Algum engenheiro ou arquiteto por aqui?

Discussões sobre Legislação, IPVA, Política, etc, relacionados a automóveis.
Avatar do usuário
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 729
Registrado em: 03 Abr 2015, 00:22
Cidade: Itanhaem
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Algum engenheiro ou arquiteto por aqui?

Mensagem não lida por mspagiari »

Tenho uma dúvida e estou enrolado com uma notificação de área construída.

Obrigado.
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
Avatar do usuário
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 729
Registrado em: 03 Abr 2015, 00:22
Cidade: Itanhaem
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Algum engenheiro ou arquiteto por aqui?

Mensagem não lida por mspagiari »

Bom, já q criei este tópico e não existe aqui engenheiro ou arquiteto, vou usá-lo de forma útil para alertar o pessoal aqui sobre uma prática q está ocorrendo aqui na cidade e em muitas deste pais (pelo q pesquisei), a meu ver para extorquir dinheiro do contribuinte apenas.

Minha casa construída em 1966, com planta aprovada na época, habite-se, e toda papelada, consta em planta com 68,50m² construídos, porém, sempre cobraram 126m² no IPTU, como nunca medi, apenas me ative a metragem do terreno estar correta, não liguei, na verdade nem havia reparado na planta.

Há cerca de 15 dias eu (e mais uns 10 mil aqui receberam uma carta notificação da prefeitura constando irregularidade na área construída.

Fiquei p... Fui atrás e ninguém lá sabia informar nada direito, uma verdadeira bagunça, o prazo para a tal regularização era de apenas 30 dias, um absurdo, estou com IPTU em dia, levei planta, escritura registrada, toda papelada... Enfim, depois de passar em vários guichês disseram q por levantamento aéreo (esta é a novidade) descobriram uma varanda com 57m², o q dava os tais 126m² do IPTU.

Argumentei q até a antiga dona já falecida pagava estes 126m² de área construída, o IPTU q tenho mais antigo de 2001 constava esta metragem. Aí disseram q teria de refazer a planta ou demolir a tal laje da varanda.

Medi a tal laje , constou 23m², onde estava o resto???? Não souberam informar.

Resolvi então chamar um engenheiro, q constatou a laje com 23m², uma cobertura de garagem com telha Eternit onde guardo o Monza (não tem alvenaria, é uma cobertura feita com canos de PVC, cimentados como vigas, e uma areazinha de lavanderia coberta nos fundos, q
somava os tais 126m².

O projeto de planta com as taxas ficou em 2000 reais ( metade td taxa da prefeitura), ou então multarão eu em 3800 reais se nada fizer...

Decidi contratar a engenheira, apesar de ganhar um salario minimo e ser doente com duas filhas, vou ter de pegar um empréstimo consignado.

No dia em q fui tinha muito idoso chorando na escada pq nem planta tinha, apesar de pagar IPTU direitinho. Sorte q guardo tudo, a antiga dona tb guardava e me cedeu qdo vendeu a casa.


Belo Horizonte, Goiânia, Jales e outras pelo q pesquisei estão fazendo isto tb, esta ideia de levantamento aéreo está espalhando pelo pais todo (absurdo, cheio de favelas e moradias precárias).

Por isto fiquem espertos com puxadinhos (inclusive garagens e coberturas de Eternit) e afins, pois pelo levantamento aéreo, a tolerância é de 10 por cento... Até lateral de telhado Eternit conta.

Fica aqui meu desabafo e alerta a todos.

Abs.
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
Avatar do usuário
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 729
Registrado em: 03 Abr 2015, 00:22
Cidade: Itanhaem
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Algum engenheiro ou arquiteto por aqui?

Mensagem não lida por mspagiari »

Só para fechar o tópico, fui em tudo q é canto perguntar, reclamar e nada, vou desembolsar mais grana para nosso pobre Estado, ele precisa....

Fora o velho IPTU, inventaram esta ainda, fiquem espertos com a a metragem da área construída, confiram a planta, melhor medir para conferir com trena mesmo, inclusive telhados de garagem...

10% de tolerância apenas...

O maldito aviãozinho não pára de sobrevoar a cidade, passou aqui agora... E a prefeitura daqui não investe em nada...

Como dizia o Renato Russo, q pais é este...
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
LenBilm
Mensagens: 5
Registrado em: 25 Ago 2019, 20:58
Cidade: LenBilm
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GL
Motor: Outro
Ano: 1995
Combustível:: GNV
Injeção: MPFi

Algum engenheiro ou arquiteto por aqui

Mensagem não lida por LenBilm »

Aeae. Eh uma pena mesmo, mas eu estou voltando.
Espero que o pessoal uma hora volte e que as peças fiquem mais baratas. Quem sabe assim teremos mais adeptos?

Grande abraço Feliz 2019 para todos!
Oigres
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 13
Registrado em: 23 Mai 2013, 17:24
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Algum engenheiro ou arquiteto por aqui?

Mensagem não lida por Oigres »

... m..., isso é revoltante. É aquele famoso ditado: Criar dificuldade para vender facilidades... Boa sorte
110, 120... 160... só pra ver até quando o meu monza aguenta...
Responder