Desfazer Gambiarra Arrefecimento

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
DÉCO
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Re: Desfazer Gambiarra Arrefecimento

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Cooper, continuo acompanhando, mas como ja disse, meu conhecimento em A/C é praticamente "" 0 "" estou mais aprendendo que que ajudando kkkk.

Aproveita que esta mexendo e ja alimenta o botao do porta malas com 12v direto , pra mim uma falha de projeto, nao tem cabimento ter que ligar a chave do carro para abrir o porta malas .
Fiz isso no meu ja faz anos e facilita muito .

Fico feliz que ta tudo dando certo, e vc ta caprichando no serviço, o calor chegando e logo tera o conforto do A/C para vc e sua familia :D

abraço
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CooperRJ
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Re: Desfazer Gambiarra Arrefecimento

Mensagem não lida por CooperRJ »

DECO,
Fiz isso hoje, kkkkk, realmente me incomodou a questão dele ser alimentado pós-chave.

Carlos,
Tirei as fotos que me pediu, única etiqueta que encontrei no compartimento foi a com número de série e data de fabricação, seguem as imagens:

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A imagem não ficou muito boa, mas segue o que está escrito:
DELCO CHASSIS
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06/23/94 10
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Carlos A. Freire
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Re: Desfazer Gambiarra Arrefecimento

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Cooper, pelas imagens seu Monza saiu de fábrica com gás R-12. Tem certeza que hoje está com R-134a?

Veja só no meu Monza GLS 96, a etiqueta que deveria estar na capa do ventilador interno do seu Monza GLS 95:
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Essa fica na frente, perto da fechadura do capô:
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Outra coisa, nos modelos de Monza com R-134a, tem locais de inspeção e trabalho em posições diferentes desses da suas fotos, além da mangueira que vai do compressor para o condensador, que sai do compressor, da uma volta perto do radiador, depois vai para o condensador.
Infelizmente no meu caso, essa mangueira quando comprei o Monza em 1999, estava furada e foi aplicada uma mangueira dos modelos antigos, como está no seu. Na época não tinha conhecimento dessas diferenças, mas funciona bem até hoje.

Obs: A vareta de óleo que está no seu Monza não é do Monza EFI. Tenha certeza de que está marcando o nível corretamente. Talvez por isso tenha problemas que relatou com nível baixo e disse ser consumo de óleo.

Veja como é no EFI:

Imagens do meu Monza, que peguei em uma das revistas que ele participou
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Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
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CooperRJ
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Re: Desfazer Gambiarra Arrefecimento

Mensagem não lida por CooperRJ »

Opa,
Bom, se nao e o r134, acho que a melhor coisa a se fazer e trocar todo o gas do sistema pelo substituto do r12 e comprar o pressostato do r12 também, mas me da uma dica do que acha melhor em caso venha ter que recarregar o gas.

Quanto a vareta, sabe me dizer o tamanho correto da vareta do monza?
E rapaz, seu monza parece que saiu da concessionaria nesse ano de 2016, muito bem conservado.

Abraços.
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Carlos A. Freire
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Re: Desfazer Gambiarra Arrefecimento

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

CooperRJ escreveu:Opa,
Bom, se nao e o r134, acho que a melhor coisa a se fazer e trocar todo o gas do sistema pelo substituto do r12 e comprar o pressostato do r12 também, mas me da uma dica do que acha melhor em caso venha ter que recarregar o gas.

Quanto a vareta, sabe me dizer o tamanho correto da vareta do monza?
E rapaz, seu monza parece que saiu da concessionaria nesse ano de 2016, muito bem conservado.

Abraços.
O problema é que tem muita gente colocando o gás R-134a no lugar do R-12, mesmo sem trocar o sistema. É preciso saber o que tem dentro do seu sistema. O fato é que o R-12 e o R134a não podem ser misturados, pois seus óleo causam reações químicas danificando o sistema.
Quem pode dizer o que tem dentro ou o melhor a fazer seria mesmo uma oficina especializada em A/C automotivo.

Nunca medi a vareta de óleo, rs! Vou fazer isso e depois posto aqui.

Obrigado pelo elogio.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
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CooperRJ
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Re: Desfazer Gambiarra Arrefecimento

Mensagem não lida por CooperRJ »

Opa Carlos,
Eu vou verificar essa questão, no entando até o momento o AC está gelando bem, só um pouco de barulho que parece ser da correia, que olhando ela está ressecada.
Esse final de semana devo providenciar o pressostato de baixa e a correia para trocar

Quanto a vareta, encontrei no fórum do kadetteiros.
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Carlos A. Freire
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Re: Desfazer Gambiarra Arrefecimento

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

A vareta de ponta a ponta, desde o cabo tem: 54cm.
Da base até a ponta: 50,3cm
Da base até a marca min: 49,2cm
Da base até a marca max: 47,5cm

O tubo no motor é complicado medir, pois faz curva. Da base/bloco do motor (parte curvado de frente ao radiador, até em cima em linha reta): 32cm, mas um pouco que muda na base já altera esse valor.

Segue as fotos da vareta:
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O ideal mesmo seria comparar a vareta que está usando com uma original, frente a frente ao vivo. Não esqueça de comparar o tubo dela no motor também.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
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Re: Desfazer Gambiarra Arrefecimento

Mensagem não lida por CooperRJ »

As medidas da minha:
Base até Ponta - 50.2
Base até Min - 49.1
Base até Max - 47.3

Tomei base a sua medida de ir até a base mesmo, onde encaixa no tubo, contando com a parte de borracha, a imagem que postei é medido somente à partir da parte metalica.
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