DUVIDA - Remoção do Motor
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DUVIDA - Remoção do Motor
Olá amigos monzeiros, tudo bem?
Dando continuidade a restauração do meu monzão, chegou a hora de remover o motor.
Já sei como proceder com a desmontagem em se tratando dos pontos de fixações, calços, etc.
Pretendo desmontar na seguinte sequencia:
1- Cabeçote e agregados;
2- Caixa de câmbio;
3- Bloco.
Como eu não sou profissional da área e não estou me colocando prazo para execução do serviço, pretendo, no momento da remoção da caixa de câmbio (já sem o cabeçote, coletores etc), apoiar o bloco por baixo com um macaco. Sei que o ideal seria alugar uma girafinha e içar, mas não tenho como fazer isso no momento.
A MINHA DÚVIDA É: removido todos esse itens incluindo a caixa de câmbio, é possível remover o bloco do motor no braço? Não faço ideia quanto pesa o bloco, mas pretendo tentar fazer dessa maneira, levando em consideração que só terá o bloco sem mais nada.
Agradeço a atenção de todos;
Abraços.
Dando continuidade a restauração do meu monzão, chegou a hora de remover o motor.
Já sei como proceder com a desmontagem em se tratando dos pontos de fixações, calços, etc.
Pretendo desmontar na seguinte sequencia:
1- Cabeçote e agregados;
2- Caixa de câmbio;
3- Bloco.
Como eu não sou profissional da área e não estou me colocando prazo para execução do serviço, pretendo, no momento da remoção da caixa de câmbio (já sem o cabeçote, coletores etc), apoiar o bloco por baixo com um macaco. Sei que o ideal seria alugar uma girafinha e içar, mas não tenho como fazer isso no momento.
A MINHA DÚVIDA É: removido todos esse itens incluindo a caixa de câmbio, é possível remover o bloco do motor no braço? Não faço ideia quanto pesa o bloco, mas pretendo tentar fazer dessa maneira, levando em consideração que só terá o bloco sem mais nada.
Agradeço a atenção de todos;
Abraços.
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Re: DUVIDA - Remoção do Motor
não é muito leve não. . . com uma corrente parafusada nos dois lados do bloco, um cano e duas ou tres pessoas é possível.
Classic se 2.0 prata automático; MPFI com injeção programável; etanol; freio a disco traseiro e rodas 16, painel digital.
- Luiz Carlos (Rio)
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Re: DUVIDA - Remoção do Motor
Eu tive um carro DKW Vemag.
Um vez fui trocar o kit de embreagem dele em casa, no quintal, que era de terra.
Coloquei uma cadeira para apoiar o motor, que era bem mais leve que o do Monza.
Soltei tudo, tirei a grade dianteira dele, que era presa por 4 porcas tipo borboleta (nem ferramenta precisa para tirar as porcas).
Empurrei o carro pra trás, e o motor ficou ali, em cima da cadeira.
De repente caiu uma chuvarada e eu não pude prosseguir no serviço.
A chuva amoleceu o solo, e a cadeira começou a afundar e a tombar no terreno.
Tive que me molhar para providenciar mais calços e impedir o motor de afundar na lama.
Contei essa história só para ver que, mesmo sendo fácil tirar o motor em alguns carros, todo cuidado é pouco nessa tarefa.
Abs
Um vez fui trocar o kit de embreagem dele em casa, no quintal, que era de terra.
Coloquei uma cadeira para apoiar o motor, que era bem mais leve que o do Monza.
Soltei tudo, tirei a grade dianteira dele, que era presa por 4 porcas tipo borboleta (nem ferramenta precisa para tirar as porcas).
Empurrei o carro pra trás, e o motor ficou ali, em cima da cadeira.
De repente caiu uma chuvarada e eu não pude prosseguir no serviço.
A chuva amoleceu o solo, e a cadeira começou a afundar e a tombar no terreno.
Tive que me molhar para providenciar mais calços e impedir o motor de afundar na lama.
Contei essa história só para ver que, mesmo sendo fácil tirar o motor em alguns carros, todo cuidado é pouco nessa tarefa.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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Re: DUVIDA - Remoção do Motor
Luis Carlos, eu acho que já li essa sua história aqui pelo fórum. Eu ri imaginando a cena da cadeira afundando na lama com o motor. Cômico, pra não chamar de trágico.Luiz Carlos (Rio) escreveu: ↑18 Nov 2018, 19:45 Eu tive um carro DKW Vemag.
Um vez fui trocar o kit de embreagem dele em casa, no quintal, que era de terra.
Coloquei uma cadeira para apoiar o motor, que era bem mais leve que o do Monza.
Soltei tudo, tirei a grade dianteira dele, que era presa por 4 porcas tipo borboleta (nem ferramenta precisa para tirar as porcas).
Empurrei o carro pra trás, e o motor ficou ali, em cima da cadeira.
De repente caiu uma chuvarada e eu não pude prosseguir no serviço.
A chuva amoleceu o solo, e a cadeira começou a afundar e a tombar no terreno.
Tive que me molhar para providenciar mais calços e impedir o motor de afundar na lama.
Contei essa história só para ver que, mesmo sendo fácil tirar o motor em alguns carros, todo cuidado é pouco nessa tarefa.
Abs
Abraço.
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Re: DUVIDA - Remoção do Motor
Dica. Não sei como está a evolução da restauração mas de dou uma dica.
Retira o capô antes de mais nada, é fácil rápido e facilita os trabalhos, melhora a iluminação, além de não correr o risco de amassar.
Retira o capô antes de mais nada, é fácil rápido e facilita os trabalhos, melhora a iluminação, além de não correr o risco de amassar.
Monza 91 automático (o melhor)
- tyo
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Re: DUVIDA - Remoção do Motor
e cara pra tirar só o bloco não precisa de 3 pessoas não 3 pessoas num cano de ferro tira o motor todo kkkk
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
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