rio de Janeiro, por exemplo, nunca compensou. Está sempre caro.

Isso sem falar que o Monza a etanol tem mais potência.
Minha sugestão é você fazer o necessário no seu motor, de acordo com as especificações originais.
Mais tarde, se você continuar com a intenção de gastar mais com gasolina, troque o carro. Aí terá um Monza original a gasolina.
Nota: o Monza 94 à gasolina não tem válvula EGR. Só o 95 e 96.

Abs e boa sorte com seu Monza.
Luiz Carlos
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tyo
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Re: Retifica e alteração de combustível

Mensagem não lida por tyo »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 05 Jun 2023, 20:10 FAkim, seja bem vindo ao fórum.

Como você mora em São Paulo, acho que não é negócio transformar seu Monza para gasolina.
O etanol em São Paulo compensa, coisa que na grande maioria dos outros Estados não compensa. No Rio de Janeiro, por exemplo, nunca compensou. Está sempre caro.

Isso sem falar que o Monza a etanol tem mais potência.
Minha sugestão é você fazer o necessário no seu motor, de acordo com as especificações originais.
Mais tarde, se você continuar com a intenção de gastar mais com gasolina, troque o carro. Aí terá um Monza original a gasolina.
Nota: o Monza 94 à gasolina não tem válvula EGR. Só o 95 e 96.

Abs e boa sorte com seu Monza.
Realmente, aqui em São Paulo é muito comum a imensa maioria das pessoas com carros flex usarem o etanol sempre. Eu particularmente não gosto do etanol, mas ai é cada um com seu gosto pessoal, acho um combustível muito corrosivo e "sujo", no sentido de sujar muito mais rápido o filtro de combustível e os injetores. Em carro com injeção direta então, usar etanol é pedir problemas.
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Re: Retifica e alteração de combustível

Mensagem não lida por Fakim »

Realmente, aproveitando que o combustível está um pouco mais em conta, creio que valha a pena.
Atualmente o Monza, apesar de estar com o cabeçote ruim, está fazendo 6.5km/l na cidade, para um carro 2.0 a etanol está perfeito.

Agradeço muito pessoal, posteriormente pretendo comprar um Monza Classic a gasolina carburado mesmo.
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