Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

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500EF
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Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por 500EF »

Bão, conterrâneo?

A vaquinha fica na 040, próximo a Cons. Lafaiete.

Só fiz a média na ida. Deu 9,0 km/l.

Mas como eu tinha abastecido o carro um dia antes de viajar, a média pegou uma boa parte de trânsito aqui dentro (ando uns 50 km / dia aqui e a viagem tem uns 200 km)

E a rodovia está ruim. Cheia de trechos em obras com retenção (enforca para uma pista), um zilhão de radares, outro zilhão de quebra-molas, duas praças de pedágio que começaram a cobrar hoje, etc.

Edit: Ah! A suspensão... rsrssr. Gosto muito do comportamento dinâmico do carro com os amortecedores um pouco mais firmes que os originais. Mesmo lotado e/ou em velocidades mais altas, fica super estável. Ainda tem alguma coisa fazendo barulho, mas não consegui trocar as buchas da barra estabilizadora ainda.
Eduardo Rettore
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Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por José Leal »

Estrada Eduardo Rettore...

Humildade passou longe agora :smt005
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
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Malagoli
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Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por Malagoli »

500EF escreveu:Muita gente acha que ER é Estrada Real, mas para mim é bem óbvio que é uma homenagem ao ilustre Eduardo Rettore


José Leal escreveu:Estrada Eduardo Rettore...
Humildade passou longe agora :smt005


:shock:

Imagem
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Leocastro
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Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por Leocastro »

Conheci o famoso Astra Manco! Mas, pena que ele estava repousando nesse dia!!!!
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Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por ARAP »

Caro Eduardo Rettore, não sabe como esse tópico está me salvando, Estou fazendo meu tcc em engenharia mecânica, justamente o trabalho é sobre o rendimento de carros flex, como podem render mais utilizando alcool e GNV se utilizar uma maior taxa de compressão. Para isso também o carro está na oficina instalando o kit GNV e vou mandar rebaixar o cabeçote ainda esta semana!! A minha dúvida era em quantos mm... Pela minhas contas 2mm mantendo a mesma espessura de junta da uma taxa de 14,55:1
Estou fazendo esse serviço no meu Astra Flex 08/ 09, e o preparador aqui da minha área, pra minha sorte é o Lula (By Lula) ele falou que para rodar no GNV ele pode até tirar 3mm mas pra manter alcool no máximo 2mm, e ele quer quer retrabalhar o cabeçote todo na bancada de fluxo, disse q tira uns 30CV's me mostrando no dinamômetro, não imagina como quero fazer isso (hauhauhauhau) mas aí fugiria da ideia do trabalho, que é o ganho somente pela taxa.
Resumindo um pouco, estava no google procurando as velas ideais para a preparação e acabei encomendando as BR8ES, mas logo depois achei esse tópico e passei quase 3h lendo todas as 54 pág.)
Me tira algumas dúvidas, pq em vez de indexar as velas vc não utilizou as B em vez das BP (a B tem o eletro embutido +- 1mm menor)?? Outra, será que a ignição original com as velas BR8ES dão conta da nova taxa??
E para a alegria da galera, como é um trabalho de faculdade, vai ter dinamômetro antes e depois da alteração, medidas de emissões e consumo.
Vcs não sabem como senti com sorte hoje quando encontrei esse tópico que já dura 2 anos!! Como disse lá na minha apresentação "Foi como o SOOOLLLL da Alcione"
Abraço a todos!!
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500EF
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Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por 500EF »

ARAP (*espero que o AP não seja de VW, senão será expulso do fórum... brincadeira... kkkkk),

Pelas minhas contas, na época, com cabeçote -2mm o flex standard vai para 14:1. Que já não é pouco...

Quanto à vela, as de eletrodo recolhido roubam potência. Quanto mais ao centro da câmara se der o início da propagação da frente de chama, melhor. Quanto menos barreiras houver neste momento (eletrodo recolhido já começa mal), melhor. Então, sugiro que use as BP, tomando o devido cuidado para não deixar nenhuma com eletrodo virado para baixo.

Para conseguir um pouco mais de abertura (gap), pode lançar mão de velas de ponta fina, como as iridium.

Quanto ao "by lulla" (tenho arrepios só de ouvir este nome, por causa do xará dele), eu não faria isso. Vai interferir no objetivo do seu trabalho e certamente custar uma boa grana a mais. Além disso, não é difícil achar gente que já teve aborrecimento com ele por aí.

Sobre o trabalho, meus parabéns pela iniciativa. Vai ser muito interessante ver no papel algo que eu já sei na prática.

Sei que é corrido e que já vai demandar bastante trabalho para fazer todas as medições, etc. Mas, se puder fazer uma outra comparação, uma com o motor original, outra do jeito que vai fazer e depois outra instalando uma ignição CDI, acredito que ficará bem evidente o que ela pode fazer.

Este TCC sobre ignição tem quase 10 anos, mas demonstra o que estou dizendo: http://issuu.com/guauad/docs/analisecmp ... 79/2602011

Hoje este então aluno de graduação é um ex-professor de eng. mecânica do ITA, já publicou teses mais avançadas e tudo mais. Eu o conheço pessoalmente há anos.

Aproveito a oportunidade para convidá-lo a participar do fórum cmracing. Lá poderá ter contato com mais gente do clube da "taxa alta + ignição"... rsrsrs

Link: http://forumcm.mrcentelha.com/

Também deve interessar dar uma olhada nos tópicos do meu ex-vectra 2.2 16v e blazer 2.4 aqui nesta seção do fórum mesmo. Também fiz a mesma coisa nos dois (taxa+álcool).

Outra coisa que me veio à mente e talvez possa ser útil se conseguir algum contato lá dentro que possa dar mais informações, a FIAT andou fazendo um protótipo movido somente à álcool uns anos atrás. O treco chegou a 18 km/l (não confirmado pela fábrica, por motivos óbvios):

http://www.otempo.com.br/capa/economia/ ... e-1.651499

http://www.fiatpress.com.br/releases/ge ... elease=975


E por último, como leu o tópico todo, deve saber que sou apenas um curioso, já que minha formação não tem nada a ver com engenharia. Mas, se eu puder ajudar em algo, é só chamar. ;)
Eduardo Rettore
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Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por ARAP »

Vlw pela força! Então, o eletrodo recolhido o gap é o mesmo 0,8mm e como está vela é original do vhc flex, pela pressão na câmara desses carros a centelha não pode ser fraca, ela só é recuada justamente pra não bater no pistão... Com o cabeçote rebaixado a vela acaba ficando centralizada na câmara... Pensei nisso qndo selecionei esta vela... Não seria isso??? não sei se analisou por este ângulo.
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500EF
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Re: Astra Flex + ignição CMRacing + velas Denso TT

Mensagem não lida por 500EF »

Não tem a ver com ser forte ou fraca. Isso quem define são as outras variáveis do sistema (módulo / resistência elétrica / relação de transformação da bobina, etc).

E pode rebaixar o quanto quiser que ela ainda vai ficar muito longe do centro da câmara. O outro fator é iniciar a frente de chama enfiada na vela (pense nela como uma "bolha" sempre crescendo, partindo da ponta do eletrodo).

Compare isso:

Imagem

Com isso:

Imagem

Agora imagine as duas velas instaladas no cabeçote. Na recolhida, a explosão vai começar colada na parede da câmara. Na outra, um pouco mais projetada para o centro.

Agora imagine a "bolha" da frente de chama começando no eletrodo e crescendo. Em qual das duas acha que haverá expansão mais rapidamente e qual delas atingirá o pistão antes para começar a empurrá-lo para baixo?

Aqui uma foto de perfil, mostrando uma vela BPR montada num cabeçote GM 8v:

Imagem

Minha sugestão é vender este jogo para algum dono de VHC e comprar um jogo certo para seu carro. ;)


Edit: Para ficar bem visual mesmo, veja este vídeo com câmera colocada dentro do motor em funcionamento. Depois imagine o mesmo com a vela BR:



https://www.youtube.com/watch?v=aOksuRwfovw
Eduardo Rettore
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