RADIADOR: ÁGUA OU ADITIVO? INORGÂNICO OU ORGÂNICO?

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3531
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: RADIADOR: ÁGUA OU ADITIVO? INORGÂNICO OU ORGÂNICO?

Mensagem não lida por tyo »

DÉCO escreveu:.
MUITO IMPORTANTE:

Ja que este tópico fala sobre "liquido de arrefecimento" e eu estava procurando um lugar para postar um teste do INMETRO sobre ADITIVO de arrefecimento, acreditei sensato postar ele aqui neste seu tópico WALDIR.

ESTAMOS SENDO ENGANADOS, existem produtos que nao sao ADITIVOS e sao vendidos como tal e nao cumprem totalmente todas as açoes que um bom ADITIVO deve oferecer, fora alguns que possuem 98% de agua :shock: ASSALTO A MAO ARMADA !!!

MUITO IMPORTANTE :

http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pr ... adores.pdf

abraços
exatamente veja o video do ADG:
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: RADIADOR: ÁGUA OU ADITIVO? INORGÂNICO OU ORGÂNICO?

Mensagem não lida por waldir »

Como foi a famosa análise do Inmetro em 2007

Amostras coletadas
Apesar de ter sido registrado um número significativo de marcas, o Inmetro observou que nem todos os produtos correspondiam a aditivos para radiador segundo as especificações da norma brasileira.

Foram identificados outros tipos de aditivos no mercado, com composição não prevista na NBR 13.705:1996, cuja diferenciação pa
ra o consumidor é muito sutil, perceptível apenas quando se lê atentamente as informações de cada embalagem.


Apesar de terem finalidades de uso distintas, os aditivos não normalizados podem ser confundidos pelo consumidor com o tipo normalizado porque são comercializados, nos pontos de venda, nas mesmas prateleiras e gôndolas, além de utilizarem embalagens similares

Como o Programa de Análise de Produtos é uma simulação da compra feita pelo consumidor, o Inmetro selecionou - com base
na participação no mercado - e comprou, para análise, as marcas cujos rótulos as identificavam como “aditivos para radiadores” não atentando para o fato de serem normalizadas ou não, assim como faria o consumidor leigo.

Fornecedor I = Radiex

I Fornecedor I Polímeros anticorrosivos semi-sintetizados de alta condutividade térmica, corante e veículo Não(composição não prevista na norma NBR 13.705 que especifica etilenoglicol) mas deve atender a norma 14.261 que não estava em questão.

Como a norma técnica estabelece que deve haver etilenoglicol na composição do aditivo, apenas as 12 amostras que atendiam a este quesito
foram submetidas aos ensaios. Para as outras 04, verificou-se, apenas a título de comparação com as marcas normalizadas, o teor de água.

I Não(produto normalizado) “Aditivo radiador Radiex-1922”

Como pode-se ver no meu estudo acima os aditivos inorgânicos CONCENTRADOS (com um mínimo de água) devem atender a norma NBR 13.705 e se for orgânico a NBR 15.297

Já os inorgânicos e orgânicos DILUÍDOS (em água) devem atender a NBR 14.261

Mas, o Inmetro enfim tem razão por que a maioria do 'povo' vai no supermercado e escolhe aditivo x preço, ou pergunta ao balconista qual o aditivo "bão" e barato" e as vezes chega ao cúmulo de misturar 3 litros de concentrado com 4 de água, por que alguém informou que 40% é de aditivo e o resto é água e não se tocou para ler o rótulo que dizia 1 litro para 6 de água. Com essa KHDA o motor ao invés de arrefecer começou a aquecer mais do que antes !!!

PS.: não utilizo qualquer tido de Radiex, utilizo o HiTech concentrado 1x6 inorgânico a R$10,50 que atende a NBR 13.705 :mrgreen:


.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Last_Warrior
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 58
Registrado em: 08 Jan 2012, 20:39
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: RADIADOR: ÁGUA OU ADITIVO? INORGÂNICO OU ORGÂNICO?

Mensagem não lida por Last_Warrior »

Bem, acredito que tudo já foi dito ali atrás... Queria só complementar um pouco.

Via de regra, os novos aditivos orgânicos tem 2 vantagens adicionais:

1) são biodegradáveis, não popuindo o meio ambiente e os lençóis d'água.
2) têm proteção anti corrosiva melhor que os inorgânicos, especialmente em alumínio (que é o material do cabeçote do monza e todos os FII) e solda, aqui vai um detalhe importante, quem já precisou fazer solda, seja no radiador, ou no cabeçote por conta de corrosão, é melhor usar o orgânico.

Hoje estou usando o Valeo Protect Ultra 100, passou tranquilo nos testes do Inmetro, vida útil média 5 anos ou 150.000km.

Após rodar alguns anos com ele, estando livre de problemas, pretendo migrar para o Texaco XLC, esse sim é o mais top que vi até agora, com vida útil estimada de 250.000km em carros pequenos, e podendo passar dos 500.000km em caminhões...
Márcio Gregolin
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler manual
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta - Black Devil 2
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet
Omega GLS 2.0 álcool (original) 94/95 Cinza Bartok
Responder