Obrigado pelas opiniões!
O lance seria acompanhar um procedimento doméstico-profissional (ou profissional feito em casa! :green: ) e com a menor intervenção possível. Mas se bem que o Rettore vai tá lá, né... ele que vai ficar sujando as mãos enquanto eu tomo um suquinho de laranja gelado!
Brincadeira!
É que o óleo que tá lá agora, tá velho. Vou drena-lo pelo bujão, pois o que tiver mais denso (como por ex. limalhas) irão ficar ao fundo. Depois do dreno, pra tb não "gastar" mto óleo, vou trocar o filtro, pôr somente 3L no sistema (no máximo 4L se o filtro "chupar" mto!) e por o Flush. Ai sim, o carro vai ficar "pronto" pra ligar, entende!?
Após as instruções de funcionamento do motor com o Flush no sistema, vou drenar novamente tudo + retirar o cárter. Aí sim, o Flush já vai ter ajudado bastante com a remoção das borras (espero!!!) e dessa maneira, posso terminar o serviço, lavando ele + pescador, tirando com o K90 alguns detalhes pra "pincelar" o trampo.
Faz sentido mesmo limpar o cárter ( + todas as outras periferias de lubrificação) ANTES do flush, mas por questões de dinheiro e por preferir fechar DE UMA VEZ o cárter com a junta nova, acho que o risco não é tão grande, de somente deixar pra fazer isso DEPOIS do flush, não!? Me corrijam se eu tiver errado!
A tampa de válvulas eu pretendo tira-la e limpar o blow-by ANTES de dar partida, pra que o motor não tenha tanta compressão, e o respiro de vapor/pressão do cárter funcione perfeitamente desde a primeira voltinha do virabrequim depois dessa hibernação. Como alí não é uma área de tanto "espirro" de óleo, posso tirar a tampa, limpar o blow-by, fechar com a junta antiga, ligar o motor fazendo o flush, e ao final, abri-la denovo pra finalizar e por junta nova, o que acham?
Abraços!
Robson