Plugue do chicote - computador de bordo

Assuntos específicos relacionados à rodas, spoilers, pára-choques, etc.
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9166
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Plugue do chicote - computador de bordo

Mensagem não lida por luiz sle »

Bom dia, pessoal!

Adquiri o kit completo de computador de bordo de um Monza Classic 1989 à gasolina, e já instalei no meu Monza (álcool). Vieram:
- Chicote completo
- Sensor de vazão
- Sensor de temperatura externa.
- *o sensor de velocidade eu já tinha (8 pulsos)*

A instação ficou completamente original, inclusive a ligação na caixa de fusíveis. Todas as funções do CB funcionam bem (l/h, média de km/l, média de velocidade, temp. externa), com exceção da autonomia, que é a dúvida principal desse tópico.

- Ao desligar a bateria do carro e ligar novamente, o CB dá uma autonomia condizente com o combustível no tanque. Porém ao começar a andar alguns quilômetros com o carro, essa autonomia despenca, e não demora muito para começar piscar "50 km" de autonomia no CB, sendo que o que há no tanque, daria para rodar seguramente muito mais que isso.

Acredito que isso, se deva pelo conjunto ser de um Monza à gasolina. Porém não há diferença no chicote, nem tanto no CB. A única diferença que encontrei, é com relação a um plug no chicote, conforme imagem abaixo:
Plug CB.jpg

Acredito que sejam aterramentos. Um dos fios (marrom), é o terra, os outros dois (um marrom com listra branca e o outro, preto com listra vermelha), são fios que vão para o CB e, se aterrados, indicam os parâmetros do veículo (álcool, gasolina).
O conector, vem com 3 fios do chicote, e é jumpeado por esse plug na ponta. Acredito que seja nesse ponto, onde se diferencia álcool x gasolina. Nesse chicote em específico, o jump é feito do fio marrom, para o marrom com listras brancas.
A efeito de teste, removi o plug do chicote, para ver se muda algum parâmetro do CB, e retorno depois com as percepções.

Alguém poderia confirmar essa teoria?

Abraços.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
arnaldo silva
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 382
Registrado em: 06 Abr 2012, 20:59
Cidade: Atibaia
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Plugue do chicote - computador de bordo

Mensagem não lida por arnaldo silva »

Boa noite! Conseguiu resolver?
Classic se 2.0 prata automático; MPFI com injeção programável; etanol; freio a disco traseiro e rodas 16, painel digital.
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9166
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Plugue do chicote - computador de bordo

Mensagem não lida por luiz sle »

arnaldo silva escreveu: 11 Jun 2022, 21:20 Boa noite! Conseguiu resolver?
Arnaldo, boa tarde!

Em partes sim, vou relatar o que eu fiz:
Após remover o plug do chicote, não notei alterações nos parâmetros de consumo, nem de autonomia. Recoloquei o plug de volta, porém alterei o aterramento para os fios marrom e marrom com branco. Esse, percebi que o consumo em l/h subiu de 0,9~1,0 para 1,8~1,9 l/h. Acredito que seja mais condizente com o consumo para álcool.
Ontem, enchi o tanque, ele deu uma autonomia inicial de cerca de 120 km. Fiz uma viagem e após percorrer os 120 km e estar piscando a autonomia no 0, recalculei a autonomia e ele me deu de mais 110 km.

Concluo, que este CB em específico não está calculando corretamente o sinal que vem da boia, e dá uma autonomia mais baixa. Medi com multimetro direto na tomada verde que é ligada ao CB, e está chegando o mesmo valor que o medido diretamente na bóia.

Luiz Fernando.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
arnaldo silva
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 382
Registrado em: 06 Abr 2012, 20:59
Cidade: Atibaia
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Plugue do chicote - computador de bordo

Mensagem não lida por arnaldo silva »

luiz sle escreveu: 13 Jun 2022, 15:10
arnaldo silva escreveu: 11 Jun 2022, 21:20 Boa noite! Conseguiu resolver?
Arnaldo, boa tarde!

Em partes sim, vou relatar o que eu fiz:
Após remover o plug do chicote, não notei alterações nos parâmetros de consumo, nem de autonomia. Recoloquei o plug de volta, porém alterei o aterramento para os fios marrom e marrom com branco. Esse, percebi que o consumo em l/h subiu de 0,9~1,0 para 1,8~1,9 l/h. Acredito que seja mais condizente com o consumo para álcool.
Ontem, enchi o tanque, ele deu uma autonomia inicial de cerca de 120 km. Fiz uma viagem e após percorrer os 120 km e estar piscando a autonomia no 0, recalculei a autonomia e ele me deu de mais 110 km.

Concluo, que este CB em específico não está calculando corretamente o sinal que vem da boia, e dá uma autonomia mais baixa. Medi com multimetro direto na tomada verde que é ligada ao CB, e está chegando o mesmo valor que o medido diretamente na bóia.

Luiz Fernando.
Bom dia! Tb tenho vonta de colocar um CB no Classic, mas parece algo complicado, ainda mais no meu caso: automático e MPFI.
Classic se 2.0 prata automático; MPFI com injeção programável; etanol; freio a disco traseiro e rodas 16, painel digital.
Responder