Pistão a álcool no EFI 2.0 gasolina

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Fariaswolf
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: SL/e Sleeper 2.0 EFI (pistão flex,taxa,alcool)

Mensagem não lida por Fariaswolf »

fala gente

fiz tudo hoje, o video explica bem o que eu fiz!

tirei a sonda, limpei, mas continua informando "errado" (ou certo...)

olha como tá a vela depois de quase 4500km com chip certo. ta branquinha!

Imagem
Imagem
Imagem
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Consultei o manual do seu carro, efi alcool : marcha lenta entre 900 e 1100 RPM .
Nao enxergo isso como preocupante, em carga a sonda ta lendo mistura boa correto ? isso que é importante, em marcha lenta ta dentro dos parametros do fabricante, eu ficaria preocupado com marcha lenta baixa, que "poderia" gerar baixa pressao na bomba e baixa lubrificaçao no comando (morro de medo disso no meu roller) .
Talvez, no maximo uma limpadinha no motor de passo (atuador de marcha lenta), pra desencargo de consciencia.

"Acho" que vc ta preocupado a toa.

abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

* é normal a rotaçao cair quando o alternador é exigido, de novo nao é um problema é normal.
* a sonda nao parece contaminada, mas tb esta com muita calcinaçao, a minha é limpa, nao sei oque deu ali.
* a aceleraçao rapida é normal ir pra valores de "potencia" < .87 nao vem o caso explicar isso mas qualquer motor 4T faz isso, inclusive carburador. tb nao é problema
* o valor mostrado pela sonda parece ser correto, nota que teu motor da umas oscilada e é perceptivel no valor da sonda.
* esses mini buracos que da quando da carga deve ser mistura pobre, oque reforça o valor mostrado pela sonda (pobre)
* essa variaçãp de 1100 a 900 é a fase fria(1100) pra quente(900) com +- 50rpm de variaçao. teu motor esta mostrando uma rotaçao alta pra temperatura(deveria estar entre 850 a 900 rpm) a mistura pobre deve ser o problema, mesmo com a correçao nao deve ser o suficiente. tenta arrumar essa mistura antes que vai melhorar a lenta.

perguntas
* tu soldou com a sonda no lugar?
* acertou a mistura depois de trocar os pistoes?
* pq nao acerta a mistura pra 0.95 na lenta?
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Fariaswolf

Rafaelo escreveu:perguntas
* tu soldou com a sonda no lugar?
* acertou a mistura depois de trocar os pistoes?
* pq nao acerta a mistura pra 0.95 na lenta?
1 = não, tampei o furo com uma rolha e soldei
2 = tentei acertar, mas parece que o potenciometro não tá muito "normal", tanto em 1.50v quanto em 2.10v, ele marca a mesma mistura na WB, tanto que pensei que fosse sujeira
3 = pq não pega mistura cara, pode por a voltagem que for, ele cagueta aquilo lá do video na WB.

eu não sei se o MAP foi pro saco, pq esse map ai é da idade do carro, nunca troquei ele... e visualmente, ele tá bem "ralado", sumiu todas letras.. pressão não é, não mexi nisso, o chip é o correto, o TPS é novo de marca boa.

eu perguntei sobre entrada de ar falsa no escapamento por furos da solda, isso pode influenciar?
DÉCO escreveu:.
Consultei o manual do seu carro, efi alcool : marcha lenta entre 900 e 1100 RPM .
Nao enxergo isso como preocupante, em carga a sonda ta lendo mistura boa correto ? isso que é importante, em marcha lenta ta dentro dos parametros do fabricante, eu ficaria preocupado com marcha lenta baixa, que "poderia" gerar baixa pressao na bomba e baixa lubrificaçao no comando (morro de medo disso no meu roller) .
Talvez, no maximo uma limpadinha no motor de passo (atuador de marcha lenta), pra desencargo de consciencia.

"Acho" que vc ta preocupado a toa.

abraço
cara, atrapalha o bolso.

eu uso quase todo dia o carro, e ta indo 15 conto de alcool por dia. eu sempre zero o painel, e da uma media de 38/40km com 7 litros de alcool, 5,4km/L, a Caravan carburada 4100 do meu amigo, com taxa original (acho que 10:1), com 20 pila de alcool (7.8litros) rodou uns 55km, então, 7.0kmL, uma Caravan 4100 Carburada.

por isso digo que tem algo errado, certo que vcs falam sempre da injeção, antiga, etc, mas ela é superior ao carburador, e inferior a uma MPFI, não devia ter esse consumo aí.. nem ar condicionado tem pra fazer isso.

tudo novo, vcs sabem, deveria fazer pelo menos uns 9km/l.

pra mim não tem problema, continuo rodando, mas se puder melhorar isso, é lucro.

daqui a pouco vou lá esquentar o bixo, e vou baixar mais ainda a voltagem, vou tentar 1.3v no CO2 pra ver se a mistura fica mais rica, mas duvido...
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

faz um teste, abra a TBI, deixa funcionando ele quente na lenta como tu fez o video, pegue meia tampinha de alcool e joga aos pouco ali dentro. e vai vendo oque diz a sonda e o comportamento do motor. pra mim a sonda ta normal porem o resto nao.

a impressao que me deu que ele parece ativado no modo jumper notou isso? mistura pobre - giro alto - CO travado, sei que nao deve ser isso mas esta estranho mesmo... o modo jumper é somente pra por no avanco correto?
Fariaswolf escreveu:eu não sei se o MAP foi pro saco, pq esse map ai é da idade do carro, nunca troquei ele... e visualmente, ele tá bem "ralado", sumiu todas letras.. pressão não é, não mexi nisso, o chip é o correto, o TPS é novo de marca boa.
faz a analise de tensao X pressao nele. tu precisa de um vacuometro de precisao nao esses tunning. dae tu anota e ve na escala, porem acho mais barato é trocar o map de uma vez.
Fariaswolf escreveu:eu perguntei sobre entrada de ar falsa no escapamento por furos da solda, isso pode influenciar?
nao, teria que ter um furo de verdade, tipo um que entre o dedo. e isso tu iria escutar. micro furos nao fazem diferença alguma, e esses micro furos ou crateras da solda pode ser superficial. ou seja nao tem furo algum.

ve se a pressao esta certa, se tem vazao no filtro senao entupiu.

geralmente entrada de ar em falso acontece oscilação, isso nao deve ser. complicado ajudar a distancia, certamente deve ser algo explicável.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)

.
tudo novo, vcs sabem, deveria fazer pelo menos uns 9km/l.
9 km/l ? na cidade ? , só em sonho, nem a gasolina faz isso, c fizer 7 km/l pode soltar rojao !!

5,4 km/l nao é normal nao , o classic se alcool da minha amiga estava mesma coisa, e no caso dela tava pior ainda, tava gastando e nao andava (amarrado) , no caso dela era problema de bico (vazao do bico) , nao sei c ela resolveu, perdi um pouco de contato com ela , e ela esta namorando com um "mecanico" cabeça dura, procuro ficar longe pra nao dar B.O.

Olha só , vc tem razao em acreditar que esta ML alta impacta no consumo, no meu carburado, da uma boa diferença de consumo entre deixar com 1000 rpm ou 850 rpm, porem deixo com 950 + ou -

Alivia o pé que ele fica economico :lol:

abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
Fariaswolf

gente, gente, seguinte, acho que descobri o problema.

se for realmente isso, amanhã cedo já coloco no carro e tiro fotos, e filmo também...

hoje peguei uma BRzinha, a temperatura no painel foi lá pro azul... praticamente congelado o motor, e se, o sensor de temperatura do painel tá gelado, é óbvio que o da temperatura da injeção também!

Gelado pros "parametros" da injeção, não que o motor tenha criado gelo em volta, vcs entenderam.

Então se o sensor da temp. da injeção tá gelado, o motor tá injetando muito mais (explica o consumo elevado), e o rateio quando dá uma acelerada rapida, soma o excesso de combustivel pelo sensor + ar frio vindo da rua + motor frio pela eficiencia do radiador novo, galerias limpas e fluido correto.

amanhã vou testar, mas nao vou dizer o que é ainda. fica o suspense no ar pra vcs. rs

Rafaelo, nunca acertei em 0.95 pq simplesmente não dá. tanto 2.0v quando 1.5v, marca a mesma coisa, isso explica muita coisa pra mim, e acho que descobri finalmente o problema.

espero que tudo dê certo e vou filmar pra vcs.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)

.
Realmente c na estrada ta com esta temperatura, vai ocorrer mesmo os sintomas que vc citou, e vai gastar igual V8 .
Ou VT , ou sensor de temperatura que fica na carcaça da VT, o da minha amiga ja aconteceu isso, falha de informaçao do sensor de temperatura para UCE que lia carro "frio".
Consegui identificar este problema usando pistola de temperatura e voltimetro ( no manual tem a tabela de temperatura X voltagem), espetei o voltimentro no fio do sensor usando uma agulha (pra nao estragar o fio) e fui verificando na tabela, existe um MOMENTO critico do sistema, quando ele sai do modo "frio" para "quente" , uma alteraçao significativa na voltagem .

Imagem
Responder