Problema com farol

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
jpzde
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Problema com farol

Mensagem não lida por jpzde »

Boa noite, moro em uma cidade pequena e com poucas auto-eletricas, e sempre que vou a uma, ela está cheia de serviço, e como trabalho acaba não dando pra deixar o carro lá, de um tempo pra cá o monzão parou de funcionar o farol baixo e o normal, so funciona o farol alto, e tbm parou de funcionar aquela luz vermelha mais fraca da lanterna traseira, sem ser luz de freio, pq a de freio funciona e mesmo com o farol acionado a de traz nao ta acendendo, acho que chamam de luz de presença, peguei o quadro de fusiveis do monza de acordo com o ano, e lhes pergunto se vale a pena arriscar trocar os fusiveis de acordo com a função deles, pq troquei a lampada do farol e não resolveu, e pensei ser o fusivel. Meu monza é ano 91 e na relação de fusiveis o k6 e o L6 são de farol baixo, se trocar pela mesma amperagem, corre risco de atrapalhar algo?
Obrigado.
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Problema com farol

Mensagem não lida por mspagiari »

Tire e veja se o fusivel está rompido.

Se estiver, pode trocar, basta substituir pela amperagem original, segundo o manual:

O k6 (esquerdo) e o l6 (direito) são do farol baixo 10A

lanterna: L7 (esquerda) e M7 (direita e da luz de placa) 5A

Porem, precisa saber o q causou a queima desses fusiveis, se colocar e queimar de novo pode ser fiação, algo no soquete da lampada, mau contato ou oxidação, etc.

Poderia ser a chave de seta, mas vc menciona q a lanterna não funciona tb. Se vc colocar o botão na posição de lanterna acende a iluminação do painel?
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
Gilmar Martins
Modelo: Monza Classic SE
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Pode ser os fusíveis, mas verifica as conexões dos chicotes que podem estar com mau contato. No meu aconteceu isso. O farol direito deixou de funcionar do nada. Daí fiz a mesma coisa, troquei lampada, fusíveis e nada, daí levei ao eletricista e mexeu nos conectores do chicote e um deles estava com mau contato. O eletricista espirrou limpa contato e voltou a funcionar normal.
Não sei se o chicote do seu Monza é igual do do meu (original). Se for tem dois conectores redondos, um fica perto da parede corta-fogo do lado bem perto da parede do para-lama do motorista, e o outro mais perto do farol também do lado do motorista. Acho que vale a pena dar uma olhada. Eles são um pouco chato de mexer, pois tem muitos pinos.
Abrs,
Gilmar
Vectra 97 GLS
jpzde
Monzeiro Jr. (Nível 0)

mspagiari escreveu: 04 Jun 2018, 22:09 Tire e veja se o fusivel está rompido.

Se estiver, pode trocar, basta substituir pela amperagem original, segundo o manual:

O k6 (esquerdo) e o l6 (direito) são do farol baixo 10A

lanterna: L7 (esquerda) e M7 (direita e da luz de placa) 5A

Porem, precisa saber o q causou a queima desses fusiveis, se colocar e queimar de novo pode ser fiação, algo no soquete da lampada, mau contato ou oxidação, etc.

Poderia ser a chave de seta, mas vc menciona q a lanterna não funciona tb. Se vc colocar o botão na posição de lanterna acende a iluminação do painel?
O painel acende sim, faz aquele barulho de ligar e desligar mas n acende, o soquete da lampada seria algo parecido com boquilha de luz de casa mesmo? uma ao tirar a lampada acabou soltando, comprei uma nova, coloquei e nada adianto tbm, obrigada pela resposta, vou testar trocando os fusiveis, e tomara que dê certo, amanhã cedo vou comprar e fazer o teste.
jpzde
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Gilmar Martins escreveu: 04 Jun 2018, 22:16 Pode ser os fusíveis, mas verifica as conexões dos chicotes que podem estar com mau contato. No meu aconteceu isso. O farol direito deixou de funcionar do nada. Daí fiz a mesma coisa, troquei lampada, fusíveis e nada, daí levei ao eletricista e mexeu nos conectores do chicote e um deles estava com mau contato. O eletricista espirrou limpa contato e voltou a funcionar normal.
Não sei se o chicote do seu Monza é igual do do meu (original). Se for tem dois conectores redondos, um fica perto da parede corta-fogo do lado bem perto da parede do para-lama do motorista, e o outro mais perto do farol também do lado do motorista. Acho que vale a pena dar uma olhada. Eles são um pouco chato de mexer, pois tem muitos pinos.
Abrs,
Gilmar
Eita, essa parte ja é mais complicada kkk', é uma ótima informação acho que se trabalhar junto com meu pai eu e ele possa encontrar isso, pq eu não tenho muita noçao dessa parte ai não, vo repassar isso que vc disse pra ele, ja que ele é mais experiente que eu, tenho 21 anos, e 3 anos com esse carro, aprendi pouca coisa ainda, muito obrigada pela atenção, e pela informação, agradeço mt !
Michele Boaventura
Modelo: Monza Hatch
Motor: 1.6
Ano: 1985

Mensagem não lida por Michele Boaventura »

Olá monzeiros ,meu farol tem vez que não quer desligar só desliga depois de esfriar um pouco 😊
Gilmar Martins
Modelo: Monza Classic SE

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Ok.
Vectra 97 GLS
500EF
MODERADOR
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990

Mensagem não lida por 500EF »

Michele Boaventura escreveu: 05 Jun 2018, 12:16 Olá monzeiros ,meu farol tem vez que não quer desligar só desliga depois de esfriar um pouco 😊
Dá uma conferida no relé. ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Responder