Pino D5 do módulo

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4219
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Pino D5 do módulo

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

E parece que não há nada de qualidade no mercado, fora a Delphi, a qual eu tbm tenho um pé atrás.
Pelas experiências desagradáveis que eu já tive, depois que, em 2013, o HEI GM original do meu Monza pifou, eu não confio em nenhuma marca. Pelo menos nas quatro que já experimentei.
Substituí o HEI original por um Magneti Marelli (custava a metade do preço do Delphi). Durou pouco.
Substituí o HEI Magneti Marelli por um Delphi made in USA. Durou menos que o Marelli.
Substituí o HEI Delphi por um E-Klass de 39, 90 reais, made in China. Durou pouco, mas durou mais do que o Magneti e o Delphi.
Substituí o HEI xingling por um Delphi made in Brasil. Está no carro, mas rodei muito pouco ainda para saber se presta.
Uma coisa que eu descobri ao comprar esse último HEI, é que tanto o Delphi quanto o Marelli parecem ser fabricados pelo mesmo fabricante.
Isso por suas característica físicas externas. A única diferença entre os dois é a marca estampada na peça. Os HEI anteriores todos diferiam entre si na aparência.

Então, acredito piamente que tanto faz comprar um Delphi fabricado no Brasil (existe fabricado nos EUA e na China também) ou um Magneti, o resultado será o mesmo.

Dieguito

Não se esqueça de que para o HEI desempenhar bem sua função, ele deve estar recebendo e enviando sinal. Os chicotes, fios, conectores, devem estar OK. Um mau contato num pluque pode enganar. Você substitui o HEI e a pane continua.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4219
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Pino D5 do módulo

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Se faltar qualquer um desses é problema no HEI. Exemplo: tem centelha, tem bomba e não tem bico é o HEI. Tem centelha tem bico e não tem bomba com o motor girando, é o HEI e, como no seu caso que falta a centelha é o HEI também kk
Tyo

Quando eu disse ao Dieguito que se um dos 3 eventos (bomba, bico e faísca) não ocorressem quando ele colocasse as pontas de prova do multímetro o culpado seria o HEI, eu falei isso porque esse teste simula a atuação da bobina de pulsos. Em situação normal, quando se tenta uma partida e não tem nenhum desses eventos, a causa pode ser a bobina de pulsos. Se durante o teste com multímetro não ocorrerem o funcionamento da bomba de combustível ou o choro da válvula injetora, a UCE pode ser culpada também. Mas é muito mais raro.

Nem sempre o mordomo é o culpado. :lol:

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3532
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Pino D5 do módulo

Mensagem não lida por tyo »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 11 Fev 2020, 09:18
Se faltar qualquer um desses é problema no HEI. Exemplo: tem centelha, tem bomba e não tem bico é o HEI. Tem centelha tem bico e não tem bomba com o motor girando, é o HEI e, como no seu caso que falta a centelha é o HEI também kk
Tyo

Quando eu disse ao Dieguito que se um dos 3 eventos (bomba, bico e faísca) não ocorressem quando ele colocasse as pontas de prova do multímetro o culpado seria o HEI, eu falei isso porque esse teste simula a atuação da bobina de pulsos. Em situação normal, quando se tenta uma partida e não tem nenhum desses eventos, a causa pode ser a bobina de pulsos. Se durante o teste com multímetro não ocorrerem o funcionamento da bomba de combustível ou o choro da válvula injetora, a UCE pode ser culpada também. Mas é muito mais raro.

Nem sempre o mordomo é o culpado. :lol:

Abs
Sim luiz nem sempre é o dito cujo mas 95% é o danado kk
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Dieguito86
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 19
Registrado em: 08 Jan 2020, 13:43
Cidade: Rosana
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Pino D5 do módulo

Mensagem não lida por Dieguito86 »

E o "prêmio mordomo" vai para...

Modulo HEI e... bobina.

Sim, ambos estão com defeito, por incrível que pareça. E pasmem, testei a resistência do primário e secundário da bobina, e estão dentro dos parâmetros de resistência. Bobina Delphi, colocada nova, em maio/19. Não identifiquei nenhuma rachadura no corpo dela.

Mas se não fosse um Kadett EFI que apareceu aqui, seria bem difícil. Eu peguei, devolvi o HEI DPL e paguei a diferença para levar o HEI da marca Gauss (aqui na minha cidade, ninguém tinha o Delphi). Pois bem, montei o dito no distribuidor, na esperança de dar a partida, mas, nada de centelha. Daí abandonei, e fui mexer em outro carro. Mas chegou um Kadett EFI, de um conhecido, com diversos problemas, mas funcionando; não pensei duas vezes, comecei a fazer as experiências. De arrepiar, foi que, primeiramente, coloquei o distribuidor completo, do Monza, no Kadett, para verificar a faísca. E adivinhem, faiscou. Daí comecei a xingar o Monza, kkkkkk! Parecia brincadeira dele, me pregando uma peça. Porém, resolvi inverter, coloquei o distribuidor do Kadett, que chegou funcionando, e... nada. A essa altura, imagine o meu bom humor com o Monza, kkkk! Porém, resolvi colocar a bobina do Kadett, para ver (ia acabar comprando o Kadett e passar tudo para o Monza). Bobina instalada, e, bingo, faísca e partida. Fiquei sem entender do porquê os 2 deram problema ao msm tempo.

Eu havia testado outra bobina no inicio dos testes, uma MTE Thompson, e não havia produzido faísca. Eu havia descartado a bobina, e focado no HEI. Ia partir para o módulo, se não aparecesse esse Kadett. E teria uma decepção...

Por último, montei o distribuidor com o HEI Gauss e a bobina MTE, e ficou perfeito na partida.

É o tipo de defeito complicado de definir, por conta da queima de 2 componentes ao msm tempo, que são interligados diretamente. Minha teoria, é que a bobina queimou primeiro, devido a uma anomalia no sistema elétrico, sobrecarga, talvez, e levou o HEI junto.

Eu coloquei uma bateria de 45amp, que é a recomendada no manual, visto que é carro sem ar. Eu sigo a risca, as indicações do fabricante. Esse Monza veio com bateria de 70 amp, mas como o msm possui alternador original, não concordo com mudança de característica original do veículo, de recomendações, sem haver mudança na elétrica. Porque estou relatando isso? Na próxima mensagem, eu explico, e vou pedir novamente a opinião de vocês, se vocês concordam com o que ouvi...
Dieguito86
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 19
Registrado em: 08 Jan 2020, 13:43
Cidade: Rosana
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Pino D5 do módulo

Mensagem não lida por Dieguito86 »

Tenho um amigo, eletricista, liguei para ele, para perguntar, a opinião dele, a respeito do porquê da queima de 2 itens assim, e descrevi todo o sistema do carro. O que ele me falou, foi o seguinte:

O Monza tem um problema de querer "negar" partida, para então funcionar. Isso devido ao cabeamento velho, da bateria. Os cabos grossos de aterramento e energia. Realmente, sofri com isso na minha S10 EFI. Mas no caso do Monza, ao girar fraco e em seguida a rotação aumentar, há um pico de tensão, onde ocasiona a queima. Por conta disso, colocam a bateria de 70amp, para, digamos, mascarar o problema, para não ter de refazer parte elétrica. Disse que a bateria de 45amp é fraca pro Monza, devido a tal fator, de idade dos fios, que aumentam resistência. Isso procede? Queimar o HEI, principalmente, devido a esse tipo de característica?

Por fim, o pino D05, não tinha nada a ver, apenas estava faltando o aterramento de um bom módulo HEI. Parou de piscar, com a colocação do HEI Gauss.

Bom, mas já vou finalizar, agradecendo todos os amigos, que dispuseram tempo e conhecimento, para me ajudar no diagnóstico. Foi de grande valia, pois realmente, o HEI havia "falecido".
Desculpe tbm o texto longo, mas necessário, para detalhar tudo que passei por aqui. Grande perrengue, kkkkkk!
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Pino D5 do módulo

Mensagem não lida por dutra s a »

Dieguito, nas minhas postagens acima eu não abordei de forma errada uma manutenção, onde não expliquei direito e como correção lhe digo que um escaneamento no carro neste caso Monza EFI não irá apresentar problemas dentro do HEI, mesmo porquê, precisa dele para poder ter diagnostico com motor funcionando.

De certa forma seu amigo mecânico esta certo num ponto, e isso vale para todos os carros (é regra), a fiação/chicotes/cabos ruins provoca problema em tudo e em cima disso como citei acima que aconteceu comigo, minha suspeita era aterramento e regulador de voltagem.

Num resumo mais direto, alguns HEI's vem com papeis relacionando cuidados com ele no manuseio e instalação, entre esses pontos se deve sempre ficar monitorando o carregamento da bateria, pois muitas queimas de impulsora e HEI são por conta disso o caso de alta voltagem, fora isso o HEI queima por aterramento ruim, fuga de faísca e queda de tensão.

Que bom que resolveu, mas não fique bravo com Monza, kkkkkkk! Ele não deve ficar bravo com você, rsrsrs!

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3532
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Pino D5 do módulo

Mensagem não lida por tyo »

Realmente tem defeitos que deixam a gente de cabelo em pé, kk! Mas como vários colegas disseram, a ECU é muito difícil de dar algum b.o., normalmente é o HEI mesmo. Quanto a bateria o que normalmente faz o HEI queimar é o regulador de voltagem do alternador mandar mais de 14,5 volts e não a capacidade de corrente da bateria. Não tem problema nenhum você por uma bateria de 120 ah, por exemplo, a diferença é que o alternador precisa de mais tempo pra carregar ela. Um exemplo é o dínamo do Fusca que gera 25 ah e consegue carregar uma bateria de 45A que é praticamente o dobro.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Pino D5 do módulo

Mensagem não lida por dutra s a »

É isso ai tyo, rsrsrsrs! Eu mesmo sou prova de que a UCE é raro de dar problema, como o bico injetor original desses carros. Uma vez, por conta de um regulador da Gauss perdi uma bateria Moura de 70 amp, HEI e impulsora. Na verdade nem sei como consegui chegar em casa, pois quando fui medir, ao perceber o carro estranho na lenta esperando a esposa vir do dentista e, com ar ligado, a voltagem estava em 18/17v. Daí, trocando o que deu problema, botei um regulador Bosch 0034 e acabou o problema e, a Gauss me deixou na mão, pois minha bateria estava na garantia! A UCE está bem até hoje, rsrsr!

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Responder