TRANSCRIÇÃO AUTO ESPORTE: Comparativo de 1986: Chevrolet Monza S/R X Volkswagen Passat GTS Pointer

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luiz sle
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TRANSCRIÇÃO AUTO ESPORTE: Comparativo de 1986: Chevrolet Monza S/R X Volkswagen Passat GTS Pointer

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Olá, pessoal!

Segue abaixo transcrição da matéria de 1986, da comparação entre Monza S/R e Passar Pointer.

Estarei deixando o link para acesso direto à matéria e caso esse link suma com o passar do tempo, a transcrição direta ficará aqui no fórum.
https://autoesporte.globo.com/carros/no ... rada.ghtml

MATÉRIA AUTO ESPORTE.

Comparativo de 1986: Chevrolet Monza S/R X Volkswagen Passat GTS Pointer, uma disputa bem equilibrada
Passat levou vantagem na aceleração. O Monza foi S/R se destacou na velocidade máxima
Por Roberto Marks
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Dois modelos esportivos de características e desempenho bastante semelhantes (Foto: Autoesporte) — Foto: Auto Esporte

O segmento de esportivos recebeu dois novos modelos no ano passado, o Monza S/R e o Passat GTS que, por suas características técnicas e performance, são dois concorrentes diretos em um segmento de nosso mercado que começa a se consolidar. Tanto o Monza S/R quanto o Passat GTS, também denominado Pointer, são dignos da denominação esportivo.

Com linhas mais modernas e aerodinâmicas o Monza se mostrou mais rápido e melhor adaptado aos trechos de curvas de alta. Mais leve e com novo motor, o mesmo do Gol GT, o Passat destacou-se pela agilidade não só na aceleração, mas também nos circuitos mais sinuosos.

Ambos mostraram também muitas qualidades e algumas pequenas deficiências, fáceis de solucionar e que aumentarão, ainda mais, suas já excelentes características esportivas. Para quem exige de um automóvel uma performance mais brilhante estes dois modelos têm os atributos necessários.

Diferenças e detalhes

Apesar do estilo semelhante, as diferenças entre os dois modelos começam a surgir no design, onde o Monza tem uma linha mais atualizada e maiores preocupações com a aerodinâmica, que passou a receber melhores cuidados no final da década passada e começo desta, quando este modelo foi projetado. Já o Passat apresenta um estilo típico do começo dos anos setenta, com linhas mais retas.

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Na extremidade da porta traseira vai montado o aerofólio (Foto: Autoesporte) — Foto: Auto Esporte

O Monza também recebe adendos aerodinâmicos, como o spoiler dianteiro montado embaixo do para-choque e o aerofólio montado na extremidade da porta traseira. No Passat esta preocupação é notada apenas nos para-choques envolventes, adotados no ano passado, e que também têm a finalidade de contribuir para a melhor aerodinâmica. No visual, o Monza tem um aspecto mais jovial, enquanto que o Passat mantém características mais sóbrias.

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Para-choque dianteiro envolvente onde faltam os faróis de neblina (Foto: Autoesporte) — Foto: Auto Esporte

Internamente os dois modelos também são bem semelhantes, principalmente na dianteira onde em ambos foram adotados os bancos Recaro de design anatômico, próprios para modelos esportivos, como se caracterizam tanto o Monza S/R como o Passat GTS.

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Passat GTS: Bancos dianteiros Recaro com padronagem exclusiva (Foto: Autoesporte) — Foto: Auto Esporte

As diferenças surgem no banco traseiro, onde o do Passat proporciona maior conforto tendo inclusive apoios de cabeça e descanso de braços central, enquanto que o do Monza, não tão confortável, apresenta a vantagem de poder ser rebatido permitindo um melhor e mais prático transporte de carga.

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Bancos Recaro do Chevrolet Monza S/R (Foto: Autoesporte) — Foto: Auto Esporte

No aspecto referente à posição de comandos, fundamental em um esportivo, os dois modelos também possuem boas e semelhantes características. No Passat destacamos uma maior facilidade em se achar a correta posição de guiar. No Monza nos chamou a atenção a melhor visibilidade para todos os lados.

Na mecânica surge um outro ponto de muitas semelhanças principalmente no motor, ambos de 1.800 cm3 alimentados por um carburador duplo com dois estágios. A GM indica para o motor do S/R uma potência de 106 cavalos a 5.600 rpm, enquanto que a Volkswagen declara a potência nominal de 99 cavalos também a 5.600 giros para seu motor, que é o mesmo do Gol GT e se diferencia do Santana, utilizado anteriormente no GTS, pelo comando de válvulas mais bravo e pelo cabeçote mais elaborado.

Montado longitudinalmente o motor do Passat permite uma melhor distribuição de pesos, enquanto que o Monza montado transversalmente, na frente do eixo dianteiro, apresenta a vantagem de sofrer menores perdas na transferência de potência para as rodas. Em ambos o câmbio de 5 marchas à frente está muito bem escalonado, possibilitando um total aproveitamento das boas características dos motores.

Na suspensão surgem algumas diferenças. A do Monza se caracteriza por uma maior rigidez proporcionada por amortecedores com calibragem mais dura e barra estabilizadora de maior diâmetro. No Passat a fábrica manteve a suspensão standard de linha. Vantagem para o Monza S/R na estrada e para o Passat nos trechos urbanos.

No que se refere à direção ambos têm sistemas muito bem dimensionados para as características dos carros. Rápidos e precisos, os sistemas de direção se equivalem. No Monza, entretanto, o maior peso do carro provoca certo cansaço nas manobras em baixa velocidade. E é no peso que se nota a maior diferença entre os dois modelos. Enquanto a VW declara um peso de 940 quilos para o Passat, a GM indica o peso em torno dos 1.050 kg para o S/R.

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Rodas de liga leve de aro 14 polegadas e pneus série 60 (Foto: Autoesporte) — Foto: Auto Esporte

Desempenho e destaques

E é essa elevada diferença de peso responsável por algumas semelhanças e também algumas desigualdades no que se refere à performance dos dois modelos. Assim, a melhor aerodinâmica do Monza garantiu uma maior velocidade final ao S/R, superando os 180 km/h, enquanto que a média do Passat GTS ficou pouco abaixo dos 180 km/h.

Já os cem quilos a menos propiciaram ao Passat uma sensível vantagem na aceleração, onde destacamos principalmente o 0 a 100 km/h, que o carro da VW cobriu em apenas dez segundos. Esta marca é inferior apenas à obtida com o Gol GT, que é ligeiramente mais leve que o Passat. Na aceleração de 0 a 400 e de 0 a 1.000 metros as diferenças já não foram tão elevadas devido às linhas mais penetrantes do Monza.

No consumo de combustível o Passat também levou uma ligeira vantagem, obtida principalmente no circuito urbano, onde o maior peso do Monza também contribuiu para isso. Na estrada, em velocidades intermediárias, esta diferença diminui porém o Passat também é o mais econômico. Já com o pé no fundo as diferenças desaparecem. Mesmo assim, andando longos trechos em velocidades elevadas, os dois modelos se mostraram razoavelmente econômicos consumindo ligeiramente a mais do que os modelos mais “mansos” de suas respectivas linhas.

As diferenças de conceito no que se refere à suspensão proporcionam características próprias de estabilidade e dirigibilidade a cada um dos modelos. Enquanto o Monza S/R se destaca por ser bastante neutro, o Passat GTS se caracteriza por uma maior maneabilidade proporcionada por sua suspensão com menos carga. Assim, o Monza se mostrou mais eficiente em curvas de alta. Porém, nos trechos mais sinuosos se acentua a tendência de desgarrar com as rodas dianteiras, exigindo maior paciência do motorista para retomar a trajetória desejada.

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Rodas de liga leve de aro 14 polegadas e pneus série 60 (Foto: Autoesporte) — Foto: Auto Esporte

Nesse sentido, o Passat se mostrou mais ágil, com um melhor equilíbrio entre os dois eixos, fazendo com que a sua tendência de também desgarrar com as rodas dianteiras seja melhor compensada pelo eixo traseiro. Deve-se levar em consideração, nesse sentido, o maior peso do Monza.

Na análise deste item, deve-se destacar que, apesar das características diferentes de cada um, ambos se mostraram bastante estáveis e bem de acordo com as suas características esportivas. Nesse sentido, deve-se destacar também a dirigibilidade proporcionada por sistemas de direção bem dimensionados e geometria de suspensão bem elaboradas, que proporcionam bastante confiança ao motorista.

Este equilíbrio entre os dois modelos torna a escolha bastante difícil. O Monza S/R se destaca por suas linhas mais modernas e que, inclusive, lhe proporcionam ligeira vantagem na velocidade final. Também se mostrou mais adequado para os circuitos de curvas de alta velocidade.

Fora do aspecto esportivo deve-se destacar também a praticidade no transporte de carga devido ao encosto do rebatível do banco traseiro. O Passat GTS, por sua vez, se mostrou mais ágil tanto no desempenho de aceleração e retomada de velocidade quanto nos circuitos com curvas de baixa e média velocidades. Para compensar seu estilo já defasado deve-se destacar o conforto interno onde levou vantagem no banco traseiro. No resto ambos se mostraram modelos bastante interessantes para quem deseja algo mais de um automóvel, no que se refere à performance.
Editado pela última vez por luiz sle em 14 Dez 2022, 10:34, em um total de 1 vez.
Monza, a relação do homem e a máquina.

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Carlos A. Freire
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Re: TRANSCRIÇÃO 4RODAS: Comparativo de 1986: Chevrolet Monza S/R X Volkswagen Passat GTS Pointer, uma disputa bem equili

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Abs,

Carlos Freire
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