Pistão a álcool no EFI 2.0 gasolina

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Fariaswolf
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 770
Registrado em: 24 Jan 2013, 23:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Mensagem não lida por Fariaswolf »

Robson, não tenho nada contra a retifica.
O serviço deles foi muito bem feito, e , o problema é mais em baixo.

Você não levou em consideração que os projetos "agressivos", a maioria usam uma injeção BOA, programável, e com sensor em tudo que é canto, justamente pra evitar que isso aconteça.

Fiz o astra do meu amigo, igual fiz no meu, pistão flex, cabeçote com 2mm a menos, junta de aço, dutos polidos, etc.

Ele abasteceu errado 50 reais de gasolina, e rodou por dias sem nada acontecer. Porque? a injeção corrigiu o problema de superaquecimento da câmara, pré detonação, injetou mais, etc.. vários fatores que a própria injeção original do carro dele (MPFI Astra 2005) foi criada justamente pra evitar que o pistão quebrasse.

E eu? o que eu tenho pra evitar que quebre o pistão novamente? NADA!

Por isso, vou usar os pistões a gasolina, destaxar o motor, e ver como fica.

Por causa de um erro do frentista (e olha que o posto era ipiranga, grande aqui da estrada), eu terei que desembolsar uma grana que seria útil em outras coisas.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Mensagem não lida por 500EF »

Achei que as fotos eram do seu motor. Se não são, talvez não esteja quebrado. Meça a compressão dos cilindros...

E posso citar o carro do fontana como exemplo de taxado e sem sensores para todos os lados (o belga ainda é distribuidor e sem KS, não muito diferente do seu, a não ser por ter 4 bicos e não 1). Roda há bastante tempo e sem quebras.

Mas, respondendo a pergunta sobre a taxa estimada do seu motor, não lembro se seu motor é std ou 0,50.

Vou colar aqui umas contas que fiz para outro usuário, que tinha motor 0,50. Se não te servir, é só substituir os valores e recalcular.

Motor standard
Volume do cilindro std: 499,56ml
taxa original std: 9,2:1
volume da câmara original std (tudo que sobra de espaço com o pistão em cima): 60,92ml

Seu motor -1,5mm
volume do cilindro 0,50: 505,38ml
volume da câmara -1,5mm no cabeçote (5ml por mm de rebaixo): 53,42ml
Taxa estimada do motor 0,50 com cabeçote -1,5mm: 10,5:1

Seu motor -2,0mm
volume do cilindro 0,50: 505,38ml
volume da câmara -2,0mm no cabeçote (5ml por mm de rebaixo): 50,92ml
Taxa estimada do motor 0,50 com cabeçote -2,0mm: :10,9:1
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu:E posso citar o carro do fontana como exemplo de taxado e sem sensores para todos os lados (o belga ainda é distribuidor e sem KS, não muito diferente do seu, a não ser por ter 4 bicos e não 1). Roda há bastante tempo e sem quebras.
só esta esquecendo do básico.

motronic o dele é a mesma do meu omega 3.0, ambos tem malha fechada, uma sonda e uma correção! dae nao tem erro. o do Guilherme como ele falou nao tem nada!

*não tem sensor de queima, se a mistura estiver errada vai quebrar
*não tem sensor de detonação, se tiver desordem na queima vai quebrar
*não tem sensor de temperatura do ar, se tiver quente vai quebrar

ou seja andar nessa taxa é arriscado de mais, eu nunca foi afavor de uma taxa tao alta. ate ja falei sobre isso, uma merd-a e ja era. se é um sistema fechado como uma programavel de ponta, pode andar a vontade. ate pq nao estamos falando de adaptaçao(alteração do projeto pra o qual a ECU foi programada) e sim de um projeto original(projetado para o proposito 14:1 alc por ex)

---------------------------

Guilherme, eu que tu como te falei compraria um bloco injetado flex 2.0 vai te da uma boa taxa, e aguarde minha ECU propria ser lançada. venho trabalhando nela a tempos, é um produto original OEM projetado especialmente pra monzas EFI originais. é 100% plug and play, porem é feito pra motores N20XF.

Eu so vou te dar uns numeros do poder desse sistema, meu monza N20XF ja roda e dei umas volta forte com ele, pra quem nao sabe, motor original taxa 11,5:1, comando, polia, etc. somente duto polidos, e filtragem sem redutores (2" TB/Adm).

sabe oque ta acontecendo? simples!
os 4 injetores flex deram "batente" 100% abertos em apenas 5200 rpm com uma queima "pobre" 0.900 onde era pra ter uma queima de potencia 0.850 lambda, isso desde 85 a 99kpa(carga total) :smt023
sabe qual é a potencia disso? 165cv teoricos, e foram registrado pela telemetria da ECU+GPS incorporado(force G) deu 158cv nessa configuraçao. e com um avanço modesto, pq ainda to sentindo esse motor e quero ir com calma no avanço, mas ele ta pedindo mais avanço. sinto isso vindo do motor.

fiz meu cunhado cagar nas calça em duas quadra dei 120km/h dentro da cidade em menos de 200m. isso sem apertar tudo, e fora que ta com a queima pobre, e ainda nem passei de 5500 rpm

tu quer mais que isso? cara pra mim essa potencia é mais do que suficiente, nem preciso de mais, e da pra render ainda mais. o monza ta mais rapido que os outros carros aqui, o I30 com 145cv e o o omega com 177cv. é oque sempre falei todos esses anos, nao precisa de muito pra ser feliz, é preciso ter qualidade e fazer as coisa certa! so que pra isso tem que investir né, vai por mim, compra logo um bloco flex pedala em 12X, tira aqueles negocios que tu botou de bomba 16V, catch tanque e o ckt4, e depois arranja um conjunto N20XF e por ultimo minha ECU e fala comigo, e vai ter isso que eu tenho, potencia com economia e segurança :smt023
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Mensagem não lida por Rafaelo »

ae Guilherme nada melhor que os graficos registrado nas puxadas aqui na cidade. vai te preparando cara um novo projeto, mas dessa vez sem erros e pulos. to em obra e 1 real faz falta, quando der compro uma gopro e filmo isso pra voces. mas vai morar to cheio de serviço e problemas.

**** medição na troca da marcha a 5400 rpm pra 3° ****
TEMPERATURA DO AR: 34°C (num domingo quente)
MAT TEMP ADM: 48°C
TAXA: 11,5:1
COMB: E100
MAP: 97kpa (pressao atm local 98kpa) = 99% de aspiraçao volumetrica por ciclo, motor 99% eficiente em volumetria, sem comentários! a alta vazao adm e esc que projetei deu resultado.
AVANÇO: 12APMS + 27°(97kpa 99% de Eficiência Volumetria[100%carregado])
MARCHA: 2°
VELOCIDADE: 71 kM/H
RPM MAX: 5400 na troca pra 3°
QUEIMA: 0.88
DUTYCYCLO: 100% INJETORES ABERTOS, OS 4!
TPS: "WOT" 99%
TEMPO INJEÇÃO: 11.3Mseg por banco(2 injetores abertos ao mesmo tempo em DC100%) isso é lavagem de alcool e deu 'falta', acima de 5400 nao da pra pisar mais desse jeito :wink:

Imagem

obs: fiz umas 15 puxadas, 3 violentas e todas dentro desses parametros.

nada mal pra um motor "original" de monza que muitos acham que é frescura o tal do roletado, e da programavel, vai tentar fazer isso naquela bost-a da boshinha 7.9.9 com seus ridiculo 140cv fake e pedal de brinquedo, quero ver pegar esses numeros ae.

oque é preciso é saber de engenharia e que sabe oque ta fazendo. e se alguem tem duvidas e que ter um passeio e algumas aulas vem aqui em casa que mostro pra ver oque é aceleraçao rapido de aspirado sem muita coisa hahahaha.

to bem orgulhoso do que projetei e bem satisfeito. e hoje estou vendendo isso, aproveito e faço uma propagando tb pq to precisando de grana hehehe, alias quem nao ta.

que venhas os 30° e injetores de 45 lbs hehehe
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Mensagem não lida por 500EF »

Rafaelo escreveu:
500EF escreveu:E posso citar o carro do fontana como exemplo de taxado e sem sensores para todos os lados (o belga ainda é distribuidor e sem KS, não muito diferente do seu, a não ser por ter 4 bicos e não 1). Roda há bastante tempo e sem quebras.
só esta esquecendo do básico.

motronic o dele é a mesma do meu omega 3.0, ambos tem malha fechada, uma sonda e uma correção! dae nao tem erro. o do Guilherme como ele falou nao tem nada!

*não tem sensor de queima, se a mistura estiver errada vai quebrar
*não tem sensor de detonação, se tiver desordem na queima vai quebrar
*não tem sensor de temperatura do ar, se tiver quente vai quebrar

ou seja andar nessa taxa é arriscado de mais, eu nunca foi afavor de uma taxa tao alta. ate ja falei sobre isso, uma merd-a e ja era.
Discordo disso tambem, rafaelo... Meu 2.0 turbo @1bar roda com le-jetronic, que tambem nao tem nada destes sensores e tem muito, muito, muito mais sensibilidade a "coisas erradas" (é kabum em segundos)...

Agora, se eu encher o tanque com gasolina e sair pisando, sem mexer em mais nada, é óbvio que vai dar zebra...

Mas concordo com voce na parte das outras alteracoes que ele fez, (bomba de óleo, tanque, etc.). Eu teria mantido tudo isso o mais simples e próximo ao original o possível... :smt023

PS: Bom saber que seu carro está rodando. Aguardo uns vídeos de puxadas, nem que sejam de celular mesmo... rsrssr :D
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
fontana
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 232
Registrado em: 14 Fev 2013, 13:14
Cidade: Sarandi
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Mensagem não lida por fontana »

nossa, quanta teoria embasada num fundamento estrutral de funcionamento de motor relacionado com a sabedoria eletronica divulgada por teclados interligados, tudo graças a reprogramação de mentes abertas, espalhando muitos planos de conhecimentos estabelecidos sem padrão de barreiras interativas, misturados com bastante gasolina, alcool, solventes, entre outros.....

só pra avisa, minha astra com injeção toda original sem ks, com fluxo de ar, sensor de temperatura de ar e agua, roda fonica, motor de passos, tps, valvula de canister, não sei mais oque, injeção 100% original, com cabeçote roletado, rebaixado 1mm ou mais, não lembro, pistão cabeçudo do motor a alcool, bloco plainado, injetores do modelo flex originais, conector de octanagem na posição 95, ignição cdi, 2 bombas em série, escape original 4 anos, sem catalizador, 100% de alcool batizado no tanque, sim, alcool batizado, as velas tem pigmentos na ceramica avermelhados, velas BP7ES , leitura de sonda pobre na faixa de 800mv, etc e tal.......continua rodando muito bem obrigado a varios anos sem incomodar, só troca de óleo 2x por ano, shell HX7 10w40 semi, media de consumo na cidade, cidade pequena, arranca, para, sobe, desce, na casa dos 5kml alcool, 90% do tempo com o ar ligado, ultima medida de consumo em estrada passou dos 10,5kml com ar ligado....

agora vo conta um causo,
alguns anos atras meu Maverick com motor 4cil OHC 2300cc cabeçote ferro fundido, rebaixado 2mm ou mais, pistão 0,60" bloco plainado, rodava no alcool com carburador solex H34 seie todo original do opala 4cil alcool de 90hp, ponto inicial de ignição do motor a gasolina é 6 graus, com 7,8 de taxa, na versão da F100 a alcool com 10,5 de taxa era 15 graus, eu rodava com 12 de iniciais pq mais que isso pesava o arranque, sempre com ignição cdi, certa vez misturei gasolina no tanque, fui num encontro de carros antigos a 50km daqui, na ida tudo bem, foi um amigo dirigindo de boa, pra sentir a força do motor rodando com diferencial 3,31 do modelo 6cil, na volta eu vinha quando ao tentar ultrapassar uma CRV e um caminhão, a CRV me corta a frente, colei no rabo dela empurrei ela passou o caminhão e começou a acelerar, era uma subida de uns 800m puxei terceira, e soquei a bota, passei ela e continuei acelrando até o limite dos 6500 ou 7500 não lembro, bati quarta e continuei acelerando a 180kmh na subida, foi quando senti o motor falhar, tirei o pé e deixei correr......parei abri o capo, o motor batendo e falhando.....resultado, junta queimada entre cilindros...tava a 500m do pedagio, foi uma guerra pra me levarem pra casa, mas trouxeram, tirei o cabeçote, junta queimada entre 3 e 4 cilindros, motivo, detonação, muito ponto.....fui verificar, o tanque que deveria ter alcool e uma leve mistura de gasolina, tinha la seus 50% de gasolina, resultado queima junta mesmo, sorte não ter quebrado canaleta......
remontei o motor, troquei o carburador, coloquei o original a gasolina, voltei o ponto pra 6 graus e até hj rodo com gasolina sem problema algum, só voltei pra gasolina pq rodo pouco, só alguns fim de semana pra ir a encontros, 100-200-400km na gasolina com diferencial 3,31 a media fica bem acima dos 10kml no meu pesado 4portas....

resumindo, motor quebrou canaleta, anel, é ponto adiantado....
motor furou pistão, derreteu anel mistura pobre....

to terminado um voiage ap 1600 turbo @0,8 que tava lixando toda terceira, tive que parar e abrir o motor pq não tinha mais pressão de óleo, nem bronzinas nem virabrequim, remontei ele to amaciando ainda aspirado, carburador.......leitura de sonda 0,95V sempre....
Abraços Fontana
Astra SW 1995
Maverick Sedan 1975
Maverick GT 1976
Mecanica Fontana
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=23&t=26078
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu:Discordo disso tambem, rafaelo... Meu 2.0 turbo @1bar roda com le-jetronic, que tambem nao tem nada destes sensores e tem muito, muito, muito mais sensibilidade a "coisas erradas" (é kabum em segundos)...
discorda pq Eduardo? tudo nao entendeu oque eu quis dizer.... SE tivesse as proteções esse motor estaria inteiro ainda. discordar disso me parece bem errado.
isso foi feito pra proteção pro motor, justamente se acontecer algo desse tipo. o teu nao tem ok, mas tb tu nao vacilou, ou o teu sistema te deixou na mao, o teu ta rodando alcool com uma taxa de 8,8:1 nao é isso? se colocarem gasolina e andar aspirado sem aumentar a pressao nao vai da problema, e o dele que roda 14:1 alcool e rodou gasolina, 100% do trabalho do motor é um problema, ate na lenta é problema. o teu por ex, pode estragar o injetor sup e dar pobre bem na carga e ae cade a proteçao?, sim vai fica olhando o tempo todo pra um manometro e tira o pe e da tempo? ninguem faz isso, muitos quebraram assim... ou encherem de gasolina? se tu nao errar em nada nao vai da problema mesmo rsrsrsr, mas se falhar.... ja viu.

a gasolina o limite tecnico seria esse mesmo de 14:1 (autodetonaçao). é muito arriscado essa taxa, tem que estar 1000% antenado. e ta ae um exemplo do que pode acontecer, o motor dele quebrou por um erro(de outros). e mais uma vez eu digo, se tivesse em malha fechada mistura e avanço entrava na correçao da EGO baseado na AFR (esse mapa ninguem pode alterar, nem o frentista, nem o governo) e leitura de detonaçao, nao daria essa zebra nao. so tendo essa medida seria o suficiente.
500EF escreveu: Agora, se eu encher o tanque com gasolina e sair pisando, sem mexer em mais nada, é óbvio que vai dar zebra...
se fosse malha fechada nao teria problema. é oque eu quis dizer e tu nao entendeu :smt023 teu astra é um exemplo. nesse tem as proteções nescessaria se algo der errado, o dele nao.
500EF escreveu: Mas concordo com voce na parte das outras alteracoes que ele fez, (bomba de óleo, tanque, etc.). Eu teria mantido tudo isso o mais simples e próximo ao original o possível... :smt023
pois é, era so manter o funcionamento e peças na qual foram projetadas. nao vejo sentido em nada do que ele colocou ali. tirando a sonda wide
500EF escreveu: PS: Bom saber que seu carro está rodando. Aguardo uns vídeos de puxadas, nem que sejam de celular mesmo... rsrssr :D
valeu, eu tb gostei, essa minha engenharia feita na programação 100% desse motor + o desenvolvimento das peças feita pra esse modelo(escape,admissao,etc) renderam bons fruto. como disse, ta mais rapido que meus outros dois carros que de fraco nao tem nada. e olha que o monzinha 82 nao esta nem um pouco afinado ainda. por isso nao posso filmar, e olhar pro PCboard. fora que estou com a caixa satelite moida, se olhar meu datalog ali que postei vai ver que a 2° eu pisei progressivamente, quando traciona começa a moer rsrsrs. ja comprei a caixa sat nova da GM pra trocar... mas isso so no inverno, tem muito serviço aqui em casa pra fazer, obra, to trabalhando junto, e tenho meu projeto que to tocando paralelo da ECU isso leva tempo e cabeça pra trabalhar. e pra mexer no carro preciso de tempo e lugar tb. por isso as filmagem vai demorar, mas se quiser olhar meu datalog é so baixar o programa megalogview e ver o funcionamento em tempo real :smt023 ae tem uma base de (tempo X reação)

obs: os vizinho nao me viram a 11 anos andando com o monza, mas agora viram um risco preto passar a quase 120 aqui dentro. nao me segurei, esse motor da um assobio lindo de mais.

Ah nao sei se te falei, carro 100% legalizado, emplacado, motor cadastrado, doc atual, etc. sem problemas pra legalizar o bloco :wink: so mostrar a NF onde so diz o N° do bloco e ja era, a injeção falei que era a parte de cima e nao tinha problema. ae os dois avalista entenderam. e senao entende-se eu pediria um laudo tecnico(dinamometro) do inmetro da regiao , e eu colocaria os misseros 73CV que eles tanto queriam :lol: ae entra a engenharia! não precisou. isso ja tinha falado a anos aqui, é so saber usar a inteligência e fazer oque deve fazer. se entra com uma NF de leilao usado ja era :smt023
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Mensagem não lida por Rafaelo »

o pistao dele derreteu, isso quebra de canaleta nao nem nada a ver. isso é por alta temp e pressao no cilindro, avanço errado, muito adiantado. alias 14:1 gasolina nem precisa de avanço um monocilindro sem avanço seria o nescessario. imagina avançado pra alcool.

outra coisa pistao bem carbonizado no anel raspador, esse oleo deveria ta contaminado, mistura errada, avanço etc.

e ta todo riscado ali da pra ver, mesmo nos que nao quebraram, pra mim ele ta com problema na lubrificaçao, eu ja devo ter repetido umas 3x a mesma coisa nesses ultimos post meu. que ele ta com deficiência na lubrificação, ele mesmo me mandou uma MP dizendo que deu problema na adatação do pescador.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder