E não é difícil entender o motivo.
Eles alegam que é para atender legislação, níveis de poluição, etc.
Mas a verdade é bem outra.
Primeiro eles tiraram um cilindro do motor (ou seja, a cada 3 carros novos que saem das linhas de montagem, o motor do quarto sai de graça para eles). E agora, com 1.0T substituindo motores de maior cilindrada, eles pegam carona na alíquota de IPI, que é reduzida para motores de até 1 litro.
Obviamente, nenhum desconto foi repassado ao preço por conta destes abatimentos. A justificativa, mais do que previsível, é que as reduções foram usadas para cobrir os custos extras com turbina, injeção direta, etc.
Acredite quem quiser... hehehe
Mas o fato é que cada vez haverá menos opções "à moda antiga" no mercado. Tanto para os modelos 0km atuais, quanto para os usados, daqui a alguns anos...
Mas, o que posso dizer, é que muitas destas tecnologias não são nada novas (na verdade, nenhuma delas). Só estão se tornando mais populares, chegando a modelos mais básicos e baratos. Embora eu concorde com o Luiz Rio (está vendo? de vez em quando isso pode acontecer...
![Muito Feliz :D](./images/smilies/icon_biggrin.gif)
O que me preocupa mais é a manutenção (ou a falta dela, se um dia tiver que pegar um destes usado). Sem dúvida, eles são muito mais sensíveis a maus tratos do que os nossos tanques de guerra mais antigos, que você podia colocar mijo de gato no tanque e azeite de dendê no motor que estava tudo bem.