como testar o módulo de igniçao bosch??
- Carlos A. Freire
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Re: como testar o módulo de igniçao bosch??
Tem que ver se chega tensão +B12v no positivo da bobina de ignição e no módulo de ignição, e se mantem quando dá a partida. Depois verificar se o módulo de ignição recebe o sinal de rotação vindo do distribuidor. Alimentado eletronicamente (positivo e negativo), tem sinal de rotação, o módulo de ignição tem que chavear o negativo da bobina de ignição, para que por indução se tenha alta tensão na sua saída. Se não estiver chaveando pode estar com defeito. Está chaveando, a bobina pode estar com defeito. Essa é a linha de raciocínio para avaliar esse setor.
Não esqueça de verificar se o veículo não tem algum tipo de dispositivo anti furto não original.
Abs,
Carlos Freire
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Re: como testar o módulo de igniçao bosch??
Pra saber se está chaveando tem que ser com osciloscópio, Carlos?Carlos A. Freire escreveu:Tem que ver se chega tensão +B12v no positivo da bobina de ignição e no módulo de ignição, e se mantem quando dá a partida. Depois verificar se o módulo de ignição recebe o sinal de rotação vindo do distribuidor. Alimentado eletronicamente (positivo e negativo), tem sinal de rotação, o módulo de ignição tem que chavear o negativo da bobina de ignição, para que por indução se tenha alta tensão na sua saída. Se não estiver chaveando pode estar com defeito. Está chaveando, a bobina pode estar com defeito. Essa é a linha de raciocínio para avaliar esse setor.
Não esqueça de verificar se o veículo não tem algum tipo de dispositivo anti furto não original.
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- Carlos A. Freire
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Re: como testar o módulo de igniçao bosch??
Seria a melhor opção, mas uma caneta de polaridade já ajuda na falta de bons equipamentos de diagnósticos.
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Re: como testar o módulo de igniçao bosch??
muito obrigado por responderem! .,final de semana eu vou tentar ver isso daí posto resultados aqui. eu ja fiz um teste: coloquei multimetro em 20volts ecoloquei ponta negativa na bateria e ponta positiva no pino 1 do módulo(corrente fase) e liguei a igniçao e o multimetro deu 000
- cidi
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Re: como testar o módulo de igniçao bosch??
só pra constar: eu mesmo troquei os cabos fase e neutro da bateria e coloquei eles novos, o comutador também foi trocado.,a bateria é nova, a bobina é nova.,o distribuidor é novo., só falta agora testar o módulo
- Carlos A. Freire
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Re: como testar o módulo de igniçao bosch??
cidi escreveu:só pra constar: eu mesmo troquei os cabos fase e neutro da bateria e coloquei eles novos, o comutador também foi trocado.,a bateria é nova, a bobina é nova.,o distribuidor é novo., só falta agora testar o módulo
O veículo trabalha com corrente contínua (DC) e não alternada (AC). Sendo contínua é tensão positiva e aterramento (GND). Fase e neutro são para AC, rs!
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Re: como testar o módulo de igniçao bosch??
kkkkkkkkkkkkkk mestre Freire sou um zero a esquerda em eletronica e elétricaCarlos A. Freire escreveu:cidi escreveu:só pra constar: eu mesmo troquei os cabos fase e neutro da bateria e coloquei eles novos, o comutador também foi trocado.,a bateria é nova, a bobina é nova.,o distribuidor é novo., só falta agora testar o módulo
O veículo trabalha com corrente contínua (DC) e não alternada (AC). Sendo contínua é tensão positiva e aterramento (GND). Fase e neutro são para AC, rs!
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Re: como testar o módulo de igniçao bosch??
multimetro nao se usa pra verificar tensao de bobina(alta tensao)
o unico instrumento capaz de te dizer a tensao do primario é o oscilocopio.
entra 14 a 14.4v na bobina primaria que por sua vez se torna 300 a 400v, é aqui que precisa saber.
olha esses meus videos, vao te ajudar a entender o funcionamento e como se verifica uma bobina de igniçao. vai te ajudar a ilustrar como verificar o funcionamento
outra coisa, precisa de um gerador de funçoes e um pequeno driver de igniçao pra testar a bobina, se a bobina funciona(caso tenha comprado nova e certeza) entao é mais pra tras o problema. modulo ou sinal de rotaçao. dae pode ser muita coisa...
e pra testar propriamente dito o modulo de igniçao novamente vai precisar de um gerador de onda que tenha sinal AC, amplitude 0 a 80v e freq 0 a 180Hz praticamente todos tem isso.
resumidamente em casa tu nao vai poder testar isso.
é perigo de ate queimar teu multimetro, se ele tiver 400V DC ae sim. e mesmo assim nao foi feito pra verificar pulsos e amplitude de ondas, tem que usar um oscilo. a caneta so vai te dizer sim ou nao, mas o quanto ela nao vai te informar, nem o multimetro.cidi escreveu:muito obrigado por responderem! .,final de semana eu vou tentar ver isso daí posto resultados aqui. eu ja fiz um teste: coloquei multimetro em 20volts ecoloquei ponta negativa na bateria e ponta positiva no pino 1 do módulo(corrente fase) e liguei a igniçao e o multimetro deu 000
o unico instrumento capaz de te dizer a tensao do primario é o oscilocopio.
entra 14 a 14.4v na bobina primaria que por sua vez se torna 300 a 400v, é aqui que precisa saber.
olha esses meus videos, vao te ajudar a entender o funcionamento e como se verifica uma bobina de igniçao. vai te ajudar a ilustrar como verificar o funcionamento
outra coisa, precisa de um gerador de funçoes e um pequeno driver de igniçao pra testar a bobina, se a bobina funciona(caso tenha comprado nova e certeza) entao é mais pra tras o problema. modulo ou sinal de rotaçao. dae pode ser muita coisa...
e pra testar propriamente dito o modulo de igniçao novamente vai precisar de um gerador de onda que tenha sinal AC, amplitude 0 a 80v e freq 0 a 180Hz praticamente todos tem isso.
resumidamente em casa tu nao vai poder testar isso.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.