Desfazer Gambiarra Arrefecimento
- Carlos A. Freire
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Re: Desfazer Gambiarra Arrefecimento
Já mostra algumas diferenças. Mas como disse, o ideal seria medir com outra ao vivo.
Outra coisa, nunca limpe a vareta com pano ou estopa contaminado por gasolina ou outro solvente. Esse procedimento vai induzir a erros na hora de verificar o nível do óleo.
Procure sempre um pano limpo ou papel.
Abs,
Carlos Freire
Outra coisa, nunca limpe a vareta com pano ou estopa contaminado por gasolina ou outro solvente. Esse procedimento vai induzir a erros na hora de verificar o nível do óleo.
Procure sempre um pano limpo ou papel.
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Carlos Freire
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Re: Desfazer Gambiarra Arrefecimento
Eu sempre uso papel mesmo, essa época de eleições então o que não falta e papel, kkkk. Mas eu tenho na garagem um rolo de papel toalha para usar.
Vou na auto peças ver o pressostato, aproveitar e ver se encontro uma vareta la que seja original para comparar.
Tambem estou vendo o meu Apollo, irei vender mas nem bateria tem, projeto para fds também, rs.
Vou na auto peças ver o pressostato, aproveitar e ver se encontro uma vareta la que seja original para comparar.
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Re: Desfazer Gambiarra Arrefecimento
Fala meus amigos,
Ainda não providenciei o pressostato, ficará para semana que vem, enquanto isso A/C fica desligado mesmo, as vezes dá até vontade de ligar, se ligar ele no painel até funciona bem (Muito bem, diga-se de passagem, gela bastante), mas deixa ele ali desligado mesmo por enquanto, ainda bem que o tempo deu uma esfriada aqui no RJ esses dias.
Arrefecimento ficou 100%, esses dias mesmo com forte calor o marcador de temperatura chegou acima de 3/4 em um engarrafamento e a ventoinha armou na segunda velocidade (Confesso que estava com saudade de ouvir ela de dentro do carro, kkkk), em outro momento o carro bem quente, parei ele em uma loja, demorei nem 5min, quando voltei e liguei só a chave, o marcador foi lá em cima, pouco antes do vermelho, a ventoinha já armou no segundo estágio e a luz de alerta da temperatura ficou acesa ali por uns 3 ou 4 segundos, coisa rápida, quando apagou o alerta virei o motor para agua circular e quando marcador chegou no meio a ventoinha desarmou, como deve ser.
Quanto ao óleo, mistério continua, simplesmente parou de "Sumir", esses dias peguei um pouco de óleo escorrendo pela base do distribuidor e quando vi era uma das porcas frouxas, só dei um aperto de leve nela e parou.
Assim que colocar o pressostato informo aqui À vocês
Abraços.
Ainda não providenciei o pressostato, ficará para semana que vem, enquanto isso A/C fica desligado mesmo, as vezes dá até vontade de ligar, se ligar ele no painel até funciona bem (Muito bem, diga-se de passagem, gela bastante), mas deixa ele ali desligado mesmo por enquanto, ainda bem que o tempo deu uma esfriada aqui no RJ esses dias.
Arrefecimento ficou 100%, esses dias mesmo com forte calor o marcador de temperatura chegou acima de 3/4 em um engarrafamento e a ventoinha armou na segunda velocidade (Confesso que estava com saudade de ouvir ela de dentro do carro, kkkk), em outro momento o carro bem quente, parei ele em uma loja, demorei nem 5min, quando voltei e liguei só a chave, o marcador foi lá em cima, pouco antes do vermelho, a ventoinha já armou no segundo estágio e a luz de alerta da temperatura ficou acesa ali por uns 3 ou 4 segundos, coisa rápida, quando apagou o alerta virei o motor para agua circular e quando marcador chegou no meio a ventoinha desarmou, como deve ser.
Quanto ao óleo, mistério continua, simplesmente parou de "Sumir", esses dias peguei um pouco de óleo escorrendo pela base do distribuidor e quando vi era uma das porcas frouxas, só dei um aperto de leve nela e parou.
Assim que colocar o pressostato informo aqui À vocês

Abraços.
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Re: Desfazer Gambiarra Arrefecimento
Está errado.... em outro momento o carro bem quente, parei ele em uma loja, demorei nem 5min, quando voltei e liguei só a chave, o marcador foi lá em cima, pouco antes do vermelho, a ventoinha já armou no segundo estágio e a luz de alerta da temperatura ficou acesa ali por uns 3 ou 4 segundos, coisa rápida, quando apagou o alerta virei o motor para agua circular e quando marcador chegou no meio a ventoinha desarmou, como deve ser.
Em condições normais e A/C desligado, a ventoinha entra perto do 1/2 de escala e desliga perto de 1/4 de escala.
Essa condição é aproximadamente ligar a ventoinha com 101ºC e desligar perto de 94ºC, medido no local do sensor de temperatura CTS com termômetro e pelo scanner. Usando os dois para evitar erro de interpretação do painel de instrumentos ou UCE.
Se estiver dentro da temperatura, recomendo verificar possíveis problemas de aterramento do painel ou erro do marcador, que tem ajuste para essa situação. Mas só mexa no ajuste tendo certeza de que demais partes e peças estejam em ordem.
Meu Monza GLS 96 nunca passou de 3/4 em qualquer condição, quanto menos acender a luz de advertência de alta temperatura.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Desfazer Gambiarra Arrefecimento
Opa Carlos,
Então, o meu geralmente entra em funcionamento no meio da escala 101º, e desliga aos 95º que é pouco acima de 1/4 da escala, isso conferindo com scanner ligado ao carro e com pistola laser. Por isso citei "normal".
O segundo estágio da ventoinha não sei ao certo a temperatura, pois arma em situações que não estou conferindo pelo scanner, rs, mas acho que arma acima dos 110º.
Vale lembrar que o meu ainda não troquei o fluído do arrefecimento, está somente com agua no momento, creio que por conta disso ele demore à esfriar, e nesse caso de ascender a luz da temperatura como falei, estava com carro bem quente na hora, e desliguei antes de acionar a ventoinha para ir na loja (2 ou 3 minutos) e ao retornar a temperatura estava acima de 3/4, notei que ao ligar o carro a luz de alerta da temperatura só apagou um tempinho depois, nada muito grave, acredito que seja por conta da água mesmo.
Esse final de semana penso em tirar toda agua do sistema, realizar uma limpeza e colocar o aditivo, para melhorar o arrefecimento. O ex dono acho que só colocou agua durante um tempo mesmo, o carro estava parado a mais de 6 meses largado na rua, rs, foi quase um resgate. Aos poucos estou acertando o que foi deixado para trás pelo ex dono.
Então, o meu geralmente entra em funcionamento no meio da escala 101º, e desliga aos 95º que é pouco acima de 1/4 da escala, isso conferindo com scanner ligado ao carro e com pistola laser. Por isso citei "normal".
O segundo estágio da ventoinha não sei ao certo a temperatura, pois arma em situações que não estou conferindo pelo scanner, rs, mas acho que arma acima dos 110º.
Vale lembrar que o meu ainda não troquei o fluído do arrefecimento, está somente com agua no momento, creio que por conta disso ele demore à esfriar, e nesse caso de ascender a luz da temperatura como falei, estava com carro bem quente na hora, e desliguei antes de acionar a ventoinha para ir na loja (2 ou 3 minutos) e ao retornar a temperatura estava acima de 3/4, notei que ao ligar o carro a luz de alerta da temperatura só apagou um tempinho depois, nada muito grave, acredito que seja por conta da água mesmo.
Esse final de semana penso em tirar toda agua do sistema, realizar uma limpeza e colocar o aditivo, para melhorar o arrefecimento. O ex dono acho que só colocou agua durante um tempo mesmo, o carro estava parado a mais de 6 meses largado na rua, rs, foi quase um resgate. Aos poucos estou acertando o que foi deixado para trás pelo ex dono.
- waldir
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Re: Desfazer Gambiarra Arrefecimento
Comentando:
No meu caso funciona religiosamente a 2ª velocidade acionando dem 101ºC e desligando em 93ºC
A 1ª velocidade no 95 GLS é acionada pela alavanca do AC (o 96 é diferente)
No 95 aapós estar fincionando a 1ª velocidade só entra na 2ª velocidade quando a temperatura atingir 101ºC ou quando após alguns minutos após ter desligado o motor e o liquido de arrefecimente encontrar-se acima de 83ºC a 2ª velocidade entra para proteção do sistema e desliga rapidinho.
No meu caso funciona religiosamente a 2ª velocidade acionando dem 101ºC e desligando em 93ºC
A 1ª velocidade no 95 GLS é acionada pela alavanca do AC (o 96 é diferente)
No 95 aapós estar fincionando a 1ª velocidade só entra na 2ª velocidade quando a temperatura atingir 101ºC ou quando após alguns minutos após ter desligado o motor e o liquido de arrefecimente encontrar-se acima de 83ºC a 2ª velocidade entra para proteção do sistema e desliga rapidinho.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
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Re: Desfazer Gambiarra Arrefecimento
Opa Waldir,
Depende do 95, o meu aciona as duas velocidades mesmo sem A/C ligado, igual aos do ano de 96.
Não sei se tem haver com mês da fabricação, mas vi outros exemplos de 95 fazendo o mesmo aqui no fórum. O meu é 95/95.
Depende do 95, o meu aciona as duas velocidades mesmo sem A/C ligado, igual aos do ano de 96.
Não sei se tem haver com mês da fabricação, mas vi outros exemplos de 95 fazendo o mesmo aqui no fórum. O meu é 95/95.
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Re: Desfazer Gambiarra Arrefecimento
Fala meus amigos,
Desculpe a ausência, estou em fase de expansão da empresa, uma correria danada.
Bom, até o momento não tive mais problemas com o carro, coloquei o pressostato que faltava, acertei os conectores ali e liguei tudo dentro do que ja conversamos.
Quanto ao arrefecimento, troquei o sensor de temperatura que manda informação para o painel, fiquei com a pulga atrás da orelha com o que nosso amigo Carlos falou, e esse sensor realmente estava dando essa diferença, agora quando a ventoinha arma, noto que a informação da temperatura do painel bate com o que Carlos falou.
Quanto ao óleo, realmente, não digo que parou, de 1L a cada 100km, já se passaram aí mais de 300km e foram média de 400ml, encontrei um vazamento de óleo na junta do cabeçote, só encontrei depois que mandei lavar o motor, e ali na junta fica melada de óleo com o motor quente. Bom, assunto para outro tópico mas fico aliviado de finalmente eliminar hipótese de bloco queimando óleo, afinal trocar a junta do cabeçote é bem mais fácil e econômico.
Essa questão de AC e arrefecimento, podemos dar como concluída, carro está andando aí em média 50 à 70km por dia sem nenhuma alteração ou problema, só falta a VT, na estrada percebi que ou ela esta travada aberta ou ela não está ali, rs, mas aí é coisa "comum", 30min de trabalho ali e resolve essa questão.
Abraços.
Desculpe a ausência, estou em fase de expansão da empresa, uma correria danada.
Bom, até o momento não tive mais problemas com o carro, coloquei o pressostato que faltava, acertei os conectores ali e liguei tudo dentro do que ja conversamos.
Quanto ao arrefecimento, troquei o sensor de temperatura que manda informação para o painel, fiquei com a pulga atrás da orelha com o que nosso amigo Carlos falou, e esse sensor realmente estava dando essa diferença, agora quando a ventoinha arma, noto que a informação da temperatura do painel bate com o que Carlos falou.
Quanto ao óleo, realmente, não digo que parou, de 1L a cada 100km, já se passaram aí mais de 300km e foram média de 400ml, encontrei um vazamento de óleo na junta do cabeçote, só encontrei depois que mandei lavar o motor, e ali na junta fica melada de óleo com o motor quente. Bom, assunto para outro tópico mas fico aliviado de finalmente eliminar hipótese de bloco queimando óleo, afinal trocar a junta do cabeçote é bem mais fácil e econômico.
Essa questão de AC e arrefecimento, podemos dar como concluída, carro está andando aí em média 50 à 70km por dia sem nenhuma alteração ou problema, só falta a VT, na estrada percebi que ou ela esta travada aberta ou ela não está ali, rs, mas aí é coisa "comum", 30min de trabalho ali e resolve essa questão.
Abraços.