Informações: Comandos de válvula
-
- MODERADOR
- Mensagens: 6014
- Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
- Cidade: CWB
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1988
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
Informações: Comandos de válvula
Fala pessoal!
Vou ir concentrando aqui todas as informações que ir conseguindo sobre os comandos de válvula que equiparam os Motores dos Monzas. Quem souber de algo, pode complementar também!
Fonte: Revista 4 Rodas - Edição 336 - Julho de 1988.
Com isto já descobri que o Monza 1.8 a gasolina, 2.0 a álcool e a gasolina de 1988 a 1991 tem o mesmo comando, e o 1.8 a alcool tem um comando mais amarrado.
Por enquanto só tenho isso... vou continuar pesquisando.
:smt023
Vou ir concentrando aqui todas as informações que ir conseguindo sobre os comandos de válvula que equiparam os Motores dos Monzas. Quem souber de algo, pode complementar também!
Fonte: Revista 4 Rodas - Edição 336 - Julho de 1988.
Com isto já descobri que o Monza 1.8 a gasolina, 2.0 a álcool e a gasolina de 1988 a 1991 tem o mesmo comando, e o 1.8 a alcool tem um comando mais amarrado.
Por enquanto só tenho isso... vou continuar pesquisando.
:smt023
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009
-
- Membro Classic (Nível 7)
- Mensagens: 942
- Registrado em: 27 Jan 2008, 00:00
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Informações: Comandos de válvula
O comando mais bravo da linha Monza é o do S/R 1.8s, que infelizmente não tenho mais o original (meu motor não é mais o original). Quanto a essa diferença entre o comando do 1.8 e do 2.0, eu nunca tinha ouvido falar.
-
- MODERADOR
- Mensagens: 6014
- Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
- Cidade: CWB
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1988
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
Re: Informações: Comandos de válvula
Eu também nunca tinha ouvido falar.
Mas faz sentido...
Meu Monza é 1.8 e era a álcool.
Mas como ando muito pouco com ele... menos de 30km por semana, só final de semana que ando uns 50km... e sempre percursos curtos, andar no álcool estava muito chato... 2 minutos esquentando para andar 5 minutos não dá...
Daí troquei os pistões, distribuidor, carburador... enfim, tudo que precisava trocar para ficar um autêntico Monza a gasolina.
Mas, mesmo assim, ele ficou meio manco (se comparado a um 1.8 original a gasolina)... não é tão bom em giros altos (para lá de 5000rpm). Mas tem muita força em baixa.
Só pode ser culpa do comando.
Mas faz sentido...
Meu Monza é 1.8 e era a álcool.
Mas como ando muito pouco com ele... menos de 30km por semana, só final de semana que ando uns 50km... e sempre percursos curtos, andar no álcool estava muito chato... 2 minutos esquentando para andar 5 minutos não dá...
Daí troquei os pistões, distribuidor, carburador... enfim, tudo que precisava trocar para ficar um autêntico Monza a gasolina.
Mas, mesmo assim, ele ficou meio manco (se comparado a um 1.8 original a gasolina)... não é tão bom em giros altos (para lá de 5000rpm). Mas tem muita força em baixa.
Só pode ser culpa do comando.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009
- Cleber Brogni
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 1755
- Registrado em: 08 Nov 2007, 14:51
- Cidade: Porto Algre
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza SLE
- Motor: Outro
- Ano: 1986
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Outra
Re: Informações: Comandos de válvula
Quando tive que trocar de comando, obti pelo Kadett GS. Falaram que era melhorzinho. O melhorzinho quanto??? :smt017 Vou pesquizar para ver qual a diferença entre eles!
Hacth 86/87 2.1 SL/Turbo
Re: Informações: Comandos de válvula
Amigos, fiz um viagem ao Piaui com minha família, e, no retorno há uns 75 km antes de Posto Rosário (que já fica perto da fronteira BA / GO), quebrou o comando de válvulas do meu Kadett 1.8 - gasolina - 1993. Ele quebrou no meio, coisa que todos os mecânicos e "palpiteiros" a quem já relatei o fato, me falaram nunca ter notícias de ter visto. Comprei um comando e instalamos no carro. Após esse fato, o carro começou a ter um consumo maior, da ordem de 35% aproximadamente. Por exemplo, com um valor de R$ 20,00 o Kadett tinha autonomia de 90km/L e passou a fazer apenas 60 km/L.
Não entendia o que acontecia, mas fui a duas concessionárias Chevrolet e obtive a resposta. Os comandos do 1.8 e do 2.0 são diferentes, embora não se perceba a olho nu.Os "ressaltos" têm diferença considerável. Além disto, descobri outra coisa: Há uma marcação com letra na extremidade do comando, onde se conecta o distribuidor... a comando para 1.8 tem a letra " E " gravada e o para o 2.0 tem a letra " K ". Ou seja, existe realmente diferença entre os comandos.
Atualmente estou na luta em busca de um comando usado que tenha a letra " E " gravada. Na concessionária, custa em torno de R$ 370 reais... em lojas que vendem o mesmo comando GM, encontro por R$ 200,00 e nas lojas que vendem peças de veículos sinistrados, comprados de seguradoras, poderia encontrar por uns R$ 100,00 original GM. Então, se a informação serve para os amigos, como serviu pra mim, um grande abraço e podem contactar-me para maiores informações.
Não entendia o que acontecia, mas fui a duas concessionárias Chevrolet e obtive a resposta. Os comandos do 1.8 e do 2.0 são diferentes, embora não se perceba a olho nu.Os "ressaltos" têm diferença considerável. Além disto, descobri outra coisa: Há uma marcação com letra na extremidade do comando, onde se conecta o distribuidor... a comando para 1.8 tem a letra " E " gravada e o para o 2.0 tem a letra " K ". Ou seja, existe realmente diferença entre os comandos.
Atualmente estou na luta em busca de um comando usado que tenha a letra " E " gravada. Na concessionária, custa em torno de R$ 370 reais... em lojas que vendem o mesmo comando GM, encontro por R$ 200,00 e nas lojas que vendem peças de veículos sinistrados, comprados de seguradoras, poderia encontrar por uns R$ 100,00 original GM. Então, se a informação serve para os amigos, como serviu pra mim, um grande abraço e podem contactar-me para maiores informações.
- Robson Lott
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 2273
- Registrado em: 29 Mai 2007, 17:15
- Cidade: São Paulo
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1987
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: Informações: Comandos de válvula
Bem q um moderador poderia fixar esse tópico, né?
Tabela de comparação entre os comandos e suas respectivas letras (JÁ POSTADO AQUI NO FÓRUM POR MIM MESMO!! :smt005 )
Abraços!!!
Tabela de comparação entre os comandos e suas respectivas letras (JÁ POSTADO AQUI NO FÓRUM POR MIM MESMO!! :smt005 )
Abraços!!!
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km
* 20/11/18 146K km e contando...
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km
-
- MODERADOR
- Mensagens: 10170
- Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
- Cidade: serra gaúcha
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Informações: Comandos de válvula
Venho a dúvida, o comando do álcool, tanto 1.6, 1.8, 2.0 é o mesmo do gasolina para cada motor nas suas devidas cilindradas. Me falaram que era o mesmo.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Re: Informações: Comandos de válvula
Obrigado, Robson Lott!
Você acredita que uns 10 minutos após eu postar aqui, achei uma versão dessa tabela, da Resolit, no Google?
E ainda fiz uma outra descoberta. Meu Kadett 93 - gasolina - pelo que vi, estava usando comando de 1.8 - álcool - 92. Não sei se já deu problema e o antigo dono colocou esse ou se o carro era a álcool e foi convertido. Estou em Brasília e esse carro é originário do Pará... Vou ter que investigar se houve modificações. É um bom carro e não quero me desfazer dele agora. Está precisando de uma pintura, mas tem bom motor, potente de valente. Só preciso ver se resolvo o problema de alto consumo.
Algum amigo poderia me falar se o consumo de 8 km/L é excessivo pra um Kadett 93 - 1.8 - SL?
Grande abraço a todos!
Você acredita que uns 10 minutos após eu postar aqui, achei uma versão dessa tabela, da Resolit, no Google?
E ainda fiz uma outra descoberta. Meu Kadett 93 - gasolina - pelo que vi, estava usando comando de 1.8 - álcool - 92. Não sei se já deu problema e o antigo dono colocou esse ou se o carro era a álcool e foi convertido. Estou em Brasília e esse carro é originário do Pará... Vou ter que investigar se houve modificações. É um bom carro e não quero me desfazer dele agora. Está precisando de uma pintura, mas tem bom motor, potente de valente. Só preciso ver se resolvo o problema de alto consumo.
Algum amigo poderia me falar se o consumo de 8 km/L é excessivo pra um Kadett 93 - 1.8 - SL?
Grande abraço a todos!