problema no painel?

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
caramaneiro1
Membro Class (Ní­vel 5)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: problema no painel?

Mensagem não lida por caramaneiro1 »

Valeu Rafaelo, isso acontece tanto como carro ligado quanto somente com a igniçao virada, de qualquer forma vou fazer o teste encostando um fio nos aterramentos e levando para o negativo da bateria , e ai posto aqui!!!
GUARDIÕES DOS OCEANOS ---> SEA SHEPHERD!!!
italo_
Membro GL (Ní­vel 2)
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza GL
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por italo_ »

Tenho um problema parecido.... quando eu dou seta, o voltimetro do painel oscila junto com as piscadas. Da mesma forma, nota-se que a luz do relogio digital fica levemente mais fraca quando a seta pisca, bem sutil mas eu percebo isso a noite.
Outra fato tambem, até certo ponto normal, é que quando ligo os farois ou o eletroventilador é ativado, o voltimetro do painel cai um pouquinho, indicando queda de tensao. Nao muito, mas cai. Isso teoricamente é esperado, bem como quando voce da seta, usa desembaçador, o quecedor do coletor é ativado, etc. Mas nao sei se isso chegaria a repercutir no painel. Os amigos poderiam dizer se no carro de voces acontece isso?

Acredito que este meu problema seja em relaçao a a deficiencia do projeto eletrico do monza, que bem como disse o amigo acima, com o tempo vai criando pontos de resistencia! Meu carro esta com o alternador revisado ha 5 meses, bateria nova heliar e eletrica toda original, mas mesmo assim da isso.

O vectra que tivemos aqui em casa, tive o mesmo problema de RESISTENCIA no chicote que vai do alternador ate a bateria. Ao verificar a tensao a gerada na saida do alternador, a voltagem estava ok; mas ao se verificar nos bornes da bateria a tensao indicada era menor. Eu "resolvi" o problema reforçando o cabeamento entre a bateria e o alternador, com um cabo de mesma bitola ligado em paralelo no positiovo do alternador ate a bateria, e reforçando o aterramento, puxando um outro cabo do negativo da bateria direto no bloco do motor (o normal é a bateria aterrar na lata e o bloco do motor aterrar no chassi). Fiz tudo com cabos proprios, conectores, termoretratil, etc. Ficou padrao original. To pensando em fazer o mesmo no monza!
Luiz Carlos [Rio]
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Luiz Carlos [Rio] »

Eu "resolvi" o problema reforçando o cabeamento entre a bateria e o alternador, com um cabo de mesma bitola ligado em paralelo no positiovo do alternador ate a bateria, e reforçando o aterramento, puxando um outro cabo do negativo da bateria direto no bloco do motor (o normal é a bateria aterrar na lata e o bloco do motor aterrar no chassi). Fiz tudo com cabos proprios, conectores, termoretratil, etc. Ficou padrao original. To pensando em fazer o mesmo no monza!
Italo

No Monza, para melhorar a ligação entre a saída do alternador e a bateria basta instalar um cabo de mesma bitola do original, com uns 25 cm de comprimento. Ele deve ser ligado entre a saída do alternador (junto do original) e o positivo do automático do motor de arranque.
Na parte do negativo, no Monza (Tubarão) já existe um cabo grosso ligando o polo negativo da bateria ao motor, no parafuso superior de fixação do motor de arranque.

Abs
Sou o Luiz Carlos (Rio)
Fui mudar meu email no perfil (o email antigo não existe mais) e deu algum problema, que me impede o acesso na conta antiga
Enquanto não resolvo isso junto à administração, estou neste perfil novo.
Abs
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Na parte do negativo, no Monza (Tubarão) já existe um cabo grosso ligando o polo negativo da bateria ao motor, no parafuso superior de fixação do motor de arranque.
Esse cabo tem alto índice de problemas (defeito do cabo) e, para fazer reforço, é só adicionar um cabo entre o prisioneiro da tampa do cambio, perto da roda, para a longarina. Se se não quiser fazer um furo como nos caixote, pode fixar ao parafuso do coxim. O caixote tem esse cabo como item de série.

Em todo caso, seria interessante fazer a medição de queda de tensão entre todas as pontas desse cabo. Assim saberá da necessidade ou não de fazer um reforço.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
caramaneiro1
Membro Class (Ní­vel 5)
Estado: Rio de Janeiro-RJ

Mensagem não lida por caramaneiro1 »

italo_ escreveu:Tenho um problema parecido.... quando eu dou seta, o voltimetro do painel oscila junto com as piscadas. Da mesma forma, nota-se que a luz do relogio digital fica levemente mais fraca quando a seta pisca, bem sutil mas eu percebo isso a noite.
Outra fato tambem, até certo ponto normal, é que quando ligo os farois ou o eletroventilador é ativado, o voltimetro do painel cai um pouquinho, indicando queda de tensao. Nao muito, mas cai. Isso teoricamente é esperado, bem como quando voce da seta, usa desembaçador, o quecedor do coletor é ativado, etc. Mas nao sei se isso chegaria a repercutir no painel. Os amigos poderiam dizer se no carro de voces acontece isso?
!
sobre a queda do ponteiro do voltimetro no meu monza era voltagem insulficinte!!! medi na igniçao dava 14,2v e no painel 13.2v!!! corrigi ai, e agora por ultimo, tive um problema em todos os ponteiros que estavam marcando errado, resolvi lixando o chicote que alimenta o painel!!!

Rafaelo, vc esta certo sobre a queda no relogio e luzes do painel nao tem nada ha ver ali no painel de intrumentos, fiz o teste com o fio direto na bateria (-) mas nao resolveu!!! valeu pela ajuda!!!!
GUARDIÕES DOS OCEANOS ---> SEA SHEPHERD!!!
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

caramaneiro1 escreveu:Rafaelo, vc esta certo sobre a queda no relogio e luzes do painel nao tem nada ha ver ali no painel de intrumentos, fiz o teste com o fio direto na bateria (-) mas nao resolveu!!! valeu pela ajuda!!!!
faz mais um teste, coloque o multimetro bem preso na bateria.

deixa ele ligado quente, e faça o teste que da a queda de tensao visual, anote a tensao antes e depois do teste. senao mudar nada é a fiaçao interna dando ainda resistencia, se mudar é algum problema que citei antes. essa caixa de fusivel do monza é bem precaria, e tem alguns conectores ali desnecessario, os cara fizeram umas arapucas que so serve pra causar resistencia. por isso com esse teste se descarta alguns problemas.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Luiz Carlos [Rio]
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Luiz Carlos [Rio] »

Esse cabo tem alto índice de problemas (defeito do cabo) e, para fazer reforço, é só adicionar um cabo entre o prisioneiro da tampa do cambio, perto da roda, para a longarina. Se se não quiser fazer um furo como nos caixote, pode fixar ao parafuso do coxim. O caixote tem esse cabo como item de série.
Carlos, tenho Monza desde 1998 e estou aqui no fórum desde seu início e nunca ouvi falar nisso. Sei que o cabo de saída do alternador, aquele sim, costuma dar problema.
Qto à solução apresentada por vc, de ligar um cabo entre a tampa do câmbio e a longarina, acho que o ideal seria substituir o cabo com defeito, pois ele faz a ponte entre o motor de arranque e o polo negativo da bateria, diretamente, ao passo que um cabo entre a tampa do câmbio e a longarina não faria essa ligação direta. Toda a corrente consumida pelo motor de arranque teria de passar pelo cabo negativo mais fino, aquele que liga o polo negativo à lataria, ali perto do farol esquerdo.
Opinião minha.

Abs
Sou o Luiz Carlos (Rio)
Fui mudar meu email no perfil (o email antigo não existe mais) e deu algum problema, que me impede o acesso na conta antiga
Enquanto não resolvo isso junto à administração, estou neste perfil novo.
Abs
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Carlos, tenho Monza desde 1998 e estou aqui no fórum desde seu início e nunca ouvi falar nisso. Sei que o cabo de saída do alternador, aquele sim, costuma dar problema.
Qto à solução apresentada por vc, de ligar um cabo entre a tampa do câmbio e a longarina, acho que o ideal seria substituir o cabo com defeito, pois ele faz a ponte entre o motor de arranque e o polo negativo da bateria, diretamente, ao passo que um cabo entre a tampa do câmbio e a longarina não faria essa ligação direta. Toda a corrente consumida pelo motor de arranque teria de passar pelo cabo negativo mais fino, aquele que liga o polo negativo à lataria, ali perto do farol esquerdo.
Opinião minha.

Abs
Luiz Carlos,

tenho esse Monza GLS 96 desde 99, antes tive outros 2 Monza. Minha família e amigos sempre tiveram Monza, alguns adquiridos 0KM. Estou sempre visitando amigos no meio automotivo, de mecânica, elétrica e funilaria, mesmo antes de tirar a habilitação em 1985. Sei de todos os problemas que ocorre com esse carro, pelo menos a maioria, novos defeitos sempre podem ocorrer. Ao longo do tempo, fiz muitas leituras, cursos e treinamento e o melhor, muito conhecimento prático com veículos meus, da família, de amigos e nas oficinas. Sendo que a de mecânica visito quase que diariamente.

Esse problema no cabo negativo é muito comum no Monza EFI, Kadett e Ipanema EFI.
Meu Monza atual e os Monza e Kadett de amigos já ocorreu esse problema. É só fazer o teste de queda de tensão que verá a necessidade ou não de fazer esse reforço ou trocar o cabo.
Esse problema do cabo negativo, venho comentando aqui no fórum desde o início, sempre quando alguém posta um sintoma que tem a ver com aterramento deficiente.

Imagine que se o motor estiver com aterramento deficiente, muitos sintomas anormais podem ocorrer, pois estará despolarizado. Nele, além de alternado e motor de partida, estão todos os sensores e alguns aterramentos da IE.
O sintoma clássico de aterramento deficiente no motor é quando o marcador de temperatura estiver no meio de escala, ao ligar o farol os marcadores de temperatura e combustível se movem. O temperatura sobe e o de combustível desce.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder