Eletro ventiladores

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Matheus passos
Mensagens: 1
Registrado em: 18 Jan 2023, 22:46
Cidade: Araçatuba
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Eletro ventiladores

Mensagem não lida por Matheus passos »

Boa noite pessoal.
Tenho um Monza e tenho uma dúvida, ele não aciona nunca a ventoinha no primeiro estágio, sempre no segundo, já verifiquei toda parte de arrefecimento, tudo ok, se ligo direto no relé aciona, arrumei o AC dele e nem com o ar aciona a velocidade baixa. Podem me falar quando que ele aciona a velocidade baixa?. Reparei que o módulo de injeção não está soltando negativo para acionamento do relé, se injeto negativo, aciona na hora. Preciso de uma solução
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9166
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Eletro ventiladores

Mensagem não lida por luiz sle »

Matheus passos escreveu: 18 Jan 2023, 22:50 Boa noite pessoal.
Tenho um Monza e tenho uma dúvida, ele não aciona nunca a ventoinha no primeiro estágio, sempre no segundo, já verifiquei toda parte de arrefecimento, tudo ok, se ligo direto no relé aciona, arrumei o AC dele e nem com o ar aciona a velocidade baixa. Podem me falar quando que ele aciona a velocidade baixa?. Reparei que o módulo de injeção não está soltando negativo para acionamento do relé, se injeto negativo, aciona na hora. Preciso de uma solução
Boa noite!

O normal é acionar a primeira velocidade, e após alguns segundos dependendo da necessidade acionar a segunda. E fica variando entre a primeira e a segunda, de acordo com o acionamento dos pressostatos.

Ambos são localizados na linha de alta pressão (tubo rígido de alumínio).

Abraço.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4212
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Eletro ventiladores

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Tenho um Monza e tenho uma dúvida, ele não aciona nunca a ventoinha no primeiro estágio, sempre no segundo, já verifiquei toda parte de arrefecimento, tudo ok, se ligo direto no relé aciona, arrumei o AC dele e nem com o ar aciona a velocidade baixa. Podem me falar quando que ele aciona a velocidade baixa?. Reparei que o módulo de injeção não está soltando negativo para acionamento do relé, se injeto negativo, aciona na hora. Preciso de uma solução
Matheus

Primeiramente seja bem vindo ao fórum. Encontrará muita informação utilizando o mecanismo de pesquisa.
Quando a respostas diretas a suas dúvidas, pode não encontrar, pois o fórum está um tanto esvaziado. Muitos usuários foram para os grupos nas redes sociais. :(

Tenho um Monza 94 com ar, e de fato, no funcionamento do motor, só entra mesmo a velocidade alta.
A baixa entra ao se ligar o ar condicionado. Mesmo que o ar não esteja funcionando o eletroventilador entra. Eu costumo ligar o ar (só a chave dele, pois o ar mesmo está inoperante há mais de 5 anos) em engarrafamentos, para que a ventoinha entre em baixa velocidade e a temperatura do motor fique sempre baixa e poupe meus ouvidos de ouvir o eletroventilador na velocidade alta, pois ele é muito ruidoso com os vidros baixados.
Alguma ligação está interrompida no seu carro. Temos aqui alguns esquemas elétricos que podem lhe ajudar.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder