Swap de motor - Chevy 500 + Familia I ou II
- Malagoli
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Swap de motor - Chevy 500 + Familia I ou II
Oi pessoal!
Esta pickup era do meu avô, que estava parada a alguns anos por que ele chegou a fazer uma cirurgia de visão em 2011, não podendo mais dirigir.. além de já estar com a saúde bem debilitada. Em fim, ele até havia pensado antes em vender o carro, porém está na família a algumas décadas e sinceramente, em estado de conservação tão caótico, que mal serviria para ser doadora de peças... por esse motivo eu acabei ganhando esta 'bomba', e pelos últimos meses, guardei o carrinho pensando sobre o que fazer.
A boa notícia é que o carro funciona (!) ... teve o motor retificado no ano passado quando tivemos a ideia de colocar o carro pra rodar na loja do meu pai, mas era evidente que não ia dar muito certo. Ela precisa de uma geral em freios, suspensão, elétrica, alimentação, ignição.. e um trato no interior e na parte externa, qual sinceramente, não me importo muito neste caso.
É uma Chevy 500 SL, com motor à gasolina 1.6/s carburado, câmbio de 5 marchas e diferencial Braseixos original... desconheço o ano do carro (!), mas deve ser de 91 a 93 (Acho! haha) ..
Em fim, vamos à minha situação e ideia mais recente:
Estou trabalhando no município vizinho, em Betim, e meu percurso diário é de 50km... e em alguns casos mais que isso. A média das últimas semanas foram de 300km entre casa e trabalho. O trecho que uso é praticamente rodoviário, porém possui vários radares de 60 e alguns sinais, com transito moderado em melhores horários e bem caótico em horários de pico. Fazendo meu horário de ida e volta para o trabalho evitando os momentos de pico, consigo pegar o trânsito um pouco menos ruim e faço o percurso gastando 11,5 km / l no meu Vectra Automático. Porém sempre digo que consumo de combustível é o de menos, quando estou nesse trajeto fico sujeito a acidentes e roubos, coisa que vejo de forma bem casual e que chega a espantar. "Infelizmente" tenho um apreço muito grande pelo meu carro, e pelo fato de mantê-lo sempre em ordem, ele acaba chamando mais atenção do que deveria ..... e por este motivo vim pensando seriamente em deixá-lo em casa, usar só aos fins de semana, e arrumar outro carrinho pra fazer meu trajeto diário.
Entre as minhas opções, estão:
Comprar um carro velho, econômico e barato - Cheguei a pensar de Twingo, Clio e Fiesta (Todos estes de anos 1994 e 1995), que encontro facilmente na casa dos R$ 5.000,00 e são conhecidos por serem econômicos e robustos....
ou
Arriscar o investimento que iria para um carro desconhecido na PickUp, com fins de torná-la mais apropriada ao uso diário (E isso envolve robustez, confiabilidade e economia de combustível).
A questão é: Será que com a grana que eu compraria um carrinho velho + o dinheiro para deixá-lo rodando em ordem, daria para fazer uma transformação mecânica na Chevy?
Eu cheguei a ler vários artigos e relatos de quem já fez a troca dos motores antigos para os Familia 1 e 2 da GM, e a receita já é bem conhecida:
- Flange para adaptação do câmbio
- Coxins de motor do Opala 4cc ou S10/Blazer 4cc
- Adaptação do cárter para 'contornar' a travessa da suspensão
- Eletrônica, Escapamento e Arrefecimento
Dizem não ser necessário nenhuma alteração na estrutura do carro, nenhum corte nem nada.
Gostaria de levar um projeto destes no meu tempo livre, na garagem de casa, e só recorrendo a oficinas em casos onde não for possível para mim fazer sem ferramental específico... desta forma ajudando a manter o custo reduzido da adaptação.
Sobre o motor, pretendo correr nas sucatas aqui de Belo Horizonte e 'arrematar' logo tudo que for necessário: Motor completo com todos os periféricos, chicotes, central e painel... e não há um modelo específico, mas creio que devo encontrar motores 1.4, 1.6 e 1.8 Família 1 com um custo menor que os motores de Astra e Vectra por exemplo. Motores de Omega e Vectra 2.0 antigos são mais baratos por aqui, mas também vão estar mais rodados e imagino que possuem a eletrônica mais complexa que os motores mais modernos, de 96 em diante.
A ideia não é tornar a Chevy um carro de arrancada .. mas quero deixá-la confiável e econômica. Do jeito que ela está, você nunca sabe quando vai dar partida.. o consumo é de trator, e você chega no trabalho já defumado e temperado com odores de gases do escape e de combustível, :smt005
Desculpem o texto longo, mas foi para deixar bem claro o projeto.
Agora gostaria da opinião de vocês. O que devo fazer? Investir no carro 'grátis', ou comprar um com procedência desconhecida?
:smt023
Esta pickup era do meu avô, que estava parada a alguns anos por que ele chegou a fazer uma cirurgia de visão em 2011, não podendo mais dirigir.. além de já estar com a saúde bem debilitada. Em fim, ele até havia pensado antes em vender o carro, porém está na família a algumas décadas e sinceramente, em estado de conservação tão caótico, que mal serviria para ser doadora de peças... por esse motivo eu acabei ganhando esta 'bomba', e pelos últimos meses, guardei o carrinho pensando sobre o que fazer.
A boa notícia é que o carro funciona (!) ... teve o motor retificado no ano passado quando tivemos a ideia de colocar o carro pra rodar na loja do meu pai, mas era evidente que não ia dar muito certo. Ela precisa de uma geral em freios, suspensão, elétrica, alimentação, ignição.. e um trato no interior e na parte externa, qual sinceramente, não me importo muito neste caso.
É uma Chevy 500 SL, com motor à gasolina 1.6/s carburado, câmbio de 5 marchas e diferencial Braseixos original... desconheço o ano do carro (!), mas deve ser de 91 a 93 (Acho! haha) ..
Em fim, vamos à minha situação e ideia mais recente:
Estou trabalhando no município vizinho, em Betim, e meu percurso diário é de 50km... e em alguns casos mais que isso. A média das últimas semanas foram de 300km entre casa e trabalho. O trecho que uso é praticamente rodoviário, porém possui vários radares de 60 e alguns sinais, com transito moderado em melhores horários e bem caótico em horários de pico. Fazendo meu horário de ida e volta para o trabalho evitando os momentos de pico, consigo pegar o trânsito um pouco menos ruim e faço o percurso gastando 11,5 km / l no meu Vectra Automático. Porém sempre digo que consumo de combustível é o de menos, quando estou nesse trajeto fico sujeito a acidentes e roubos, coisa que vejo de forma bem casual e que chega a espantar. "Infelizmente" tenho um apreço muito grande pelo meu carro, e pelo fato de mantê-lo sempre em ordem, ele acaba chamando mais atenção do que deveria ..... e por este motivo vim pensando seriamente em deixá-lo em casa, usar só aos fins de semana, e arrumar outro carrinho pra fazer meu trajeto diário.
Entre as minhas opções, estão:
Comprar um carro velho, econômico e barato - Cheguei a pensar de Twingo, Clio e Fiesta (Todos estes de anos 1994 e 1995), que encontro facilmente na casa dos R$ 5.000,00 e são conhecidos por serem econômicos e robustos....
ou
Arriscar o investimento que iria para um carro desconhecido na PickUp, com fins de torná-la mais apropriada ao uso diário (E isso envolve robustez, confiabilidade e economia de combustível).
A questão é: Será que com a grana que eu compraria um carrinho velho + o dinheiro para deixá-lo rodando em ordem, daria para fazer uma transformação mecânica na Chevy?
Eu cheguei a ler vários artigos e relatos de quem já fez a troca dos motores antigos para os Familia 1 e 2 da GM, e a receita já é bem conhecida:
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Sobre o motor, pretendo correr nas sucatas aqui de Belo Horizonte e 'arrematar' logo tudo que for necessário: Motor completo com todos os periféricos, chicotes, central e painel... e não há um modelo específico, mas creio que devo encontrar motores 1.4, 1.6 e 1.8 Família 1 com um custo menor que os motores de Astra e Vectra por exemplo. Motores de Omega e Vectra 2.0 antigos são mais baratos por aqui, mas também vão estar mais rodados e imagino que possuem a eletrônica mais complexa que os motores mais modernos, de 96 em diante.
A ideia não é tornar a Chevy um carro de arrancada .. mas quero deixá-la confiável e econômica. Do jeito que ela está, você nunca sabe quando vai dar partida.. o consumo é de trator, e você chega no trabalho já defumado e temperado com odores de gases do escape e de combustível, :smt005
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Vectra A CD 1994 / Astra SW GLS 1995
Meu Instagram: www.instagram.com/rafa_malagoli/
Project Vectra A: www.instagram.com/opelvectra2000/
Project Astra SW: www.instagram.com/astrafcaravan/
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Re: Swap de motor - Chevy 500 + Familia I ou II
Rapaz... Sei que nao é seu objetivo, mas Tem uns chevelhos com motor original + turbo la no forum cm que sao bem divertidos... Hehehe
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
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- Malagoli
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Re: Swap de motor - Chevy 500 + Familia I ou II
Realmente Edu, esta ideia fica extremamente do lado oposto que estou buscando pra ele... Fora que não gosto de Chevette a ponto de conseguir 'brincar' com um, é muita aversão ao meu gosto por carros, :smt005500EF escreveu:Rapaz... Sei que nao é seu objetivo, mas Tem uns chevelhos com motor original + turbo la no forum cm que sao bem divertidos... Hehehe
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Re: Swap de motor - Chevy 500 + Familia I ou II
Você está certo em deixar o Vectra para os passeios e voltinhas nos fins de semana, e ter outro carro mais econômico (ou menos chamativo) para o dia a dia. Eu diria para fazer uma reforma na Chevy, deixá-la boa pra rodar como você quer já que ela está na família a tanto tempo. Uma Chevy 2.0 ficaria show, daria até um Project Car.
Outra ideia seria ter uma moto para o dia a dia, é mais ágil no trânsito e você gasta muito pouco com combustível. É o meu caso, meu principal meio de transporte é minha moto.
Outra ideia seria ter uma moto para o dia a dia, é mais ágil no trânsito e você gasta muito pouco com combustível. É o meu caso, meu principal meio de transporte é minha moto.
- Malagoli
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Re: Swap de motor - Chevy 500 + Familia I ou II
Ahm.... não pretendo encarar essa transformação na Chevy como uma reforma.... se eu tiver o apoio da minha família pra mexer nela, vai ser só o básico para deixá-la rodando com segurança, confiabilidade e economia. Pretendo deixar o carro todo quebrado "visualmente" do jeito que está que é para não começar a surtar com qualquer risquinho que aparecer, como acontece com o Vectra, rs ...
Quanto à hipótese de rodar de Moto... em Belo Horizonte, no trajeto que faço... Não vai rolar. Prezo muito por segurança também.
:smt023
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Re: Swap de motor - Chevy 500 + Familia I ou II
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Re: Swap de motor - Chevy 500 + Familia I ou II
Malagoli.
o motor do chevette principalmente o 1.6/s eh muito bom, se esta em dia tem força suficiente, eh muito confiável e principalmente econômico. se a força for pouca para você eh fácil arrancar alguns pocotós dele, taxa/ignição já da pra vir um pouco a mais.
a não ser que você queira muito meter um 2.0 nela, ou talvez um 1.4 família I moderno que é bem robusto e relativamente forte.
o motor do chevette principalmente o 1.6/s eh muito bom, se esta em dia tem força suficiente, eh muito confiável e principalmente econômico. se a força for pouca para você eh fácil arrancar alguns pocotós dele, taxa/ignição já da pra vir um pouco a mais.
a não ser que você queira muito meter um 2.0 nela, ou talvez um 1.4 família I moderno que é bem robusto e relativamente forte.
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Re: Swap de motor - Chevy 500 + Familia I ou II
Ricardo, Chevette pra mim .. pode ser original, customizado.. é tudo feio do mesmo jeito, não vejo o porque de gastar com as aparências de um carro desse, kkkkkkkkkk
Não pretendo mexer em nada visando força / potência. Só não pretendo colocar um 1.0 nela por que o custo de um motor de maior cilindrada no mercado de sucatas é o mesmo. Pra quê gastar 2.000,00 na mecânica de um 1.0 VHC / VHCE, se com essa mesma quantia consigo pegar outros família 1 mais novos como 1.4, 1.6, 1.8 .. e até mesmo vários Família 2 de Astra e Vectra. Porém visando melhor consumo possível, a tendência é de que eu vá dar prioridade aos Família 1, em especial os 1.4 que devem atender bem o projeto e casar legal com a relação da transmissão original.
Quando estava com o Uno eu havia pensado em fazer o mesmo: Desistir do Sevel 1.5 e colocar logo um Fire 1.nada. De carro esportivo eu já tinha o Marea Turbo, queria só que o Uno fosse econômico.... "Felizmente" para os Zé Frisinho, acabamos vendendo o carro original do jeito que estava.
Rodrigo, eu já tentei usar carro velho e carburado como carro de uso diário .. sem sucesso. Tanto o Monza 1.8 quanto o Uno 1.5R se mostraram inviáveis pelo consumo de combustível, mesmo que fossem confiáveis. O caso da Chevy é pior, por que além de estar consumindo muito, não é de confiança: Funciona só a hora que quer. Eu não gasto em mecânica de carro assim mais.. prefiro chutar o balde, arrancar tudo, fazer as adaptações e rodar com um motor mais moderno com injeção eletrônica.rodrigoschneider escreveu:Malagoli, o motor do chevette principalmente o 1.6/s eh muito bom, se esta em dia tem força suficiente, eh muito confiável e principalmente econômico. se a força for pouca para você eh fácil arrancar alguns pocotós dele, taxa/ignição já da pra vir um pouco a mais a não ser que você queira muito meter um 2.0 nela, ou talvez um 1.4 família I moderno que é bem robusto e relativamente forte.
Não pretendo mexer em nada visando força / potência. Só não pretendo colocar um 1.0 nela por que o custo de um motor de maior cilindrada no mercado de sucatas é o mesmo. Pra quê gastar 2.000,00 na mecânica de um 1.0 VHC / VHCE, se com essa mesma quantia consigo pegar outros família 1 mais novos como 1.4, 1.6, 1.8 .. e até mesmo vários Família 2 de Astra e Vectra. Porém visando melhor consumo possível, a tendência é de que eu vá dar prioridade aos Família 1, em especial os 1.4 que devem atender bem o projeto e casar legal com a relação da transmissão original.
Quando estava com o Uno eu havia pensado em fazer o mesmo: Desistir do Sevel 1.5 e colocar logo um Fire 1.nada. De carro esportivo eu já tinha o Marea Turbo, queria só que o Uno fosse econômico.... "Felizmente" para os Zé Frisinho, acabamos vendendo o carro original do jeito que estava.
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