PRÉ AQUECEDOR DO COLETOR DE ADMISSAO MONZA ALCOOL

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: PRÉ AQUECEDOR DO COLETOR DE ADMISSAO MONZA ALCOOL

Mensagem não lida por luiz sle »

Pra colar a cerâmica tem que ter a pasta condutora mesmo? Queria testar, quando mexi uma vez não fiz testes, fiquei com medo de queimar o relê.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: Monza GLS
Ano: 1994
Injeção: EFi

Mensagem não lida por dutra s a »

acho que sim luiz , porque diretamente na massa é curto brabo e ate derrete o fio , talvez com a pasta esse curto que é preciso ter vai ficar mais moderado e limitado pra nao torrar as coisas

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

wiltonb1 escreveu:
Rafaelo escreveu:
wiltonb1 escreveu:Rafaelo desculpe a insistência nesse assunto kkkkkk
Mas ja que vcs conhecem muito bem do assunto e o forum existe para trocarmos ideia, vou pedir sua ajuda e de outros membros do forum aqui.
No caso dessa troca que fiz, era para utilizar o PTC e o carburador 2e em meu motor f1, blz.
Em algumas pesquisas aqui no forum sobre um assunto bem parecido, eu vi que vc instruiu um rapaz a fazer uma adaptação, no caso ele cortaria a flange original do coletor e soldaria os tubos de admissão do outro coletor.
Eu tenho aqui comigo os equipamentos necessários para tal trabalho, se eu cortar a flange de um e soldar no outro teria algum problema?
Eu acredito que nao, tento em vista que trocadas as flanges os tubos de admissão que são do coletor do motor f2 seriam alinhados e soldados com a a flange do coletor f1.
Novamente obrigado.
isso,
apesar de eu nao ser a favor de adaptações, nao quer dizer que eu nao possa dar a ideia pra alguem, tem pessoas que nao se incomoda com adaptaçoes, entao nada mais justo compartilhar a minha ideia, se alguem quiser usar pode ser util.

pra fazer isso tu tem que cortar ambas as flange(ou fazer uma flange no CNC do fase 1) se quer deixar mais profissional. tem que realinhar cada duto, pra isso se usa calor um pouco de força, depois encaixa e solda com a TIG. porem ao meu ver é muito trabalhoso e custoso pra pouco beneficio. massssss como disse, cada um faz oque achar melhor. eu so dou a ideia rsrsrs

talvez precise retificar o formato dos dutos depois de soldado. ja que um é oval e outro cilindrico.
Entendi Rafaelo
Mesmo eu realizando esse serviço todo acho que nao iria compensar muito tendo em vista o trabalho que irei realizar e tenho uns planos futuros em manter a originalidade completa do veiculo e isso iria acabar com meus planos, acho q o melhor q eu poderia fazer é tirar essa ideia da minha cabeça mesmo, vender as peças que tenho desse meu outro monza e investir tudo em um só com o foco na originalidade. Acredito que seria melhor mesmo.
Obrigado Rafaelo pelas dicas.
Então, eu fiz uma adptação num Monza 86 motor f1 da seguinte maneira: comprei uma flange e coloquei entre o coletor e a base do carburador. Ficou 10! Foi preciso mandar o torneiro realinhar os dois buracos dos estagios na flange para casar corretamente com os do carburador. Não é difícil de fazer. Eu havia tentado adaptar o coletor no cabeçote e ficou uma porcaria. O motor ficou fraco batia pino, e não andava. :ok:

Abraços

Gilmar
Vectra 97 GLS
wiltonb1
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1986
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por wiltonb1 »

Gilmar Martins escreveu:
Então, eu fiz uma adptação num Monza 86 motor f1 da seguinte maneira: comprei uma flange e coloquei entre o coletor e a base do carburador. Ficou 10! Foi preciso mandar o torneiro realinhar os dois buracos dos estagios na flange para casar corretamente com os do carburador. Não é difícil de fazer. Eu havia tentado adaptar o coletor no cabeçote e ficou uma porcaria. O motor ficou fraco batia pino, e não andava. :ok:

Abraços

Gilmar
Opa Gilmar blz?

Então, no meu caso o problema nao é com o carburador.
No caso eu gostaria de usar o coletor com o PTC que tenho aqui,mas o coletor q tenho aqui é do motor f2 e meu motor é f1 e com a diferença dos dutos de admissão entre os dois eu nao pude usar, nao sei se existe flange para adaptar o coletor em meu cabeçote ou se existe o coletor com PTC ja no formato do meu cabeçote. Resolvi nem mexer mais nessa parte kkkkk

Abraço.
Wilton Borges
Fone / WhatsApp: (11) 95141-9425 - Tim
Email: [email protected]
Gilmar Martins

Pois é wiltonb1 o meu Monza era um Classic com motor f-1 e com carburador muito ruim, não me lembro o nome mas eu precisei comprar um 2E e fazer a adaptação. Como eu disse: onde o carburador fica preso no coletor não dava certo, porquê os buracos não casavam. Então eu consegui um coletor do f-2 mas os buracos não casavam direito com o cabeçote.(o coletor os buracos são ovalados e o cabeçote são redondos) Rodei com o carro uns 3 mil km mas estava muito ruim. Daí um mecânico amigo sugeriu que eu colocasse novamente o coletor antigo e adaptasse o carburador no coletor através de uma flange. Daí ficou muito bom. Aliás o carburador era 2E álcool para motor 2.0, sendo que o motor era 1.8. O carro ficou "fera", e acho que até ficou econômico no consumo cidade certa de 6-7 km/l e estrada 9,5-10,5/l.
Mas, desculpe minha ignorância, o que significa "PTC"?

Abraços,

Gilmar
Vectra 97 GLS
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982

Mensagem não lida por Rafaelo »

Gilmar Martins escreveu: ficou "fera", e acho que até ficou econômico no consumo cidade certa de 6-7 km/l e estrada 9,5-10,5/l
esse consumo é oque meu omega 3.0 6 cil de 177cv faz rsrsrs, e depois dizem que gasta. o pessoal fala muita asneira por ae sem conhecer o carro. lembro que meu antigo 1.6 solex simples(uma porcaria de motor) fazia isso tambem. taxa de 8:1 gasolina + cambio 4M + carburador simples = baixa eficiencia
Gilmar Martins escreveu: Mas, desculpe minha ignorância, o que significa "PTC"?
vem do ingles Positive Temperature Coefficient, é um termistor(resistor que varia a resistencia conforme a temperatura dessa resistencia interna)

o termistor PTC, a resistencia aumenta conforme aumenta a temperatura. inverso do NTC que diminui a resistencia conforme aumenta a temperatura no sensor.

os NTC sao usados nos circuitos Pull-up(5v) de temperatura CTS onde verifica a temperatura da agua do motor. "5v pra um motor muito frio" ou "0v pra um motor muito quente"

isso é na nomenclatura tecnica da eletrônica, na pratica é diferente as aplicações.

------------------------------

o sensor PTC "funciona melhor" em projetos onde precisam verificar temperaturas em regiões frias. por isso escolheram o termistor PTC no projeto. na verdade ele é mais estavel nos valores(resistencia) em baixas temperatura. mais preciso como queira.

aqui da pra ver a linha da resistencia mais linear no PTC em baixa temperatura comparada ao NTC.
Imagem

o rele usado no monza tem dupla funçao, atraca uma resistencia de aquecimento do coletor, e tambem monitora a temperatura da agua pra dizer quando acionar e quando desligar o aquecedor. e ele tem um timer interno que desativa depois de acionado...

na verdade esse nome PTC ta bem errado no projeto. eles estao se referindo a um tipo de sensor, e nao no projeto em si. coisa de brasil :wink:
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Gilmar Martins

Ok, Rafaelo. Bem explicado. Obrigado pelas inormações, é assim que a gente aprende.

Abraços

Gilmar
Vectra 97 GLS
FelipyBergson
Modelo: Monza GLS
Ano: 1994
Injeção: EFi

Mensagem não lida por FelipyBergson »

pessoal, esse pre aquecedor é aquela "resistencia" que o pessoal fala?
a minha está desligada alguem sabe o fio que devo emendar ali?
Responder