Ajuste potenciometro co2

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Ajuste potenciometro co2

Mensagem não lida por Rafaelo »

ops, escrevi acima e pulei todos os comentários de voces, so agora fui ver que escrevem mais. eu tenho que me basear por voces que tem a multec, eu ja tive adaptado ao 1.6 a muito tempo atras e nao lembro mais.

bom, se realmente o regulador do potenciômetro fica "aberto" entao nao teria problema de projetar um analisador automatizado pra ajustar a mistura. pq ficar gastando 80,00 pra voces que depende disso nao deve ser facil, mais alerto que o ajuste manual com a sonda é a melhor opção pelo menos acho assim, e se pensar que injeção de malha aberta se desregula a cada tempo, é facil saber que isso nao funciona pra economia de nada. como falei antes, quem tem uma wideband no motor tem um analisador no carro com a mesma precisão. e o ajuste pode ser feito em casa a quantas vezes achar necessário e nao so uma vez com a maioria das pessoas fazem pra passar nos teste de poluição.

so que nao é tao simples assim pessoal, imagem o analisador arrumando a mistura a todo momento, nao é correto isso, e nao é assim que funciona a malha fechada, imaginem num certo momento o motor esta queimando 12,5:1 com o motor em carga por ex, nao se pode ter ajuste em momentos nao apropriados.

vou colocar pra voces as configuraçoes da minha ECU prog megasquirt que pode trabalhar em malha fechada, no meu caso ja esta sendo monitorado por uma wideband e a mistura é sempre iqual ao mapa da sonda, ou o sistema TENTA igualar a queima com o mapa. abaixo voces vao entender o pq disso.

seção EGO Control(malha fechada, auto ajuste da mistura)
vou falar de cada campo brevemente, sei que o topico nao é pra isso mais nao me custa nada tambem. vamos ver como funciona o algoritmo malha fechada.

Imagem
ignition events = a cada 28 "centelhadas" é feito uma analise e uma correçao...
controller step = % do passo da correçao
controller auth = esse aqui é o famoso controle de autoridade, no caso esta 10%, ou seja ele so tem ate 10% de autoridade pra tentar corrigir a mistura erratica, pra +(enriquecer) ou pra -(empobrecer). se for pouco vai usar pouca correção.senão contrario.
active above coolant = muito importante, a autoregulagem da mistura so ocorre acima da temperatura da fase de aquecimento ter acabado. fica facil saber o pq disso....
active above rpm = so ativa acima de rpm da >lenta. ja imaginarem regular com o motor arrancando? :) essa é a logica da coisa...
active below TPS = so ativa se tiver TPS menos que momentos criticos. nesse caso maior que 50% de abertura é desativado a correçao, pq? carga alta....
active below map = fica ativo somente abaixo de 90 kpa acima é desativo. > 90 kpa é carga altissima no motor
active above map = so fica ativo acima de 20 kpa abaixo é desativo. < 20 kpa é desaceleraçao...

viram a complexidade do algoritmo da malha fechada, por isso que falei pra voces que o mais dificil é a programaçao. o analisador vai precisar receber RPM,MAP,CLT,TPS pra fazer um analisador de alta eficiencia e segurança. colocando pouca condição(logica) se torna perigoso. precisa ter o básico.

mostrar pra voces como funciona a malha fechada e sua referencia (mapa em fator lambda).
Imagem

antes de explicar as cores que selecionei, imagem que a sonda le um valor 0,90 lambda(mistura rica) na zona da lenta OK? a correçao será feita... pq na zona da lenta nao tem 0,90 e sim como o mapa mostra 0,99 lambda. é pra isso que foi inventado a malha fechada, um grande trunfo na engenharia da injeção eletronica, em especial com wideband. por isso que se torna econômico motores com esse sistema :smt023

o mapa da lambda esta em fator lambda e nao em AFR. mais serve bem pra ilustrar, se querem converter lambda em AFR é so voces pegar a lambda X 14.7 e vao ter a AFR. exemplo: 0,92 X 14.7 = 13,52:1 AFR
zona amarela = area de cruzeiro de um motor... reparem como é levemente pobre pra economizar combustivel so na cascinha do pedal hehehe
zona verde lenta = quase estequiometrico, depende do motor pode ser mais rico.
zona roxa alta carga = olhem o quanto de combustivel vai la, 12,5:1 AFR bem rico

embaixo é a RPM(horizontal) e lateral é a pressao motor KPA(vertical).

em uma situaçao perfeita, se meu motor estiver a 2000 rpm a 30 kpa e um queima de 1,02 lambda nao teria correçao alguma da malha fechada, se na mesma situação estivesse queima 0,95 teria uma correçao pra tentar equalizar pra 1,02(referencia do mapa), ou ainda uma queima 1,15 tentaria a ECU colocar mais combustivel pra atingir 1,02 da referencia. é bem simples a logica.

a multec 700 sendo malha aberta nao possui referencias de queima em lugar algum, ela so tem o mapa de combustivel e oque sair dali(queima) nao interessa a ECU, por isso que o analisador ficaria limitado a um unico ajuste que voces fazem segundo o manual de reparo. mais ja é alguma coisa, mais ainda acho mais facil fazer manualmente tempos em tempos usando a sonda wideband.

nota: existiu a multec 700 fase 2(corsa EFI de malha fechada), e a fase 3(mpfi Espero malha fechada). depois saiu de linha.


nao era bem o local pra isso, mais informação nunca é demais.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Ajuste potenciometro co2

Mensagem não lida por vrsilva »

Rafaelo, ainda acho fácil fazer um módulo para controlar o sinal do potenciômetro... é só saber trabalhar essas informações aí junto com o sinal da lambda...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Avatar do usuário
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 572
Registrado em: 01 Ago 2011, 13:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Ajuste potenciometro co2

Mensagem não lida por frfavoreto »

Dessa eu não sabia, pensava que a correção era imediata ou com algum delay mas não com tantas variáveis...
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Ajuste potenciometro co2

Mensagem não lida por Rafaelo »

frfavoreto escreveu:Dessa eu não sabia, pensava que a correção era imediata ou com algum delay mas não com tantas variáveis...
pois é, se fosse imediato o motor entraria em loop irreparável que agente chama, ou seja a lenta ficaria oscilando eternamente, motor falharia, por isso que precisa um (delay) que nesse caso é feito a partir da queima(conta pulso de centelha) pra nao atrapalhar o funcionamento do motor.

algumas ECU sao diferentes em algumas variaveis, mais nao muda muito disso a estrutura é muito similar. a MS tem a opção de closedloop mistura em PID dae é complexo, outras ECU OEM sao em PID pra ver o quanto é complexo o sistema.

Vinicius, facil é, vai depender das chaves de segurança, como tu viu ali é preciso receber varios sensores e variaveis pro analisador(microcontrolador) vinda da ECU obvio, nada muito complicado. o xarope é fazer a programaçao sem duvida. em termos tecnico uma AVR ATMEL usado no nanoarduino tem portas analógica e digitais suficiente pra essa aplicação.

nao precisaria ser como a MS, mais teria que ter o basico como espaçamentos de leitura/ação a cada tantos pulsos do injetor, carga motor, rotaçao, temperatura ja é o suficiente.

condiçoes
> 85°C(nao sei se é essa a faixa que termina a fase aquecimento multec)
> 800 rpm
< 2000 rpm
< 90 kpa
> 20 kpa
a cada 24 pulsos

ja da conta do recado.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Ajuste potenciometro co2

Mensagem não lida por vrsilva »

Existe sim muitas condições para a correção pela lambda, não é tão simples assim... Como o Rafaelo já mencionou... mas creio que em cada situação um sinal diferente na entrada do potenciômetro irá dar resultados melhores também... por exemplo em condição de carga jogar um sinal levemente maior ou em freio motor diminuir mais o sinal... coisas do tipo que, não irão atrapalhar o funcionamento, muito pelo contrário, optimizar mais ainda...
É uma gambi na Multec 700 mas acho bem possível...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Avatar do usuário
Wellington Silva
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 89
Registrado em: 10 Nov 2014, 02:00
Cidade: Ribeirao Preto
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ajuste potenciometro co2

Mensagem não lida por Wellington Silva »

Carlos A. Freire escreveu: 03 Fev 2014, 10:47 Pelo scanner é em volts.
Alguns scanners mostra o valor A/F que ajuda um pouco no ajuste, mas o ideal é fazer o ajuste com analisador de gases no escapamento.

Abs,

Carlos Freire
Meu Carro tá Dando Cod.54 Troquei o Relê Da Bomba Fiz um Ajuste no Potenciometro pra 2.0 quando ligo o carro acende a luz e depois de mais ou menos 1 minuto apaga mas depois volta , o que pode ser!?
Avatar do usuário
Wellington Silva
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 89
Registrado em: 10 Nov 2014, 02:00
Cidade: Ribeirao Preto
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ajuste potenciometro co2

Mensagem não lida por Wellington Silva »

Este problema apareceu após uma pessoa tentar ligar o carro várias vezes cabo bobina solto será que tem alguma relação?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17773
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ajuste potenciometro co2

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Código 54 - potenciômetro de CO fora da faixa calibrada.

Use um scanner e faça os testes de funcionamento de todos os sensores, para saber se além desse código, há algum sensor com problemas.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder