Freio de mão no freio a disco

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
geese howard
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 848
Registrado em: 19 Ago 2008, 18:44
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Freio de mão no freio a disco

Mensagem não lida por geese howard »

Tenho no meu Monza o eixo traseiro do Kadett GSI, com discos.
Meu freio de mão não dava regulagem, acabei trocando o cabo por outro idêntico, porém o problema persiste.
Num primeiro momento ele fica na altura correta, porém na terceira ou quarta puxada ele já fica alto e não freia quase nada… não me lembro desse tipo problema nos freios a tambor.

Alguma sugestão???

Obs: Ouvi falar que o freio de mão do Vectra A teria um sistema diferente, porém não sei se eh possível adaptar…
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9166
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Freio de mão no freio a disco

Mensagem não lida por luiz sle »

Boa noite!

O freio do Vectra A é totalmente diferente do Kadett GSI. Um não é compatível ao outro.

Nos freios do Kadett GSI, o freio de mão é feito pela pinça no disco. Possui um sistema de auto regulagem no êmbolo da pinça, acredito que seu problema esteja aí.

Abraço
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
geese howard
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 848
Registrado em: 19 Ago 2008, 18:44
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Freio de mão no freio a disco

Mensagem não lida por geese howard »

luiz sle escreveu: 20 Fev 2023, 00:01 Boa noite!

O freio do Vectra A é totalmente diferente do Kadett GSI. Um não é compatível ao outro.

Nos freios do Kadett GSI, o freio de mão é feito pela pinça no disco. Possui um sistema de auto regulagem no êmbolo da pinça, acredito que seu problema esteja aí.

Abraço

Sim sim, meu problema eh na traseira (eixo do GSI)
Por mais que eu regule, o carro acaba não freando e o freio de mão sobre na primeira puxada.

Hoje na mecânica reparamos que o disco nao estava marcado uniformemente, mostrando que o desgaste na pastilha estava irregular (disco eh novo)
Estou supondo que tenho um problema nas pinças... O que vocês acham?
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3526
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Freio de mão no freio a disco

Mensagem não lida por tyo »

geese howard escreveu: 08 Abr 2023, 19:18
luiz sle escreveu: 20 Fev 2023, 00:01 Boa noite!

O freio do Vectra A é totalmente diferente do Kadett GSI. Um não é compatível ao outro.

Nos freios do Kadett GSI, o freio de mão é feito pela pinça no disco. Possui um sistema de auto regulagem no êmbolo da pinça, acredito que seu problema esteja aí.

Abraço

Sim sim, meu problema eh na traseira (eixo do GSI)
Por mais que eu regule, o carro acaba não freando e o freio de mão sobre na primeira puxada.

Hoje na mecânica reparamos que o disco não estava marcado uniformemente, mostrando que o desgaste na pastilha estava irregular (disco eh novo)
Estou supondo que tenho um problema nas pinças...o que vocês acham?
Com certeza são as pinças, já passei por isso numa Renault Master que tem o freio de mão nas pinças tbm.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Freio de mão no freio a disco

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

geese howard escreveu: 08 Abr 2023, 19:18

Sim sim, meu problema eh na traseira (eixo do GSI)
Por mais que eu regule, o carro acaba não freando e o freio de mão sobre na primeira puxada.

Hoje na mecânica reparamos que o disco não estava marcado uniformemente, mostrando que o desgaste na pastilha estava irregular (disco eh novo)
Estou supondo que tenho um problema nas pinças... O que vocês acham?
Já resolvi um problema desse tipo em um Monza Club 94, com freio a disco nas 4 rodas de fábrica. Lembrando que o sistema de freios a disco e tambor do Monza são iguais aos do Kadett para o mesmo ano de fabricação.

No caso do Monza Club do meu amigo, haviam dois problemas relacionados ao freio traseiro.
O primeiro eram os pinos deslizantes das pinças totalmente engripados, deu até muito trabalho para libera-los.
O segundo problema era a montagem errada das pastilhas no embolo, que fazia um desgaste errado, onde não pegava totalmente no disco.
Colocamos um jogo de pastilhas novas e de boa qualidade já com a montagem correta.
A eficiência do freio de serviço e do freio de mão mudou muito e ficaram ótimos.

A pastilha do freio a disco traseira do Monza/Kadett tem um pino no seu dorso, que deve estar encaixado em uma das ranhuras do embolo. Se Não encaixar corretamente e o pino ficar na parte alta, o embolo não pegará totalmente no dorso da pastilha e emburrará somente a parte de trás contra o disco, fazendo desgastar prematuramente e de forma desigual, pois o material de atrito não estará por completo no disco.

Verifique se seu caso não é como esse.
Outra coisa, como no seu caso é adaptação, tenha certeza de que o cabo do freio demão está ancorado corretamente na carroceria e tem aplicação ao Monza com disco na traseira.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
geese howard
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 848
Registrado em: 19 Ago 2008, 18:44
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Freio de mão no freio a disco

Mensagem não lida por geese howard »

O freio de mão esta ok. Sobraram então as pinças mesmo.
Vou ver alguma oficina especializada nisso e levar o monzao.
geese howard
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 848
Registrado em: 19 Ago 2008, 18:44
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Freio de mão no freio a disco

Mensagem não lida por geese howard »

Ontem dei uma volta num Monza 1993… qta diferença no freio!!!
O sistema é diferente dos 1991 ou é o meu que esta ruim mesmo??
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Freio de mão no freio a disco

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

geese howard escreveu: 22 Abr 2023, 23:09 Ontem dei uma volta num Monza 1993… qta diferença no freio!!!
O sistema é diferente dos 1991 ou é o meu que esta ruim mesmo??
Não temos como afirmar sem conhecer o seu carro.
O fato é que seu Monza não saiu de fábrica com freio a disco na traseira, fora isso, é sabido que em se tratando de freios de Monza, o sistema Bendix é mais leve do que o sistema Varga/Ate.
Ainda tem a idade e não sabemos como foi tratado as manutenções preventivas e as corretivas no sistema ao longo dos anos.

Somente uma avaliação com carro presente para sabermos como está a eficiência de freio do seu Monza.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder