ATERRAMENTO - VERIFICAÇÃO

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
Avatar do usuário
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 729
Registrado em: 03 Abr 2015, 00:22
Cidade: Itanhaem
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: ATERRAMENTO - VERIFICAÇÃO

Mensagem não lida por mspagiari »

Desculpem se fui mau interpretado. Para não criar um novo tópico, pesquisei e achei a citada foto no inicio deste tópico, ou seja, o terminal está fixado próximo ao sensor do marcador, como na foto, porém o fio é muito curto (uns 10 cm) tendo na outra ponta um pingo de solda.

Creio q deveria estar soldado a carcaça do distribuidor. Alguem sabe a finalidade deste fio?

Abs.
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: ATERRAMENTO - VERIFICAÇÃO

Mensagem não lida por waldir »

mspagiari, o reforço que eu fiz segue o croquix abaixo.

Esse reforço ao meu ver otimiza o aterramento da UCE e do Modulo Hei... No meu caso depois desse aterramento eu
tirei o Mod. Hei do distribuidor e o coloquei na churrasqueira onde coloquei um reforço dedicado ao terra do Hei.

Porém há quem coloque um aterramento dedicado ao Hei dentro do distribuidor onde fica aparafusado o modulo Hei

Se não for isso que vc está perguntando esclareça melhor. E a foto que vc se referiu são 2 fotos montadas invertidas.

Imagem
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 729
Registrado em: 03 Abr 2015, 00:22
Cidade: Itanhaem
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: ATERRAMENTO - VERIFICAÇÃO

Mensagem não lida por mspagiari »

Então, está como na foto, mas pelo comprimento do fio (10 cm) a outra ponta deveria estar soldada a parte traseira do distribuidor. Eu comprei assim o carro, pensei q era algo original, é um monza club 94, agora reparei q o fio estava solto, mas desde qdo não sei .
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: ATERRAMENTO - VERIFICAÇÃO

Mensagem não lida por waldir »

Entendi o que vc está colocando.
10 cm de fio só alcançaria o distribuidor. No caso não seria um reforço.
Para reforçar, ao meu ver, deveria vir do negativo da bateria. Eu já vi reforço em que o indivíduo fez um furo na tampa do distribuidor perto do Hei para colocar um fio dedicado da bateria para o aterramento do Hei. "quebrar" a isolação da tampa do distribuidor não é recomendável, mas...

É preferível manter os 2 olhais do chicote(da ECU) que é fixado nos parafusos do cabeçote "em bom estado". Eu coloquei o reforço devido não ter querido mexer no cabo que é aterrado na carcaça do cambio para limpá-lo ou medir a impedância do cabo... então adicionei o reforço naquele ponto além de verificar os olhais de aterramento já citados.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: ATERRAMENTO - VERIFICAÇÃO

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

...o terminal está fixado próximo ao sensor do marcador, como na foto, porém o fio é muito curto (uns 10 cm) tendo na outra ponta um pingo de solda.
Creio q deveria estar soldado a carcaça do distribuidor. Alguem sabe a finalidade deste fio?
mspagiari

Se esse fio que você cita já foi soldado à carcaça do distribuidor, a finalidade dele deve ter sido a mesma que já foi comentada aqui, sobre falta de aterramento do módulo HEI. Se não me falha a memória, existe um vídeo mostrando a solução adotada em um Kadett.
Eu fiz esse aterramento, mas não usei solda, prendi um lado do cabo no motor (na gaiola) e o outro lado no distribuidor, com parafusos.
Depois de ter dado muita pancada no pino do eixo do distribuidor, para substituir a bobina de pulsos, desconfiei que a placa traseira do distribuidor, onde fica parafusado o HEI, ficou sem muito contato elétrico com a parte interna, que vai presa no motor. Aí reforcei o aterramento.

Abs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 729
Registrado em: 03 Abr 2015, 00:22
Cidade: Itanhaem
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: ATERRAMENTO - VERIFICAÇÃO

Mensagem não lida por mspagiari »

Blz, vou deixar assim tb, não sei pq o ex-dono fez isto, pensei q fosse original, Luiz Carlos, isto aconteceu depois q notei q ratos entraram no cofre do motor (lembra do post?) Coloquei os granulados lá....
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
sorrechia
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 10
Registrado em: 28 Ago 2011, 11:38
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: ATERRAMENTO - VERIFICAÇÃO

Mensagem não lida por sorrechia »

Olá, tenho um Monza 87/88 2.0 álcool, o marcador de combustível está trabalhando de forma incorreta, marca do cheio para o vazio, com a chave desligada marca cheio ligo a chave ele desce, porém ao abri o porta malas o ponteiro desce para o vazio, fecho o porta malas ele volta para o cheio, boia, marcador já foram substituídos, tanque tirado e os aterramentos feitos da bóia para a carroceria independente do que já existe, me ajudem por favor...
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: ATERRAMENTO - VERIFICAÇÃO

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

sorrechia escreveu: 19 Mai 2020, 09:23 Olá, tenho um Monza 87/88 2.0 álcool, o marcador de combustível está trabalhando de forma incorreta, marca do cheio para o vazio, com a chave desligada marca cheio ligo a chave ele desce, porém ao abri o porta malas o ponteiro desce para o vazio, fecho o porta malas ele volta para o cheio, boia, marcador já foram substituídos, tanque tirado e os aterramentos feitos da bóia para a carroceria independente do que já existe, me ajudem por favor...
O circuito de marcação de combustível é bem simples. O marcador do painel recebe tensão do sistema elétrico do carro linha 15 (pós chave) e o aterramento do marcador é feito entre a boia e a carroceria. Esse aterramento fica perto da alavanca de câmbio.

Para o sintoma descrito, entendo que alguma alteração no chicote foi feita, algum compartilhamento indevido... Tem que procurar.

Use o esquema elétrico do Monza 90 para ajudar nessa avaliação.

Se não tiver o esquema elétrico, poderá baixar gratuitamente em: https://www.monzaclube.com/manualtec/di ... etrico.pdf

PS: Aproveite a atualize o seu perfil com os dados do veículo.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder