Motor Vibrando

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Galindo Sergio
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Re: Motor Vibrando

Mensagem não lida por Galindo Sergio »

Eu tmb acho. Eu peguei o carro com essa bobina.
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Motor Vibrando

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Motor vibrando geralmente é porque um ou mais cilindros não estão queimando por igual.
Velas, cabo de velas são os vilões mais frequentes.
Outras causas, como compressão mais baixa, válvulas não vedando direito ou mal reguladas também podem ocorrer. Só que não aparecem do nada.
Se o motor estava bom e após uma troca de óleo passou a vibrar, pode ser que na hora de colocar o óleo houve derramamento sobre cabos de vela.
É a única possibilidade que me veem sobre troca de óleo ter a ver com vibração.

Bobina costuma causar falha no funcionamento, mas não vibração no motor.

Trabalhei muitos anos num avião cujos motores, quando apresentavam vibração (era feito um cheque de vibração antes de decolar), em 100% dos casos o problema era vela ruim.

Abs
Luiz Carlos
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tyo
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Re: Motor Vibrando

Mensagem não lida por tyo »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 03 Set 2022, 13:13 Motor vibrando geralmente é porque um ou mais cilindros não estão queimando por igual.
Velas, cabo de velas são os vilões mais frequentes.
Outras causas, como compressão mais baixa, válvulas não vedando direito ou mal reguladas também podem ocorrer. Só que não aparecem do nada.
Se o motor estava bom e após uma troca de óleo passou a vibrar, pode ser que na hora de colocar o óleo houve derramamento sobre cabos de vela.
É a única possibilidade que me veem sobre troca de óleo ter a ver com vibração.

Bobina costuma causar falha no funcionamento, mas não vibração no motor.

Trabalhei muitos anos num avião cujos motores, quando apresentavam vibração (era feito um cheque de vibração antes de decolar), em 100% dos casos o problema era vela ruim.

Abs
Eu disse da bobina, pois muita gente confunde vibração da falha de bobina com a centelha fraca que faz o motor "chacoalhar", o que pode ser confundido com vibrar em Fuscas. Já peguei motor vibrando por causa de regulagem de válvulas o que no Monza ainda bem não acontece já que ele tem tucho hidráulico
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
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tyo
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Re: Motor Vibrando

Mensagem não lida por tyo »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 03 Set 2022, 13:13 Motor vibrando geralmente é porque um ou mais cilindros não estão queimando por igual.
Velas, cabo de velas são os vilões mais frequentes.
Outras causas, como compressão mais baixa, válvulas não vedando direito ou mal reguladas também podem ocorrer. Só que não aparecem do nada.
Se o motor estava bom e após uma troca de óleo passou a vibrar, pode ser que na hora de colocar o óleo houve derramamento sobre cabos de vela.
É a única possibilidade que me veem sobre troca de óleo ter a ver com vibração.

Bobina costuma causar falha no funcionamento, mas não vibração no motor.

Trabalhei muitos anos num avião cujos motores, quando apresentavam vibração (era feito um cheque de vibração antes de decolar), em 100% dos casos o problema era vela ruim.

Abs
Luiz, eu amo a aviação. Em que motor mais trabalhou? Acho simplesmente fantástico dos aviões a pistão. O que eu mais gosto sem duvidas é o Constelation
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Motor Vibrando

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Luiz, eu amo a aviação. Em que motor mais trabalhou? Acho simplesmente fantástico dos aviões a pistão. O que eu mais gosto sem duvidas é o Constelation
Tyo

No início da minha vida profissional eu trabalhei com os motores Pratt & Whitney R-1830-92, que equipavam o bimotor Douglas C-47.

Eram motores radiais com 14 cilindros, com supercompressor. Geravam em potência máxima 1200 HP. Usavam carburador Stromberg de pressão constante (não tinham cuba nem bóia), cujo tamanho (do carburador) era quase o tamanho de um bloco de motor 1.0.
Trabalhei também no motor do Douglas C-54, Pratt & Whitney R-2000-9, de 1450 HP.

O serviço nesses motores não era mole. Regular válvulas era uma operação complicada. Troca de cilindros também.

Mais tarde trabalhei em aviões Hércules C-130, cujos motores já não eram à pistão. Eram motores Allison T56A-7 ou -15, com quase 5000 HP cada um.
Eram motores turbo-hélices.

Sobre o motor do Constellation, era um motor problemático. Meus colegas o chamavam de "casca de ovo". Era o mesmo motor usado nos aviões de patrulha P-15 Neptuno, que a FAB operava na base aérea de Salvador. Bahia.
Esse motor, o Wright R-3350, possuía 3 turbinas nas saídas de escapamento. Essas turbinas, ao contrário das turbinas dos motores automotivos atuais, não comprimiam o ar, e sim eram ligadas mecânica e hidraulicamente ao eixo de manivelas, recuperando assim alguns HP de potência (1000 HP). mas os materiais da época não aguentavam. Eram chamadas de turbinas recuperadoras de potência. Davam muitas panes esses motores.
Hoje esse tipo de turbinas equipam motores de caminhão Scania e Volvo (Motor D13K500, TURBO-TC)


Abs
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 04 Set 2022, 17:09, em um total de 2 vezes.
Luiz Carlos
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Re: Motor Vibrando

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Nossa que interessante. Não sabia que as turbinas era ligadas diretamente no motor, muito legal as suas historias Luiz.
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Motor Vibrando

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não sabia que as turbinas era ligadas diretamente no motor
http://culturaaeronautica.blogspot.com/ ... motor.html

Abs
Luiz Carlos
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Re: Motor Vibrando

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Luiz Carlos (Rio) escreveu: 04 Set 2022, 16:56
não sabia que as turbinas era ligadas diretamente no motor
http://culturaaeronautica.blogspot.com/ ... motor.html

Abs
Muito legal. Obrigado Luiz
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