Evandro Monza SR escreveu:De volta da ressaca do Natal, vou mostrar um pouco aqui do Monzão na fase da tapeçaria.
Na tapeçaria, foram feitas algumas coisas a mais que a recuperação dos bancos e montagem interna do carro. Também adesivagem e alguns outros detalhes eles providenciaram.
Quando comprei o carro em Floripa, eu examinei o Monzão completamente, com meus poucos conhecimentos, claro, mas acho que fiz um diagnóstico até que bom, pois o carro está legal. Mas uma coisa me passou despercebida: um dos bancos tinha um rasgo na faixa central do tecido. Esse tecido é uma m... pra achar. Pra falar a verdade, ainda não achei. Durante muitas noites perdi o sono por causa disso. Daí, pensei em fazer algo radical, que inclusive vi aqui no forum em alguns casos: tirar todo tecido e colocar couro, principalmente porque acho o acabamento interno do S/R 88 fica bem a desejar quando comparado com Classic e SL/E. A qualidade dos tecidos, a textura, ficam bem aquém. Mas a proposta era que o carro tivesse tecidos mais "grosseiros" pois remetiam a esportividade.
Optar pelo couro tinha, pra mim, duas grandes desvantagens: tiraria a originalidade do carro e ficaria muito caro. Passou pela minha cabeça comprar um S/R para tirar o tecido e repassar o carro prá frente. Essa opção daria muita mão de obra. Contatei amigos monzeiros e diversas tapeçarias, sem sucesso. Daí, o meu tapeceiro fez um remanejamento de tecido que vocês verão ao longo da série de fotos que seguirão.
Primeira fase: limpeza geral interna, colagem de mantas asfálticas faltantes, recolocação de vedadores de drenos, troca de pestanas, troca de borrachas danificadas, troca do parabrisa (putz... aqui deu vontade de chorar. Saiu o GM original, entrou um Qualidrex,de boa qualidade, porém, sem o logo GM).
Segunda fase: Demontagem e descarte da forração de teto e colunas internas, e colocação de nova forração.
O tecido do teto e colunas internas, que é uma espécie de veludo, já estava totalmente gasto, em alguns pontos, com marcas de ferrugem, em outros, descorado pelo sol, em outros pontos, manchado por infiltração de água, além de muito sujo. A troca seria o único caminho.
Colunas traseiras, com marcas de ferrugem e infiltração
Teto e colunas centrais, bem sujos ou marcados pelo tempo.
Aqui, novo teto colocado, com tecido no mesmo padrão original. Colunas seguiram o mesmo padrão. Isso deu um outro ar para o interior do carro.
Os ... que o pariu (todos 3) foram trocados por outros, pois estavam quebrados ou se quebraram na retirada. A luz na parte central do teto também foi trocada, pois a que estava no carro estava com o acrílico e a base quebradas.
Terceira Fase: montagem final geral - recolocação dos carpetes que eu tinha pacientemente lavado, montagem dos bancos, que foram recuperados em paralelo à funilaria e pintura do carro, recolocação do tampão, que também foi recuperado em paralelo, junto com os bancos.
Se vcs compararem com as fotos do início do tópico... o tampão era lastimável...
Todas as partes que não eram a faixa central eram formadas por um tecido muito ruim quando eu comprei o carro. Pelas fotos não ficava claro que se tratava de um tecido ruim, moderno e totalmente fora do padrão. Mas o da foto é totalmente igual ao tecido original.
Essas laterais são feitas em fibra. Estavam com trincas, que o tapeceiro recuperou. O tecido que estava nelas estava totalmente destruído pelo sol. Rasgava sozinho. Tecido similar ao original foi usado para o revestimento das peças. Até o cinzeiro tá pretinho (Nuget faz milagres!!! depois passei na moldura do cinto e em outras peças pretas do interior do carro. Ficou show!)
É isso aí galera. Por enquanto é só. Espero que gostem.
Abraços a todos.
Evandro qual a função dessa peça preta perto da grade do alto falante ali na parte de trás ? uma peça preta que pareça com o ajuste dos bancos dianteiros ?