Aí, se for o caso, normalmente a ECU passa a usar mapa com mais combustível e menos ponto do que deveria.
Paga um café numa alficina aí e descobre o erro que ela está gravando...

Opa! Se é!imprimindo velocidades de 150 - 160 por hora em grande parte da rodovia, fez 10,8 por litro, em ambas situações, ar condicionado ligado.
Considerando o relevo da região, divisa MG com Bahia, complexo da Serra Geral, muita subida, muitas serras, e tráfego pesado de caminhões, achei o resultado EXCELENTE!
Ooooooouuuuu, tenta caçar no livreto ai de manutenções da Motronic como sacar o diagnóstico lampejante, porr@!500EF escreveu: Paga um café numa alficina aí e descobre o erro que ela está gravando...
pois é, mas não é so o caso da TB da le-jetronic ser maior... é a TB dos C20NE (monza,kadett,vectra,astra,omega antigos) da era 1985 la na europa.500EF escreveu:A TBI dos le-jetronic é maior mesmo (se não me engano, têm 56mm).
Agora, até a da minha Blazer 2.4 é menor que ela... tem 52mm:
pois é isso pode enganar muita gente, na verdade é o contrario, quanto mais ar entra mais torque gera porem nao é a mesma coisa que antecipar o torque, sao coisas diferentes. tem varias literaturas que informam isso, mas nem precisa ler, é so pensar que pra subir um morrinho o cara tem que pisar mais pra poder ter torque. ja a antecipaçao do torque maximo sim! o diâmetro menor favorece o aparecimento mais cedo. mas tem o efeito colateral, nada é de graça na eng e na ciencia. alguma coisa sai perdendo nessa, e é a perda de torque.500EF escreveu:Quando eu medi a da Blazer e vi que era menor que a do monza, apesar de ter motor 2.4 contra 2.0, eu só consegui imaginar que poderia ser para melhorar enchimento dos cilindros em baixa, já que reduzindo a área, daria mais velocidade ao ar na admissão.
sim, é uma das perdas. mas não é so isso, o gargalo vai limitar a entrada de ar pro torque la embaixo tb. claro que vai anteceder diminuindo o diametro, mas vai perder uma boa parte desse torque trancando ele ja na entrada... desperdício. é que cada engenheiro projeta de uma forma, assim como na eletronica tu pode fazer a mesma coisa(resultado) com técnicas diferentes. inclusive calculos.500EF escreveu: Porém, com prejuízo maior em alta, já que a vazão seria limitada pela área (mas como a blazer tinha potência máxima a míseros 4.800 rpm, então imaginei que fosse uma "perda calculada").
sim, mas hoje em dias temos os comandos variaveis que ja fazem isso de uma forma bem mais eficiente, mas se agente pensar pra motor familia II seria uma soluçao mesmo rapida e pratica.500EF escreveu: O ideal seria que tivesse duas borboletas, como nos antigos Vectra GSi/calibra. Uma pequena para dar enchimento em baixa e outra maior para não restringir em média / alta.
pois é, e se tu fazer os calculos quanto mais velocidade na aspiraçao, esses 16% se tornam bem mais expressivos do que em baixa(menos vazao) la na alta.500EF escreveu:Em termos de área, de 52mm para 56mm são 16% a mais. Não é pouco...