bom, se realmente o regulador do potenciômetro fica "aberto" entao nao teria problema de projetar um analisador automatizado pra ajustar a mistura. pq ficar gastando 80,00 pra voces que depende disso nao deve ser facil, mais alerto que o ajuste manual com a sonda é a melhor opção pelo menos acho assim, e se pensar que injeção de malha aberta se desregula a cada tempo, é facil saber que isso nao funciona pra economia de nada. como falei antes, quem tem uma wideband no motor tem um analisador no carro com a mesma precisão. e o ajuste pode ser feito em casa a quantas vezes achar necessário e nao so uma vez com a maioria das pessoas fazem pra passar nos teste de poluição.
so que nao é tao simples assim pessoal, imagem o analisador arrumando a mistura a todo momento, nao é correto isso, e nao é assim que funciona a malha fechada, imaginem num certo momento o motor esta queimando 12,5:1 com o motor em carga por ex, nao se pode ter ajuste em momentos nao apropriados.
vou colocar pra voces as configuraçoes da minha ECU prog megasquirt que pode trabalhar em malha fechada, no meu caso ja esta sendo monitorado por uma wideband e a mistura é sempre iqual ao mapa da sonda, ou o sistema TENTA igualar a queima com o mapa. abaixo voces vao entender o pq disso.
seção EGO Control(malha fechada, auto ajuste da mistura)
vou falar de cada campo brevemente, sei que o topico nao é pra isso mais nao me custa nada tambem. vamos ver como funciona o algoritmo malha fechada.
![Imagem](http://farm8.staticflickr.com/7355/12398639493_8694160197_o.png)
ignition events = a cada 28 "centelhadas" é feito uma analise e uma correçao...
controller step = % do passo da correçao
controller auth = esse aqui é o famoso controle de autoridade, no caso esta 10%, ou seja ele so tem ate 10% de autoridade pra tentar corrigir a mistura erratica, pra +(enriquecer) ou pra -(empobrecer). se for pouco vai usar pouca correção.senão contrario.
active above coolant = muito importante, a autoregulagem da mistura so ocorre acima da temperatura da fase de aquecimento ter acabado. fica facil saber o pq disso....
active above rpm = so ativa acima de rpm da >lenta. ja imaginarem regular com o motor arrancando?
![Feliz :)](./images/smilies/icon_smile.gif)
active below TPS = so ativa se tiver TPS menos que momentos criticos. nesse caso maior que 50% de abertura é desativado a correçao, pq? carga alta....
active below map = fica ativo somente abaixo de 90 kpa acima é desativo. > 90 kpa é carga altissima no motor
active above map = so fica ativo acima de 20 kpa abaixo é desativo. < 20 kpa é desaceleraçao...
viram a complexidade do algoritmo da malha fechada, por isso que falei pra voces que o mais dificil é a programaçao. o analisador vai precisar receber RPM,MAP,CLT,TPS pra fazer um analisador de alta eficiencia e segurança. colocando pouca condição(logica) se torna perigoso. precisa ter o básico.
mostrar pra voces como funciona a malha fechada e sua referencia (mapa em fator lambda).
![Imagem](http://farm4.staticflickr.com/3764/12399299704_8289901265_o.png)
antes de explicar as cores que selecionei, imagem que a sonda le um valor 0,90 lambda(mistura rica) na zona da lenta OK? a correçao será feita... pq na zona da lenta nao tem 0,90 e sim como o mapa mostra 0,99 lambda. é pra isso que foi inventado a malha fechada, um grande trunfo na engenharia da injeção eletronica, em especial com wideband. por isso que se torna econômico motores com esse sistema :smt023
o mapa da lambda esta em fator lambda e nao em AFR. mais serve bem pra ilustrar, se querem converter lambda em AFR é so voces pegar a lambda X 14.7 e vao ter a AFR. exemplo: 0,92 X 14.7 = 13,52:1 AFR
zona amarela = area de cruzeiro de um motor... reparem como é levemente pobre pra economizar combustivel so na cascinha do pedal hehehe
zona verde lenta = quase estequiometrico, depende do motor pode ser mais rico.
zona roxa alta carga = olhem o quanto de combustivel vai la, 12,5:1 AFR bem rico
embaixo é a RPM(horizontal) e lateral é a pressao motor KPA(vertical).
em uma situaçao perfeita, se meu motor estiver a 2000 rpm a 30 kpa e um queima de 1,02 lambda nao teria correçao alguma da malha fechada, se na mesma situação estivesse queima 0,95 teria uma correçao pra tentar equalizar pra 1,02(referencia do mapa), ou ainda uma queima 1,15 tentaria a ECU colocar mais combustivel pra atingir 1,02 da referencia. é bem simples a logica.
a multec 700 sendo malha aberta nao possui referencias de queima em lugar algum, ela so tem o mapa de combustivel e oque sair dali(queima) nao interessa a ECU, por isso que o analisador ficaria limitado a um unico ajuste que voces fazem segundo o manual de reparo. mais ja é alguma coisa, mais ainda acho mais facil fazer manualmente tempos em tempos usando a sonda wideband.
nota: existiu a multec 700 fase 2(corsa EFI de malha fechada), e a fase 3(mpfi Espero malha fechada). depois saiu de linha.
nao era bem o local pra isso, mais informação nunca é demais.