Ajuda - Daewoo Espero 1996/1997

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
Rafaelo
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Re: Ajuda - Daewoo Espero 1996/1997

Mensagem não lida por Rafaelo »

pra mim é compra de sucata tecnologica de qualquer forma.

sao sistema de 1985 ambos, nao sei se compen$a, o retorno é baixo e ficara como um adaptado. eu ja penso diferente que a maioria, ou faz algo original(engenharia OEM projetado conforme oque se tem) ou nao mexe. pq pega peças e tecnologia de outros carros e colocar em outro nem sempre fica bom, mas nesse caso é ate simples pq MPFI é compativel do EFI. mesma fabricante, mesmo motor.

pior é esses sistema modernos de hoje como o N20XF, pedal eletronico, imobilizador, sensor VSS de 29P e o escambau. sei la nao é muito minha politica essa, nada contra quem faça. so nao vejo retorno
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
richard ramos
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Re: Ajuda - Daewoo Espero 1996/1997

Mensagem não lida por richard ramos »

ola amigos mais q por ser mpfi a resposta e melhor? ela ainda conta com sonda q diz q reduz o consumo em quaquer regime isso e verdade?desculpe ser leigo e q eu so novo aki no forum.
richard ramos
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Re: Ajuda - Daewoo Espero 1996/1997

Mensagem não lida por richard ramos »

O nome dessa injeçao do daewoo espero é delphi iefi_6 pelo q vi na net segue ai um poco do material q eu consegui

DAEWOO

IEFI – 6
NEXIA 1.5 DE 1995em diante.
NEXIA 1.5 16v 1995em diante.
ESPERO 1.5 16V 1995em diante.
ESPERO 1.8/2.0 1995em diante.

COMO FUNCIONA O SISTEMA.
Este sistema foi desenvolvido especialmente para GM que vendeu para DAEWOO é um sistema multiponto.
Este é um sistema sofisticado, ele mantém o motor funcionando nas melhores condições.
Ë um sistema que possui autodiagnose própria, que através do código de falhas localizar defeitos sem necessidade de um SCANNER. Sempre que a lâmpada de advertência se acender será indicação que o sistema apresentou defeito gravado na memória.
A CENTRALINA UTILIZA AS SEGUINTES LEITURAS.
1 - Sensor de detonação.
2 - Sonda lambda relação ar combustível.
3 - Chave liga/desliga do ar condicionado.
4 - Velocidade do veiculo Km/h.
5 - Tensão do sistema elétrico.
6 - Posição da borboleta do acelerador.
7 - Temperatura do liquido de arrefecimento.
8 - Pressão absoluta do coletor de admissão.
9 - Rotação do motor.
10 - Posição da árvore de manivela.
A CENTRALINA ÉO CORAÇÃO ELETRÔNICO DO SISTEMA CONTROLA OS SEGUINTES COMPONENTES.
Relação ar/combustível e quantidade injetada de combustível.
Ângulo de permanência e de avanço da faísca.
Rotação da marcha lenta.
Acionamento do ventilador do sistema de arrefecimento.
Corte de combustível durante desaceleração.

COMO CONSEGUIR O CÓDIGOS DE FALHAS.
Este sistema possui autodiagnose de defeitos, o que reduz o tempo de pesquisa de falhas. A indicação de falhas do sistema é feito por Piscadas fornecidas pela lâmpada de advertência no painel de instrumentos.
Pelos dados abaixo verificamos se existe problemas ou não.

Ignição Lâmpada de advertência Diagnose.
Chave somente ligada. Lâmpada acesa. Sem problemas.
Motor funcionando. Lâmpada apagada. Sem problemas.
Motor funcionando Lâmpada acesa. Com falhas


A lâmpada de Advertência não é indicativa de todos os defeitos, algumas partes como sistema de ignição como cabos de velas e também bomba, filtro, regulador de pressão do sistema de combustível não são detectados.
A lâmpada de Advertência funciona como as luzes de advertência da pressão do óleo ou da bateria como por exemplo.
Deve acender ao ligar a chave e deve apagar ao motor entrar em funcionamento.
Se lâmpada permanecer acesa com o motor funcionando, existe falhas.

TABELA DO CÓDIGO DE FALHA
CÓDIGO DE FALHA POSSÍVEL DEFEITO
13 Sonda Lambda – Circuito Aberto
14 Sensor da Temperatura da Água.
21 Sensor da Posição da Borboleta
23 Sensor da Temperatura do ar.
24 Sensor de Velocidade (VSS)
32 Recirculador de gás defeituoso.
33 Sensor da Pressão Absoluta (MAP)
42 Bobina de Ignição.
44 Sonda Lambda – Mistura Pobre.
45 Sonda Lambda – Mistura Rica.
51 Módulo do Controle Central (Centralina)
53 Imobilizado defeituoso.
54 Resistir do ajustamento do CO
OS QUATRO PASSOS PARA CONSEGUIR O CÓDIGOS DE FALHAS.
1 - Localização do conector de diagnostico ALDL.
2 - Interligue com um fio ou chave os conectores conforme gravura veja a localização do Conector de diagnósticos ou ALDL conforme figura acima fica no lado esquerdo do condutor .
3 - Ligue a chave de contato sem dar partida. Agora o sistema está pronto para apresentar os diagnósticos.
Irá apresentar os defeitos se existirem.
Ao energizar todos os componentes controlados pela Centralina, menos o relé da bomba de combustível.
Isto ocorrendo permite os circuitos difíceis de serem energizados sem o veiculo funcionar.
Os componentes permanecerão energizados enquanto a centralina estiver no modo apresentação de diagnósticos.
Fechar a válvula de controle de marcha lenta.
4 - Conte o numero de piscadas para identificar o código.
IDENTIFICAÇÃO DO CÓDIGO.
Como exemplo vamos citar o código 12.
Lâmpada Piscada Pausa Piscada Piscada Pausa maior
Números -------1------- ----------------- --------2--------
Primeiro número. Segundo número.


Plano de busca de falha pelo sintoma
PROBLEMA COMPONENTES A SEREM TESTADOS.
MOTOR NÃO PEGA. m - Sistema de Ignição
m - Pressão de combustível.
m - Sensor de temperatura da água.
m - Sensor da posição da Borboleta.
m - Sensor da pressão absoluta.
m - Sonda Lambda.
m - Válvula da Marcha Lenta.
m - Válvula de Canister.
m - Sensor da temperatura do ar.
m - Bateria e Suas conexões.
m - Sensor de Detonação.
m - Entrada falsa de ar estanqueidade no sistema de escapamento
m - Válvulas Injetoras.
MOTOR COM DIFILCUDADE PARA PEGAR. m - Bateria e Suas conexões.
m - Sensor de Detonação.
m - Examinar conectores da Centralina/Relés/Fios.
m - Sistema de combustível e sua tubulação.
m - Bomba de combustível e suas Conexões.
m - Entrada falsa de ar estanqueidade no sistema de escapamento
m - Sensor de temperatura da água.
m - Válvula da Marcha Lenta.
m - Regulador de pressão de combustível.
m - Válvulas Injetoras.
m - Modulo Central e Conector.
m - Sensor da pressão absoluta.
MOTOR PEGA MAS MORRE EM SEGUIDA. m - Examinar conectores da Centralina/Relés/Fios.
m - Sensor da posição da Borboleta.
m - Válvula da Marcha Lenta.
m - Entrada falsa de ar estanqueidade no sistema de escapamento
m - Modulo Central e Conector.
PROBLEMAS DE PARTIDA COM MOTOR FRIO m - Entrada falsa de ar estanqueidade no sistema de escapamento
m - Válvula da Marcha Lenta.
m - Sensor da posição da Borboleta.
m - Modulo Central e Conector.
MARCHA LENTA BAIXA m - Válvula da Marcha Lenta.
m - Sensor da posição da Borboleta.
m - Sensor de temperatura da água.
m - Modulo Central e Conector.
MARCHA LENTA ALTA m - Entrada falsa de ar estanqueidade no sistema de escapamento
m - Examinar conectores da Centralina/Relés/Fios.
m - Válvula da Marcha Lenta.
m - Modulo Central e Conector.
MARCHA LENTA IRREGULAR m - Entrada falsa de ar estanqueidade no sistema de escapamento
m - Examinar conectores da Centralina/Relés/Fios.
m - Regulador de pressão de combustível.
m - Bomba de combustível e suas Conexões.
m - Válvulas Injetoras.
m - Sensor da posição da Borboleta
m - Válvula da Marcha Lenta.
m - Modulo Central e Conector.
MÁ RETOMADA DE ACELERAÇÃO m - Examinar conectores da Centralina/Relés/Fios.
m - Sensor de Fase.
m - Sensor de temperatura da água.
m - Modulo Central e Conector.
MOTOR DETONA BATE PINO m - Sensor da pressão absoluta.
m - Sensor de temperatura da água.
m - Sensor da posição da Borboleta
m - Mangueira de combustível e Filtro.
m - Bomba de combustível e suas Conexões.
m - Válvulas Injetoras.
m - Regulador de pressão de combustível.
m - Modulo Central e Conector.
NÍVEL DE CO MUITO ALTO m - Examinar conectores da Centralina/Relés/Fios.
m - Entrada falsa de ar estanqueidade no sistema escapamento
m - Sensor de temperatura da água.
m - Sensor da temperatura do ar.
m - Mangueira de combustível e Filtro.
m - Bomba de combustível e suas Conexões.
m - Regulador de pressão de combustível.
m - Válvulas Injetoras
m - Sonda Lambda.
m - Modulo Central e Conector.
nível DE CO MUITO BAIXO m - Entrada falsa de ar estanqueidade no sistema escapamento
m - Examinar conectores da Centralina/Relés/Fios.
m - Sonda Lambda.
m - Modulo Central e Conector.
EXCESSIVO CONSUMO DE combustível m - Examinar conectores da Centralina/Relés/Fios.
m - Mangueira de combustível e Filtro
m - Bomba de combustível e suas Conexões.
m - Regulador de pressão de combustível.
m - Válvulas Injetoras
m - Sensor da temperatura do ar.
m - Sensor da posição da Borboleta
m - Modulo Central e Conector.
MOTOR CONTINUA FUNCIONANDO APÓS DESLIGADO m - Sensor da pressão absoluta.
m - Sensor da posição da Borboleta
m - Sensor de temperatura da água
m - Sensor da temperatura do ar.
m - Válvulas Injetoras
m - Modulo Central e Conector
FALTA POTENCIA EM BAIXA VELOCIDADE. m - Sensor de temperatura da água
m - Mangueira de combustível e Filtro
m - Bomba de combustível e suas Conexões.
m - Regulador de pressão de combustível
m - Válvulas Injetoras
m - Sensor da pressão absoluta.
m - Modulo Central e Conector
FALTA POTENCIA EM ALTA VELOCIDADE. m - Examinar conectores da Centralina/Relés/Fios.
m - Entrada falsa de ar estanqueidade no sistema escapamento
m - Vazamento ou entupimento das mangueiras de combustível
m - Sensor de temperatura da água
m - Sensor da temperatura do ar.
Rafaelo
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Re: Ajuda - Daewoo Espero 1996/1997

Mensagem não lida por Rafaelo »

richard ramos escreveu:ola amigos mais q por ser mpfi a resposta e melhor?
sim, isso ninguem consegue imitar. somente quem possui 4 injetores, um pra cada cilindro. nesse caso vai melhorar e isso nao é nunca comentado, ou por falta de conhecimento, ou por ser algo que ninguem da importancia num carro rsrsrsrs. pessoal so pensa em potencia,torque e consumo e esquece do funcionamento geral do motor. ate mesmo como opera um tipo de função na ECU tem que se levar em conta pra avaliar se presta ou nao. cada fabricante pensa de uma forma, e estratégias sao diferentes, ja outras coisa sao unânimes.
richard ramos escreveu:ela ainda conta com sonda q diz q reduz o consumo em quaquer regime isso e verdade?desculpe ser leigo e q eu so novo aki no forum.
depende. consumo é algo relativo, por via de regra sempre diminui comparado a um sistema que nao possui malha fechada, seria muito amadorismo pensar o contrario. porem nao quer dizer que o motor vai ficar mais economico, vai depender de muitos fatores, o principal deles é qual o efeito comparativo.

esses sistema antigos mesmo sendo digital nao quer dizer que é boa, outro erro pensar assim, pode ser digital pode ocorrer de ser baixa resoluçao como um sistema 8 bits que me parece ser o caso. dae é bem simples mesmo, bem limitado.

*sonda narrow
*sistema montado em epoca que a gasolina era gasolina, hoje com tanto alcool o motor vai operar na escala max da correçao da sonda pra compensar a mistura.
*me parece que esse sistema nao conta com sensor de ar pra fazer a conversao da massa e ter mais economia com ele aspirando ar quente, ou proteçoes que venham ter pela ajuda desse sensor tao importante numa ie.

é uma injeçao bem pao com ovo, mas funciona. e geralmente é barata o kit
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Re: Ajuda - Daewoo Espero 1996/1997

Mensagem não lida por richard ramos »

ela em termo tecnico e superior a do monza ne
Rafaelo
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Re: Ajuda - Daewoo Espero 1996/1997

Mensagem não lida por Rafaelo »

sim, é melhor que qualquer modelo.
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lebowisk
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Re: Ajuda - Daewoo Espero 1996/1997

Mensagem não lida por lebowisk »

Em resposta as duvidas que apareceram aqui, bem, instalei a injeção do ESPERO 2.0 em um KADETT, e ficou excelente, tanto em desempenho quanto em consumo.
Tive que replugar as conexões da tomada de alimentação do sistema de injeção, e retirar algumas funções que estavam no chicote de injeção, nada importante, uma vez que estas leituras ( temperatura, sensor de óleo, etc), já estavam devidamente conectadas no chicote original.
Estou elaborando um tutorial bem detalhado para quem quiser fazer a upada na injeção do seu MONZA, e assim que ficar pronto, já disponibilizo aqui.

Quanto a alteração de tecnologia, bem tive um amigo do México que me ajudou bastante no assunto, e lá fora essa injeção é conhecida como "brasilian injection" ( injeção brasileira).

Em resumo , vale a pena sim colocar a injeção do espero no MONZA/KADETT.

Quem quiser parte dos esquemas me manda um email que já envio de bat pronto.
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