Motor Vibrando
-
- Membro SL (Nível 1)
- Mensagens: 20
- Registrado em: 24 Ago 2022, 18:43
- Cidade: São Paulo
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
Re: Motor Vibrando
Eu tmb acho. Eu peguei o carro com essa bobina.
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4229
- Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Motor Vibrando
Motor vibrando geralmente é porque um ou mais cilindros não estão queimando por igual.
Velas, cabo de velas são os vilões mais frequentes.
Outras causas, como compressão mais baixa, válvulas não vedando direito ou mal reguladas também podem ocorrer. Só que não aparecem do nada.
Se o motor estava bom e após uma troca de óleo passou a vibrar, pode ser que na hora de colocar o óleo houve derramamento sobre cabos de vela.
É a única possibilidade que me veem sobre troca de óleo ter a ver com vibração.
Bobina costuma causar falha no funcionamento, mas não vibração no motor.
Trabalhei muitos anos num avião cujos motores, quando apresentavam vibração (era feito um cheque de vibração antes de decolar), em 100% dos casos o problema era vela ruim.
Abs
Velas, cabo de velas são os vilões mais frequentes.
Outras causas, como compressão mais baixa, válvulas não vedando direito ou mal reguladas também podem ocorrer. Só que não aparecem do nada.
Se o motor estava bom e após uma troca de óleo passou a vibrar, pode ser que na hora de colocar o óleo houve derramamento sobre cabos de vela.
É a única possibilidade que me veem sobre troca de óleo ter a ver com vibração.
Bobina costuma causar falha no funcionamento, mas não vibração no motor.
Trabalhei muitos anos num avião cujos motores, quando apresentavam vibração (era feito um cheque de vibração antes de decolar), em 100% dos casos o problema era vela ruim.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
- tyo
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 3551
- Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
- Cidade: CAMPINAS
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1989
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
Re: Motor Vibrando
Eu disse da bobina, pois muita gente confunde vibração da falha de bobina com a centelha fraca que faz o motor "chacoalhar", o que pode ser confundido com vibrar em Fuscas. Já peguei motor vibrando por causa de regulagem de válvulas o que no Monza ainda bem não acontece já que ele tem tucho hidráulicoLuiz Carlos (Rio) escreveu: ↑03 Set 2022, 13:13 Motor vibrando geralmente é porque um ou mais cilindros não estão queimando por igual.
Velas, cabo de velas são os vilões mais frequentes.
Outras causas, como compressão mais baixa, válvulas não vedando direito ou mal reguladas também podem ocorrer. Só que não aparecem do nada.
Se o motor estava bom e após uma troca de óleo passou a vibrar, pode ser que na hora de colocar o óleo houve derramamento sobre cabos de vela.
É a única possibilidade que me veem sobre troca de óleo ter a ver com vibração.
Bobina costuma causar falha no funcionamento, mas não vibração no motor.
Trabalhei muitos anos num avião cujos motores, quando apresentavam vibração (era feito um cheque de vibração antes de decolar), em 100% dos casos o problema era vela ruim.
Abs
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
- tyo
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 3551
- Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
- Cidade: CAMPINAS
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1989
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
Re: Motor Vibrando
Luiz, eu amo a aviação. Em que motor mais trabalhou? Acho simplesmente fantástico dos aviões a pistão. O que eu mais gosto sem duvidas é o ConstelationLuiz Carlos (Rio) escreveu: ↑03 Set 2022, 13:13 Motor vibrando geralmente é porque um ou mais cilindros não estão queimando por igual.
Velas, cabo de velas são os vilões mais frequentes.
Outras causas, como compressão mais baixa, válvulas não vedando direito ou mal reguladas também podem ocorrer. Só que não aparecem do nada.
Se o motor estava bom e após uma troca de óleo passou a vibrar, pode ser que na hora de colocar o óleo houve derramamento sobre cabos de vela.
É a única possibilidade que me veem sobre troca de óleo ter a ver com vibração.
Bobina costuma causar falha no funcionamento, mas não vibração no motor.
Trabalhei muitos anos num avião cujos motores, quando apresentavam vibração (era feito um cheque de vibração antes de decolar), em 100% dos casos o problema era vela ruim.
Abs
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4229
- Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Motor Vibrando
TyoLuiz, eu amo a aviação. Em que motor mais trabalhou? Acho simplesmente fantástico dos aviões a pistão. O que eu mais gosto sem duvidas é o Constelation
No início da minha vida profissional eu trabalhei com os motores Pratt & Whitney R-1830-92, que equipavam o bimotor Douglas C-47.
Eram motores radiais com 14 cilindros, com supercompressor. Geravam em potência máxima 1200 HP. Usavam carburador Stromberg de pressão constante (não tinham cuba nem bóia), cujo tamanho (do carburador) era quase o tamanho de um bloco de motor 1.0.
Trabalhei também no motor do Douglas C-54, Pratt & Whitney R-2000-9, de 1450 HP.
O serviço nesses motores não era mole. Regular válvulas era uma operação complicada. Troca de cilindros também.
Mais tarde trabalhei em aviões Hércules C-130, cujos motores já não eram à pistão. Eram motores Allison T56A-7 ou -15, com quase 5000 HP cada um.
Eram motores turbo-hélices.
Sobre o motor do Constellation, era um motor problemático. Meus colegas o chamavam de "casca de ovo". Era o mesmo motor usado nos aviões de patrulha P-15 Neptuno, que a FAB operava na base aérea de Salvador. Bahia.
Esse motor, o Wright R-3350, possuía 3 turbinas nas saídas de escapamento. Essas turbinas, ao contrário das turbinas dos motores automotivos atuais, não comprimiam o ar, e sim eram ligadas mecânica e hidraulicamente ao eixo de manivelas, recuperando assim alguns HP de potência (1000 HP). mas os materiais da época não aguentavam. Eram chamadas de turbinas recuperadoras de potência. Davam muitas panes esses motores.
Hoje esse tipo de turbinas equipam motores de caminhão Scania e Volvo (Motor D13K500, TURBO-TC)
Abs
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 04 Set 2022, 17:09, em um total de 2 vezes.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
- tyo
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 3551
- Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
- Cidade: CAMPINAS
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1989
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
Re: Motor Vibrando
Nossa que interessante. Não sabia que as turbinas era ligadas diretamente no motor, muito legal as suas historias Luiz.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4229
- Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Motor Vibrando
http://culturaaeronautica.blogspot.com/ ... motor.htmlnão sabia que as turbinas era ligadas diretamente no motor
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
- tyo
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 3551
- Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
- Cidade: CAMPINAS
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1989
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
Re: Motor Vibrando
Muito legal. Obrigado LuizLuiz Carlos (Rio) escreveu: ↑04 Set 2022, 16:56http://culturaaeronautica.blogspot.com/ ... motor.htmlnão sabia que as turbinas era ligadas diretamente no motor
Abs
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.